HOJE
Levou o 1º clássico
Por Juvenal Dias
Flamengo abre 25 pontos, vê Botafogo diminuir para três, mas sustenta resultado e fatura o 1º clássico nas oitavas dos playoffs do NBB CAIXA; decisão é no Maracanãzinho
No sexto confronto dos playoffs do NBB CAIXA 2023/24, houve o encontro do Flamengo, dono da melhor campanha da temporada regular, contra o Botafogo, que classificou-se com a última vaga das 16 possíveis. Mesmo no Oscar Zelaya, o Fogão resistiu por alguns minutos no primeiro quarto, mas o Mengão levou o primeiro confronto por 92 a 87, ainda que sem Gui Deodato, desfalque de última hora.
Até o 9 a 5 nos primeiros minutos do quarto inicial, o Botafogo estava à frente do Rubro-Negro. Em seguida, o Flamengo entrou na partida e anotou 17 pontos seguidamente enquanto o Fogão parou de acertar a cesta. Daí por diante, por mais que Thornton tivesse mais uma atuação espetacular pelo Alvinegro carioca, anotando 20 pontos antes do intervalo, o Flamengo mostrava uma força coletiva com Balbi, Didi, Gabriel Jaú, Devon Scott, Cuello e Olivinha. Tanto que todos eles atingiram dois dígitos na pontuação.
Ao ser questionado se o Flamengo era favorito antes da partida se iniciar, o técnico Gustavinho alertou que não há favoritos nessa fase da competição e o retrospecto na temporada regular do NBB CAIXA não entrava em quadra naquele momento.
Em dois momentos durante a partida, o Flamengo abriu 25 de margem. O Botafogo não deixou de competir e, em alguns momentos de uma formação que Gustavinho priorizava três dentro do garrafão, o Fogão ensaiava uma reação e diminuía a diferença. Em uma arrancada espetacular no último quarto, os donos da casa venceram a parcial por 28 a 13. A distância esteve em três pontos com 90 a 87 faltando 23 segundos. Mas Gabriel Jaú e Cuello anotaram um lance livre cada um e determinaram o fim da reação botafoguense.
Assim, o treinador flamenguista provou que estava correto em seu pensamento: “O Flamengo fez um bom jogo. Nessa altura do campeonato não existe favoritismo. Todo time joga pra ganhar, ainda mais em casa. A defesa foi bem no primeiro tempo, mas temos que terminar melhor o jogo. Sexta-feira o apoio da nossa torcida vai ser muito importante pra gente buscar a classificação”.
Agora o Flamengo leva a vantagem do 1 a 0 para o Maracanãzinho e busca fechar a série já na sexta-feira (26/04). O Botafogo tentará uma recuperação para forçar o terceiro jogo a partir das 21h. A partida terá transmissão do SporTV, da FlaTV+ e do NBB BasquetPass.
Didi Louzada foi dos principais destaques pelo lado do Flamengo, contribuindo com 17 pontos, 4 rebotes, 5 assistências e alcançando 21 de eficiência. O ala comemorou a vitória, mas alertou para que o risco de diminuir o ritmo em um jogo de playoff: “O jogo foi pegado no final, sabíamos que jogar contra o Botafogo aqui seria muito difícil, felizmente conseguimos abrir um placar grande no primeiro tempo e manter. Eles fizeram um ótimo segundo tempo, mas conseguimos tirar os jogadores deles que estavam pontuando bastante e sair com a vitória. Agora temos o segundo jogo no Maracanãzinho, também sabemos que será outro jogo pegado, precisamos ter bastante energia, não afrouxar em nenhum momento e ir atrás dessa segunda vitória”.
Jamaal Smith, armador e um dos líderes do Botafogo, foi o cestinha da partida, com 25 pontos, além de dar seis assistências e chegar a 21 de eficiência. Foi um dos grandes responsáveis pela retomada, anotando 16 pontos apenas no último quarto. Ele lamentou o resultado negativo em casa: “Não dá para ficarmos 20 pontos atrás, é muito difícil tirar essa diferença e, no finalzinho, tudo dar certo. Teremos que fazer um jogo igual ao que foi esse segundo tempo, colocando pressão. É um jogo um pouco sujo, nosso time não é no estilo LeBron James de jogar bonito, mas dá para marcar e jogar no físico. É preciso lembrar que é um clássico, então temos que colocar pressão, mas hoje erramos ao deixar mais de 20 pontos para corrermos atrás”.
O treinador do Botafogo, Miguel Palmer, também ressaltou a primeira metade em que o time esteve abaixo de sua capacidade plena: “Começamos muito mal a partida, tomando 29 pontos em um quarto. Tínhamos trabalhado muito a defesa, inclusive com variações. No intervalo ajustamos essa parte, diminuímos um pouco o potencial ofensivo do Flamengo, conseguimos entrar no jogo e chegar. Não importa se foi primeiro ou 16º, playoff é outro campeonato. Vamos nos preparar ainda mais para vencer no Maracanãzinho, nesse mesmo ritmo de defesa forte e o ataque com mais consciência, com mais rotação. Botafogo e Flamengo, não tem o que duvidar, vai ser sempre um jogo duro”, concluiu o comandante.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.