#JOGAJUNTO

NBB Socioambiental

O prêmiodo bem

16-10-2019 | 07:22
Por Liga Nacional de Basquete

Projeto baseado na história de superação de Gustavo De Conti e sua filha rendeu ao Flamengo o troféu de melhor ação pontual

Uma grande iniciativa por parte do Flamengo foi devidamente premiada na última terça-feira (14/10). O time rubro-negro recebeu o troféu NBB CAIXA Social – Projeto Pontual por conta da ação “Se Junta, Nação”, realizada no Dia das Crianças de 2018.

O projeto do Flamengo promoveu uma série de ações com objetivo de conscientizar sua torcida para fazer a diferença na vida de crianças que recebem apoio na Casa Ronald McDonald’s do Rio de Janeiro e fazem tratamento no INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A campanha do Flamengo foi inspirada na história de superação do técnico Gustavo De Conti e sua filha Bruna, de seis anos, que venceu a luta contra o câncer há três anos. Foi exatamente essa vitória da pequena Bruna e de toda a família que inspirou o clube da Gávea a realizar o projeto.

“Esse prêmio é muito legal, não pelo Flamengo ter ganhado, mas para todos saberem que há esse tipo de ação no NBB CAIXA e em todas as equipes. É como uma obrigação nossa como pessoas públicas, de fazer o bem. Sei o quão importante é a presença de jogadores nesse momento, até ajuda no tratamento, e temos sempre que exaltar esse tipo de ação, tanto pelo lado dos times que fazem, da LNB que proporciona e os patrocinadores que apoiam”, declarou Gustavo De Conti, que se emocionou tanto ao falar de sua filha que sequer conseguiu formular uma resposta.

A entrega do prêmio foi feita na Casa Ronald McDonald’s no Rio de Janeiro e contou com a presença do técnico Gustavo De Conti e de vários atletas do Flamengo.

“Foi uma tarde fantástica. As crianças não esperavam por isso e foi muito bacana. Quando falamos de esporte falamos de superação, paixão, amor, e é o que eles passam por aqui. Essa parceria com o Flamengo já vem de outras ações, mas essa ideia da LNB de criar esse prêmio mostra o envolvimento da sociedade e ressalta a ligação forte do esporte a uma causa”, declarou Carlos Neves, gerente de desenvolvimento institucional da Casa Ronald McDonald’s do Rio de Janeiro.

Na ida ao local, os jogadores do Flamengo interagiram com as crianças e tiveram um dia para lá de renovador.

“Foi incrível ver a energia dessas crianças. Apesar de estarem passando por momentos difíceis, sentimos uma energia muito positiva, com sorriso no rosto e brilho no olhar. Só de você chegar aqui e poder arrancar um sorriso de uma criança é incrível, posso garantir que deixou o meu dia mais feliz também”, disse Olivinha.

O camisa 16 do Flamengo ainda contou uma situação de um pequeno torcedor rubro-negro que o abordou inesperadamente na casa.

“Cheguei aqui, fui no refeitório e já tinha um torcedor do Flamengo, o Gustavo, com uma camisa do clube dizendo: ‘Você é o Olivinha, jogador de basquete? Vejo os jogos de basquete com meu pai’. Fiquei sem palavras, não esperava por isso, ele sabia meu nome e já veio falando comigo. Essa conexão que tivemos aqui é incrível. Fico feliz por ter deixado muito melhor o dia dele e do meu também”, finalizou Olivinha.

A interação dos atletas do Flamengo com as crianças fez valer o dia de todo mundo (Divulgação/Flamengo)

Além das ações de conscientização sobre a doença nas redes sociais, o Flamengo ainda utilizou o clássico contra o Corinthians no último NBB CAIXA para uma aposta sobre quem venceria o duelo. O Timão pediu cestas básicas caso vencesse, enquanto o Mengão apostou que ganharia 100 latas de leite em pó. No final, a vitória ficou com os rubro-negros.

O Prêmio NBB CAIXA Social tem como objetivo promover ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato, buscando aumentar o engajamento nessas causas ao utilizar o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental.

Em sua terceira edição, a premiação possui dois troféus diferentes: Projeto Rotineiro, que nesta temporada foi vencida pelo Sesi Franca Basquete, e Projeto Pontual, criado mais recentemente, agora vencido pelo Flamengo.

“Para a CAIXA é uma satisfação promover essa premiação pelo terceiro ano seguido. Foi uma ação muito bonita. É muito bom ver o Flamengo, o NBB e a CAIXA ajudando esses pequenos guerreiros nessa luta contra o câncer. Faz parte do nosso compromisso social que a CAIXA quer trazer para a sociedade, que é usar o esporte como alavanca desse engajamento social”, falou Márcio Rocha, gerente regional da CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.