#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Subiu aBola!

23-10-2021 | 08:19
Por Liga Nacional de Basquete

Com direito a retorno do público aos ginásios, Flamengo vence São Paulo e começa o NBB 2021/2022 com vitória

Após meses de espera, a bola subiu mais uma vez no NBB. O maior campeonato de basquete do Brasil abriu a temporada 2021/2022 com uma grande partida entre São Paulo e Flamengo, no Ginásio do Morumbi, casa do São Paulo, e com um detalhe especial: a volta do público aos ginásios. Mesmo com o apoio da torcida são-paulina, quem saiu com o resultado positivo foi o rubro-negro carioca, que venceu por 86 a 61.

“Agora começou para valer a temporada. Nossa equipe conseguiu fazer um grande jogo hoje, com uma proposta muito clara desde o início: tentar dominar os rebotes, correr para cima do São Paulo pois sabíamos que eles vieram de três jogos de uma final. Acho que a proposta foi muito boa e conseguimos fazer um grande trabalho. Saímos com uma excelente vitória, a equipe está de parabéns”, disse Olivinha.

Mais experiente do elenco, Olivinha falou da importância de estrear com vitória (João Pires/LNB)

O primeiro tempo de jogo foi de amplo domínio do Flamengo, que além de conseguir converter diversos pontos no ataque, contou com o baixo aproveitamento do São Paulo para abrir uma vantagem de 13 pontos na ida para os vestiários (26 a 39).

+ Estatísticas completas da partida

No segundo tempo de jogo o cenário permaneceu o mesmo. O Flamengo não só manteve a boa distância, como ampliou a vantagem e conseguiu rodar bastante o seu time, fazendo com que cinco jogadores ultrapassassem a marca de dois dígitos na pontuação.

”A gente joga no ritmo que treinamos. Estamos nos adaptando ainda, pegando a forma, foi um grande jogo e uma grande forma de começar o campeonato. Temos tudo para entrosar ainda mais”, afirmou Yago.

Há um tempo sem jogar partidas oficiais, o Flamengo não perdeu o ritmo no jogo (João Pires/LNB)

Equilibrado e consistente: os fatores da vitória do Flamengo

Entre os diversos destaques da equipe do Flamengo, o pivô JP Batista foi quem mais chamou a atenção no quesito, com seus 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de terminar com 24 de eficiência. A dupla de gringos também estreou com o pé direito no basquete brasileiro: Dar Tucker anotou 10 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, enquanto Brandon Robinson finalizou com 14 pontos, oito rebotes e seis assistências. O pivô Vitor Faverani, que também nunca havia disputado uma partida do NBB, conseguiu 12 pontos e dois rebotes, finalizando o duelo com uma ótima estreia.

“NBB é mais difícil. Jogamos diversos torneios, vários jogos amistosos, mas o nervosismo de defender o manto do Flamengo e contra a ótima equipe do São Paulo é uma sensação diferente. Todos os companheiros estão de parabéns, fizeram um ótimo jogo, mas o importante é que o Mengão levou a vitória pra casa”, afirmou Faverani.

Pela primeira vez, Faverani jogou uma partida do NBB (João Pires/LNB)

Pelo lado do São Paulo, o ala/armador Corderro Bennett foi o grande responsável por puxar a pontuação, terminando não só como o cestinha do time, mas da partida, com 24 pontos. Para Shamell, o resultado negativo reflete muito as ausências importantes que a equipe teve no duelo.

“O time está mudando de novo, sentimos dificuldade, muita falta do Bruno Caboclo, do Lucas Bebê, mas faz parte. Estamos com muitas ausências, sequer jogamos com a equipe completa nessa temporada. Não conseguimos a vitória, mas vamos pra cima nos próximos jogos do NBB”, comentou Shamell.

Apesar de não conseguir a vitória, a torcida do São Paulo compareceu em peso e fez uma grande festa, marcando de vez a volta dos fãs aos ginásios do NBB após uma temporada de afastamento.

“De casa me dava muita agonia (risos). A gente gritava, mas gritava de casa, presencialmente é muito melhor, vamos ficar roucos daqui que é muito melhor. É muito bom voltar a torcer”, afirmou Cristina, torcedora do São Paulo  que foi acompanhar a partida de abertura do NBB 2021/2022 de perto.

Duelo contou com o retorno da torcida aos ginásios (João Pires/LNB)

O próximo compromisso do Flamengo é na quarta-feira (27/10), às 20h30, contra o União Corinthians, em Santa Cruz do Sul. Já o tricolor volta às quadras na terça-feira (26/10), às 20h, contra o Cerrado Basquete, também no Ginásio do Morumbi, com transmissão do canal oficial do NBB no Youtube e no Facebook.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.

Próximos jogos:

Segunda-feira (25/10):

20h30 – União Corinthians x Minas Tênis Clube, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB

Terça-feira (26/10):

19h – Bauru x Franca, ao vivo na ESPN

20h – São Paulo x Cerrado, ao vivo no Facebook e no Youtube do NBB

20h – Pinheiros x Rio Claro

Quarta-feira (27/10):

19h – Fortaleza Basquete Cearense x Unifacisa, ao vivo no Youtube do NBB

20h – Caxias do Sul Basquete x Minas Tênis Clube

20h30 – União Corinthians x Flamengo, ao vivo no Facebook do NBB

Quinta-feira (28/10):

19h30 – Pato Basquete x Corinthians, ao vivo no Facebook do NBB

19h30 – Bauru Basket x Rio Claro, ao vivo no Youtube do NBB

20h – Mogi x Paulistano, ao vivo no Youtube do NBB

20h – Pinheiros x Sesi Franca

Sexta-feira (29/10):

20h – Caxias do Sul Basquete x Flamengo, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB

20h – São Paulo x Brasília Basquete, ao vivo no Youtube do NBB

Sábado (30/10):

16h10 – Mogi x Corinthians, ao vivo na TV Cultura

18h – Pato Basquete x Paulistano, ao vivo no Youtube e no Facebook do NBB