#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Valeu, Mengão!

14-04-2024 | 11:56
Por Marcius Azevedo

Em sua quarta final em cinco edições, Flamengo é superado pelo Quimsa na decisão e é vice-campeão da Basketball Champions League Americas

O Flamengo lutou bastante, mas não conseguiu conquistar o seu segundo título da Basketball Champions League Americas (BCLA). Neste domingo, no Estadio Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina, o Rubro-Negro foi superado pelo argentino Quimsa por 92 a 80, na decisão do Final Four da temporada 2023/24. Vale ressaltar que o time brasileiro chegou em quatro finais em cinco edições do torneio continental. O Halcones de Xalapa, do México, ficou em terceiro ao derrotar o Hebraica Macabi, do Uruguai, por 101 a 99, na prorrogação.

Franco Balbi foi o destaque do Flamengo na final com o Quimsa. Foto: BCLA

Apesar da conquista do Quimsa, que também foi o primeiro vencedor da BCLA na temporada 2019/20, o Brasil ainda é o país com mais conquistas na competição continental com três títulos: Flamengo (2020/21), São Paulo (2021/22) e Franca (2022/23) .

Melhor equipe da temporada regular do NBB CAIXA, com 31 vitórias e 5 derrotas, o Flamengo agora foca nos playoffs. O primeiro desafio é contra o Botafogo. A série melhor de três pelas oitavas de final começa no sábado (20/04), às 19h30, no ginásio Oscar Zelaya, casa do rival, com transmissão do SporTV e do NBB BasquetPass. Vale lembrar que o Rubro-Negro já foi campeão da Copa Super 8 nesta temporada.

+ Confira as estatísticas da partida

Flamengo ficou apenas uma vez na dianteira do placar no primeiro quarto, quando Gui Deodato acertou um arremesso de três pontos para fazer 3 a 2. Depois disso, o Quimsa assumiu o controle do jogo e fechou com uma vantagem de 16 pontos na parcial inicial: 28 a 12. A principal diferença entre os times foi o aproveitamento do perímetro. A equipe brasileira converteu duas de oito tentativas (25%) para três pontos, enquanto os argentinos registraram 83% (5/6).

Em desvantagem, o Flamengo voltou para o segundo período com uma marcação por zona 2-3, com bastante intensidade.  A dificuldade imposta ao Quimsa equilibrou o jogo. Apesar do cenário positivo, o time brasileiro foi superado na parcial por 22 a 21 e foi para o intervalo 17 pontos atrás: 50 a 33.

A equipe do técnico Gustavo de Conte voltou com outro espírito para o terceiro quarto e rapidamente fez 8 a 2. Liderado por Franco Balbi e Martín Cuello, o Flamengo foi melhor do que o Quimsa na parcial e venceu por 26 a 20. A vantagem caiu para 11 pontos antes do último período (70 a 59). Apesar da reação e de lutar até o fim, o time rubro-negro não conseguiu reverter o placar na derradeira parcial e ficou com o vice-campeonato da BCLA.

“Não conseguimos sair com o título que tanto queríamos. Perdemos um jogo na estreia e um jogo na final, mas fizemos uma campanha bem regular. São quatro finais em cinco Champions, infelizmente não conseguimos o título. Perdemos para uma grande equipe, mais uma vez, na casa deles, muito devido ao início de jogo. Tivemos um início terrível, com um 28 a 12, um aproveitamento muito baixo e um aproveitamento muito alto do Quimsa. Pagamos esse preço durante todo o jogo”, lamentou o técnico Gustavinho.

“Gostaria de agradecer a todo o apoio que a torcida dá para nós, contávamos com o apoio deles, mesmo estando longe, sempre a torcida do Flamengo acompanha. Temos que continuar nesse caminho juntos, temos grandes desafios ainda pela frente, os playoffs do NBB CAIXA já começam no próximo final de semana. Precisamos de todo mundo agora para que esse golpe que tivemos aqui não tenha consequências lá na Liga. Ficamos tristes hoje, talvez amanhã também, valorizando essa derrota que tivemos, mas depois já focamos na Liga que vamos juntos até o final, não tenho dúvidas”, comentou o armador Franco Balbi que foi eleito para o quinteto da ideal da BCLA.

Confira no link a seguir as fotos da partida.