HOJE
Tempo de Semifinal
Por Juvenal Dias
Flamengo não deixa o Fortaleza B.C./CFO liderar o placar, vence o rival pela terceira vez e fecha série para ir a sua 14ª semifinal do NBB CAIXA, a sexta seguida
Não tem mais tempo para o Fortaleza B.C/CFO reagir nas quartas de final do NBB CAIXA contra o Flamengo. O Rubro-Negro venceu o Carcalaion nesta quinta-feira (09/05), no Centro de Formação Olímpica, por 83 a 68, fazendo 3 a 0 na série. Dessa forma, o time carioca volta para o Rio de Janeiro com a vaga para semifinal carimbada. Entre 15 edições de playoffs, o Mengão só ficou fora dos quatro melhores na edição 2016/17, enquanto o time cearense ainda terá que esperar um tempo a mais para chegar pela primeira vez.

Gabriel Jaú foi o maior pontuador da terceira partida entre Flamengo e Fortaleza B.C./CFO. Foto: Matheus Amorim/ FBC
Uma situação inusitada marcou o terceiro jogo entre Fortaleza B.C./CFO e Flamengo. Por uma questão de chuva no Ceará os dois primeiros quartos não contaram com o relógio que marca os 24 segundos de cada ataque. Os jogadores receberam indicações auditivas de uma integrante dos mesários da Liga Nacional de Basquete avisando quando faltava 14, 10, 5 segundos até a contagem final. Mas os jogadores, com a qualidade que possuem, souberam contornar com um bom basquete jogado.
O Flamengo tratou de acelerar o tempo de suas investidas e abriu grande vantagem, principalmente, no segundo período, que já vencia por 32 a 22 e arrancou até 46, ou seja, 14 pontos seguidos e uma parcial de 24 a 8. O Carcalaion mostrou qualidade no terceiro quarto, levou por 21 a 16. E quase repetiu o placar na última parcial, com um ponto a mais para os visitantes. A diferença, que bateu na casa dos 25 pontos, terminou em 15. Foi a 12ª vitória seguida do Flamengo na temporada 2023/24, a quinta só nos playoffs.
Gabriel Jaú não pontuou no último quarto e ainda assim foi o cestinha da partida com 16 pontos. O ala/pivô, que é o cestinha do Rubro-Negro na temporada, analisou o progresso da equipe no NBB CAIXA: “É um excelente trabalho que estamos fazendo no dia a dia, a equipe toda está de parabéns pela evolução que teve desde o começo do campeonato. Estamos nos esforçando todos os dias, fazendo ao máximo aquilo que o Gustavo pede. Estamos de parabéns por mais essa vitória e a classificação para a próxima fase. Nós tínhamos em mente a questão do descanso, a temporada vem sendo bastante desgastante para nós, BCLA, Copa Super 8… Tivemos um acúmulo de jogos, então é super importante essa recuperação nesses próximos dias.”
Gustavinho de Conti, treinador do Flamengo, exaltou as dificuldades superadas pela equipe durante essa fase do NBB CAIXA: “O time se comportou muito bem. Tivemos dificuldades durante alguns momentos da série, sabíamos que ia ser assim, o Fortaleza tem muita qualidade, mas fomos fortes, principalmente na defesa, e fechamos a série hoje. Fizemos uma viagem muito longa, era importante garantir esse pequeno descanso antes das semifinais. Agora é esperar o nosso adversário, ficar especialista nele e ir em busca de mais uma final”
Douglas Nunes, capitão do Fortaleza B.C./CFO, despediu com uma grande atuação, anotando um duplo-duplo com 15 pontos e 10 rebotes, com a maior eficiência da partida, 20. O ala/pivô congratulou o adversário e lamentou pelo time não ter apresentado seu melhor basquete durante a série: “Primeiro é parabenizar o time do Flamengo por essa passagem de fase. Viemos sabendo da importância do jogo, era tudo ou nada. Infelizmente, não alcançamos o objetivo que era levar a série de volta para o Rio de Janeiro. Nós temos que sair de cabeça erguida, tivemos dificuldades durante a temporada, lesões… Precisamos agora refletir e colocar a cabeça no lugar. Temos que refletir para que na próxima temporada não cometamos os mesmos erros.”
“Foi um jogo muito duro, como todos no campeonato, e não poderia ser diferente. Uma série muito dura contra o Flamengo, hoje não começamos bem. No segundo tempo, nos encorajamos, ganhamos o terceiro e o quarto quartos. Fizemos a nossa parte e o que deveria ser feito, brigar muito. A questão de jogo faz parte do basquete, só pode ter um vencedor e o Flamengo foi muito merecedor dessa vitória. Jogaram a série em um nível bem alto. E nós queremos isso, queremos jogar contra os melhores, queremos estar entre os melhores. Fico feliz, mas não satisfeito, vamos nos planejar para a próxima temporada”, projetou o técnico do Fortaleza B.C./CFO, Flávio Espiga.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca