HOJE
Levou o 1º clássico
Por Juvenal Dias
Flamengo abre 25 pontos, vê Botafogo diminuir para três, mas sustenta resultado e fatura o 1º clássico nas oitavas dos playoffs do NBB CAIXA; decisão é no Maracanãzinho
No sexto confronto dos playoffs do NBB CAIXA 2023/24, houve o encontro do Flamengo, dono da melhor campanha da temporada regular, contra o Botafogo, que classificou-se com a última vaga das 16 possíveis. Mesmo no Oscar Zelaya, o Fogão resistiu por alguns minutos no primeiro quarto, mas o Mengão levou o primeiro confronto por 92 a 87, ainda que sem Gui Deodato, desfalque de última hora.

Didi Louzada foi o destaque da partida pelo lado do Flamengo contra o Botafogo. Foto: Paula Reis/ CRF
Até o 9 a 5 nos primeiros minutos do quarto inicial, o Botafogo estava à frente do Rubro-Negro. Em seguida, o Flamengo entrou na partida e anotou 17 pontos seguidamente enquanto o Fogão parou de acertar a cesta. Daí por diante, por mais que Thornton tivesse mais uma atuação espetacular pelo Alvinegro carioca, anotando 20 pontos antes do intervalo, o Flamengo mostrava uma força coletiva com Balbi, Didi, Gabriel Jaú, Devon Scott, Cuello e Olivinha. Tanto que todos eles atingiram dois dígitos na pontuação.
Ao ser questionado se o Flamengo era favorito antes da partida se iniciar, o técnico Gustavinho alertou que não há favoritos nessa fase da competição e o retrospecto na temporada regular do NBB CAIXA não entrava em quadra naquele momento.
Em dois momentos durante a partida, o Flamengo abriu 25 de margem. O Botafogo não deixou de competir e, em alguns momentos de uma formação que Gustavinho priorizava três dentro do garrafão, o Fogão ensaiava uma reação e diminuía a diferença. Em uma arrancada espetacular no último quarto, os donos da casa venceram a parcial por 28 a 13. A distância esteve em três pontos com 90 a 87 faltando 23 segundos. Mas Gabriel Jaú e Cuello anotaram um lance livre cada um e determinaram o fim da reação botafoguense.
Assim, o treinador flamenguista provou que estava correto em seu pensamento: “O Flamengo fez um bom jogo. Nessa altura do campeonato não existe favoritismo. Todo time joga pra ganhar, ainda mais em casa. A defesa foi bem no primeiro tempo, mas temos que terminar melhor o jogo. Sexta-feira o apoio da nossa torcida vai ser muito importante pra gente buscar a classificação”.
Agora o Flamengo leva a vantagem do 1 a 0 para o Maracanãzinho e busca fechar a série já na sexta-feira (26/04). O Botafogo tentará uma recuperação para forçar o terceiro jogo a partir das 21h. A partida terá transmissão do SporTV, da FlaTV+ e do NBB BasquetPass.
Didi Louzada foi dos principais destaques pelo lado do Flamengo, contribuindo com 17 pontos, 4 rebotes, 5 assistências e alcançando 21 de eficiência. O ala comemorou a vitória, mas alertou para que o risco de diminuir o ritmo em um jogo de playoff: “O jogo foi pegado no final, sabíamos que jogar contra o Botafogo aqui seria muito difícil, felizmente conseguimos abrir um placar grande no primeiro tempo e manter. Eles fizeram um ótimo segundo tempo, mas conseguimos tirar os jogadores deles que estavam pontuando bastante e sair com a vitória. Agora temos o segundo jogo no Maracanãzinho, também sabemos que será outro jogo pegado, precisamos ter bastante energia, não afrouxar em nenhum momento e ir atrás dessa segunda vitória”.
Jamaal Smith, armador e um dos líderes do Botafogo, foi o cestinha da partida, com 25 pontos, além de dar seis assistências e chegar a 21 de eficiência. Foi um dos grandes responsáveis pela retomada, anotando 16 pontos apenas no último quarto. Ele lamentou o resultado negativo em casa: “Não dá para ficarmos 20 pontos atrás, é muito difícil tirar essa diferença e, no finalzinho, tudo dar certo. Teremos que fazer um jogo igual ao que foi esse segundo tempo, colocando pressão. É um jogo um pouco sujo, nosso time não é no estilo LeBron James de jogar bonito, mas dá para marcar e jogar no físico. É preciso lembrar que é um clássico, então temos que colocar pressão, mas hoje erramos ao deixar mais de 20 pontos para corrermos atrás”.
O treinador do Botafogo, Miguel Palmer, também ressaltou a primeira metade em que o time esteve abaixo de sua capacidade plena: “Começamos muito mal a partida, tomando 29 pontos em um quarto. Tínhamos trabalhado muito a defesa, inclusive com variações. No intervalo ajustamos essa parte, diminuímos um pouco o potencial ofensivo do Flamengo, conseguimos entrar no jogo e chegar. Não importa se foi primeiro ou 16º, playoff é outro campeonato. Vamos nos preparar ainda mais para vencer no Maracanãzinho, nesse mesmo ritmo de defesa forte e o ataque com mais consciência, com mais rotação. Botafogo e Flamengo, não tem o que duvidar, vai ser sempre um jogo duro”, concluiu o comandante.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca