HOJE
Avaliação positiva
Por Marcius Azevedo
Flamengo chegou em quatro finais na temporada 2023/24, meta traçada pela diretoria, e conquistou dois títulos: Campeonato Carioca e Copa Super 8
A temporada 2023/24 se encerrou para o Flamengo com o segundo lugar do NBB CAIXA. O momento é de avaliação por parte da diretoria para dar início ao planejamento para 2024/25. A equipe rubro-negra atingiu o objetivo traçado pelo clube lá atrás de alcançar quatro finais. Foram conquistados dois títulos.
O Flamengo foi campeão do Campeonato Carioca e da Copa Super 8. O Rubro-negro perdeu para o Quimsa, da Argentina, na decisão do Final Four da Basketball Champions League Americas após ter feito a melhor campanha da BCLA. No NBB CAIXA, o roteiro foi parecido. O time do técnico Gustavo de Conti terminou como primeiro na temporada regular, avançou à final com oito vitórias nos playoffs, mas foi superado pelo Sesi Franca por 3 a 1, na série melhor de cinco das Finais.
“Foram quatro finais e dois títulos. Claro que sempre buscamos ganhar todos os títulos na temporada, mas foi um ano relativamente bom dentro do que foi planejado”, analisou Marcelo Vido, Diretor Executivo de Esportes Olímpicos do Flamengo.
O planejamento para 2024/25 começa efetivamente nesta segunda-feira, quando Vido tem programadas reuniões. A primeira definição, segundo ele, é em relação ao orçamento. Com essa questão resolvida será possível desenhar o elenco do Flamengo.
“Tenho reuniões com o marketing para discutirmos o nosso orçamento, para saber quais são os patrocinadores que continuam, qual aqueles que serão substituídos”, explicou Vido. “Batido o martelo, nós trabalhamos dentro deste orçamento, que vai ser tão bom quanto o da última temporada”, adiantou.
O passo seguinte é o período de avaliações da comissão técnica, do elenco, definindo possíveis carências. “Vamos analisar os pontos positivos, avaliar de uma forma bem precisa alterações no elenco, alguns jogadores saem, outro entram. Algo natural. Temos de avaliar parte técnica, emocional, disciplinar e de saúde, tudo isso próximo da comissão técnica.”
Entre os temas principais está minimizar os impactos da perda de um ídolo. Olivinha se aposentou das quadras aos 41 anos ao final do NBB CAIXA e, pela primeira vez depois de 12 temporadas, não vai fazer parte do elenco do Flamengo.
“Os grandes ídolos param de jogar. É normal acontecer. Isso ocorreu com o Marcelinho Machado recentemente. São ciclos. A gente está analisando. Substituir o Olivinha é praticamente impossível dentro da equipe que está sendo arquitetada, mas vamos ter um ou dois líderes para criar uma musculatura maior para o grupo”, afirmou Vido. “O Olivinha deixa um enorme legado não apenas para o basquete rubro-negro, mas para basquete nacional. É um exemplo em todos os sentidos de pessoa e profissional. Inspirou novas gerações. O Olivinha é eterno, ele vai ficar na história.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.