#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Atrás do tri

17-09-2025 | 12:34
Por Liga Nacional de Basquete

Campeão em 2014 e 2022, Flamengo inicia contra o NBA G-League United, nesta quinta-feira (18/09), em Singapura, a sua caminhada rumo ao tricampeonato da Copa Intercontinental FIBA

O Flamengo inicia nesta quinta-feira (18/09), em Singapura, a sua caminhada rumo ao tricampeonato da Copa Intercontinental FIBA, o Mundial de Clubes de basquete. O Rubro-Negro estreia contra o NBA G-League United, às 6h (horário de Brasília), no Singapore Indoor Stadium, carregando a missão de representar o Brasil na principal competição internacional da modalidade. A competição terá transmissão da FlamengoTV.

A equipe rubro-negra garantiu vaga no torneio após conquistar o título da Basketball Champions League das Américas (BCLA) 2024/25. Agora, mede forças com alguns dos maiores clubes do mundo. Ao todo, seis equipes estão na competição, divididas em dois grupos. Os líderes avançam para a grande final no domingo (21/09), enquanto os segundos colocados brigam pelo terceiro lugar e os terceiros disputam a quinta posição.

Flamengo vai atrás do tricampeonato mundial em Singapura. Foto: FIBA

A história rubro-negra na Copa Intercontinental já tem capítulos de glória. O Flamengo foi campeão em 2014, diante do Maccabi Tel Aviv, de Israel, no Maracanãzinho, e voltou a conquistar o troféu em 2022, no Cairo (Egito), batendo o San Pablo Burgos, da Espanha. Agora, busca o terceiro título para se consolidar de vez como potência global no basquete.

+ Relembre os dois títulos mundiais conquistados pelo Flamengo

“Sou um cara otimista, minha expectativa é ganhar sempre. A expectativa real é fazer um jogo bom, ser inteligente. Jogamos contra um time dos Estados Unidos que gosta de um ritmo alto, de jogar muito um contra um. Não podemos deixar eles jogarem o jogo deles, temos que reduzir os espaços. Se fizermos isso, estaremos próximos de ganhar. O foco é só nesse jogo, o que é fundamental em torneios de tiro curto como esse. Passo a passo”, afirmou o técnico Sergio Hernández.

“Minha expectativa é chegar em quadra e encontrar uma maneira de vencer, jogando bem ou mal. O importante é entrar com muita garra e ser agressivo na defesa. O time deles é muito atlético, joga um estilo de basquete diferente do nosso, mas nos preparamos para isso. O foco é no nosso jogo. Se fizermos nossa parte e implantarmos nosso ritmo desde o começo, acredito que o resultado acontecerá naturalmente”, acrescentou Shaq Johnson.

Além do G-League United, uma equipe formada por jogadores da Liga de Desenvolvimento da NBA, o Flamengo enfrenta o Illawarra Hawks, da Austrália, que tem como treinador Justin Tatum, pai do astro do Boston Celtics. A equipe australiana conta também com o veterano pivô Javale McGee, de 37 anos, com longa trajetória na NBA e que foi campeão olímpico pelos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Para a Copa Intercontinental FIBA, o Flamengo perdeu jogadores importantes, como o armador Franco Baralle e o pivô Ruan Miranda, ambos lesionados, e necessitou de contratações pontuais para chegar com um elenco forte. Na preparação, o time rubro-negro realizou dois amistosos na Espanha antes de embarcar para Singapura, ajustando ritmo e entrosamento.

O desafio é grande, mas a ambição do Flamengo também. A equipe rubro-negra entra com tudo na Copa Intercontinental FIBA, de olho no topo do mundo pela terceira vez.

Confira os grupos da Copa Intercontinental FIBA:

Grupo A
AlAhli SC – Líbia
Unicaja – Espanha
Utsunomiya Brex – Japão

Grupo B
Flamengo – Brasil
Illawarra Hawks – Austrália
NBA G-League United – Estados Unidos

Calendário do Flamengo

18 de setembro (quinta-feira), às 6h: x G-League United
19 de setembro (sexta-feira), às 6h: x Illawarra Hawks
21 de setembro (domingo)
2h: disputa do 5º lugar
5h: disputa do 3º lugar
8h: final