HOJE
Subiu aBola!
Por Liga Nacional de Basquete
Com direito a retorno do público aos ginásios, Flamengo vence São Paulo e começa o NBB 2021/2022 com vitória
Após meses de espera, a bola subiu mais uma vez no NBB. O maior campeonato de basquete do Brasil abriu a temporada 2021/2022 com uma grande partida entre São Paulo e Flamengo, no Ginásio do Morumbi, casa do São Paulo, e com um detalhe especial: a volta do público aos ginásios. Mesmo com o apoio da torcida são-paulina, quem saiu com o resultado positivo foi o rubro-negro carioca, que venceu por 86 a 61.
“Agora começou para valer a temporada. Nossa equipe conseguiu fazer um grande jogo hoje, com uma proposta muito clara desde o início: tentar dominar os rebotes, correr para cima do São Paulo pois sabíamos que eles vieram de três jogos de uma final. Acho que a proposta foi muito boa e conseguimos fazer um grande trabalho. Saímos com uma excelente vitória, a equipe está de parabéns”, disse Olivinha.

Mais experiente do elenco, Olivinha falou da importância de estrear com vitória (João Pires/LNB)
O primeiro tempo de jogo foi de amplo domínio do Flamengo, que além de conseguir converter diversos pontos no ataque, contou com o baixo aproveitamento do São Paulo para abrir uma vantagem de 13 pontos na ida para os vestiários (26 a 39).
+ Estatísticas completas da partida
No segundo tempo de jogo o cenário permaneceu o mesmo. O Flamengo não só manteve a boa distância, como ampliou a vantagem e conseguiu rodar bastante o seu time, fazendo com que cinco jogadores ultrapassassem a marca de dois dígitos na pontuação.
”A gente joga no ritmo que treinamos. Estamos nos adaptando ainda, pegando a forma, foi um grande jogo e uma grande forma de começar o campeonato. Temos tudo para entrosar ainda mais”, afirmou Yago.

Há um tempo sem jogar partidas oficiais, o Flamengo não perdeu o ritmo no jogo (João Pires/LNB)
+ Equilibrado e consistente: os fatores da vitória do Flamengo
Entre os diversos destaques da equipe do Flamengo, o pivô JP Batista foi quem mais chamou a atenção no quesito, com seus 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de terminar com 24 de eficiência. A dupla de gringos também estreou com o pé direito no basquete brasileiro: Dar Tucker anotou 10 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, enquanto Brandon Robinson finalizou com 14 pontos, oito rebotes e seis assistências. O pivô Vitor Faverani, que também nunca havia disputado uma partida do NBB, conseguiu 12 pontos e dois rebotes, finalizando o duelo com uma ótima estreia.
“NBB é mais difícil. Jogamos diversos torneios, vários jogos amistosos, mas o nervosismo de defender o manto do Flamengo e contra a ótima equipe do São Paulo é uma sensação diferente. Todos os companheiros estão de parabéns, fizeram um ótimo jogo, mas o importante é que o Mengão levou a vitória pra casa”, afirmou Faverani.

Pela primeira vez, Faverani jogou uma partida do NBB (João Pires/LNB)
Pelo lado do São Paulo, o ala/armador Corderro Bennett foi o grande responsável por puxar a pontuação, terminando não só como o cestinha do time, mas da partida, com 24 pontos. Para Shamell, o resultado negativo reflete muito as ausências importantes que a equipe teve no duelo.
“O time está mudando de novo, sentimos dificuldade, muita falta do Bruno Caboclo, do Lucas Bebê, mas faz parte. Estamos com muitas ausências, sequer jogamos com a equipe completa nessa temporada. Não conseguimos a vitória, mas vamos pra cima nos próximos jogos do NBB”, comentou Shamell.
Apesar de não conseguir a vitória, a torcida do São Paulo compareceu em peso e fez uma grande festa, marcando de vez a volta dos fãs aos ginásios do NBB após uma temporada de afastamento.
“De casa me dava muita agonia (risos). A gente gritava, mas gritava de casa, presencialmente é muito melhor, vamos ficar roucos daqui que é muito melhor. É muito bom voltar a torcer”, afirmou Cristina, torcedora do São Paulo que foi acompanhar a partida de abertura do NBB 2021/2022 de perto.

Duelo contou com o retorno da torcida aos ginásios (João Pires/LNB)
O próximo compromisso do Flamengo é na quarta-feira (27/10), às 20h30, contra o União Corinthians, em Santa Cruz do Sul. Já o tricolor volta às quadras na terça-feira (26/10), às 20h, contra o Cerrado Basquete, também no Ginásio do Morumbi, com transmissão do canal oficial do NBB no Youtube e no Facebook.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Próximos jogos:
Segunda-feira (25/10):
20h30 – União Corinthians x Minas Tênis Clube, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB
Terça-feira (26/10):
19h – Bauru x Franca, ao vivo na ESPN
20h – São Paulo x Cerrado, ao vivo no Facebook e no Youtube do NBB
20h – Pinheiros x Rio Claro
Quarta-feira (27/10):
19h – Fortaleza Basquete Cearense x Unifacisa, ao vivo no Youtube do NBB
20h – Caxias do Sul Basquete x Minas Tênis Clube
20h30 – União Corinthians x Flamengo, ao vivo no Facebook do NBB
Quinta-feira (28/10):
19h30 – Pato Basquete x Corinthians, ao vivo no Facebook do NBB
19h30 – Bauru Basket x Rio Claro, ao vivo no Youtube do NBB
20h – Mogi x Paulistano, ao vivo no Youtube do NBB
20h – Pinheiros x Sesi Franca
Sexta-feira (29/10):
20h – Caxias do Sul Basquete x Flamengo, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB
20h – São Paulo x Brasília Basquete, ao vivo no Youtube do NBB
Sábado (30/10):
16h10 – Mogi x Corinthians, ao vivo na TV Cultura
18h – Pato Basquete x Paulistano, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca