HOJE
Champions:Partiu Final!
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo enfrentará o Quimsa na final da Champions Americas, após equipe argentina bater o San Lorenzo nas semifinais
O Flamengo já tem seu adversário na final da Basketball Champions League Americas definido: o Quimsa, da Argentina. A equipe bateu nesta terça-feira (27/10) o forte time do San Lorenzo, por 110 a 97 na prorrogação, deu fim à série de três jogos e logrou uma vaga na finalíssima do maior torneio Sul-Americano.
A partida decisiva pelo título da competição, decidida em jogo único, acontecerá já nesta sexta-feira (30/10), no Uruguai, em Montevideo na Antel Arena, às 20 horas, com transmissão ao vivo no DAZN. A equipe viajou para o Uruguuai já nesta quarta-feira e se concentrará na equipe para a grande final.
Campeão do Campeonato Carioca 2020, e com alguns amistosos realizados nas últimas semanas, como os contra Mogi das Cruzes e Paulistano/Corpore, o Flamengo chega aquecido para a finalíssima. Para o técnico Gustavo De Conti, a preparação não foi igual a de uma temporada comum, mas positiva, mesmo nas atuais circunstâncias.
“Considerando essa questão da pandemia, é claro que a preparação não foi igual a de uma temporada regular. Até porque a gente jogaria um jogo como esse no meio ou no final, e não no início. Dentro das possibilidades, nós fizemos um ótimo trabalho. Disputamos partidas contra equipes de NBB, nossos treinos são sempre em ritmo de jogo, tivemos todos os jogadores desde o início, então, estamos prontos para a final”, declarou o treinador, que completou:
“Claro que durante a temporada a gente procura focar mais nas coisas que o nosso time precisa fazer, e foi isso que fizemos para esta final. Mas o ideal é saber contra quem você vai jogar para preparar o seu time especificamente para aquele adversário. Não foi o ideal, mas tivemos pelo menos dois dias para orientar, passar vídeo, traçar uma estratégia mais específica contra o adversário, tendo 28 e 29 para estudar mais e passar as instruções para os jogadores”, finalizou.

Gustavo de Conti afirmou que, dentro das circunstâncias, o time vai para a final o mais preparado possível (Wilian Oliveira/CAP)
Para chegar na final, o Flamengo fez uma campanha irretocável. Ainda na fase de grupos, o time rubro-negro se garantiu na primeira colocação do Grupo C, tendo vencido todos os jogos contra Instituto Córdoba, da Argentina, e CD Valdivia, do Chile.
Nos playoffs, o Fuerza Régia, do México, foi o adversário do Flamengo, tendo perdido a série melhor de três para o time rubro-negro, que venceu por 2 a 0 (90 a 67 e 103 a 76). Já nas semifinais, um velho conhecido ainda da fase de grupos, o Instituto Córdoba, da Argentina, foi o desafiante por uma vaga na final, com o rubro-negro carioca garantindo vaga na finalíssima da mesma forma que conseguiu uma nas semifinais, vencendo a série melhor de três por 2 a 0 (63 a 54 e 66 a 64).
+ Confira o caminho completo, com estatísticas, do Flamengo até a Final da Champions League Americas
Do outro lado, o Quimsa passou por Sesi Franca Basquete e Aguada na fase de grupos, e Mogi das Cruzes e San Lorenzo nas quartas e semifinais, respectivamente. Vale destacar que a equipe argentina já deixou para trás na competição dois dos três times brasileiros desta edição, enfrentando agora o último na finalíssima.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca