HOJE
Fla x Fra:Curiosidadesdo duelo
Por Liga Nacional de Basquete
Terceira final em dois anos, rivais históricos e maiores campeões nacionais: confira algumas curiosidades sobre o confronto entre Flamengo x Franca
Tem clássico na final da Copa Super 8! A maior rivalidade do basquete brasileiro neste momento terá mais um capítulo decisivo, neste sábado (11/01). Flamengo e Sesi Franca Basquete se enfrentarão na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), às 12h50, com transmissão ao vivo na Band e no Fox Sports.
Essa será a terceira final entre as equipes nas últimas duas temporadas – já decidiram o NBB CAIXA 2018/2019, além da primeira edição da Copa Super 8, ambas vencidas pelo rubro-negro carioca. Vale lembrar que o grande campeão terá direito a uma vaga na próxima Basketball Champions League Americas.
Para chegar até a final, o Flamengo passou por Corinthians (86 a 66) e Pinheiros (78 a 75). Já o Franca teve que superar a Unifacisa (91 a 86) e Minas (83 a 79).
Listamos alguns fatos curiosos sobre essa grande decisão da Copa Super 8. Se liga aí!
Rivais de longa data
A história do confronto entre Franca e Flamengo é longa. Ambos os times participaram da criação da LNB (Liga Nacional de Basquete), que foi o estopim para o início do NBB CAIXA, em 2009.
De lá para cá, as equipes participaram de todas as edições da competição. Até aqui o confronto entre os dois times aconteceu em 35 oportunidades, após longas 11 temporadas finalizadas do NBB CAIXA.
O histórico até aqui é positivo para o Flamengo, com uma larga vantagem. Foram 22 vitórias contra 13 do time francano, o que dá um aproveitamento para o rubro-negro carioca de 62,8% em jogos contra a equipe da Capital do Basquete.
Terceira final entre os times em dois anos
Duas das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro, Flamengo e Franca já estão acostumados a se enfrentar em decisões. Essa será o terceiro encontro entre os times valendo um título nas últimas duas temporadas (Copa Super 8 e NBB CAIXA, ambas vencidas pelo Flamengo).
O primeiro encontro aconteceu na decisão da primeira edição da Copa Super 8, no final de 2018, no Ginásio Pedrocão, com direito a vitória rubro-negra em frente à torcida francana, por 79 a 75.

Flamengo e Franca acirraram a rivalidade nos últimos anos (Fotojump/LNB)
A última edição do NBB CAIXA teve uma das finais mais emocionantes de sua história, com Flamengo e Franca como protagonistas desse duelo. Após cinco jogos bem disputados, o time da Gávea levou a melhor e conquistou o seu sexto título da competição, com direito a festa na casa do adversário, no Ginásio do Pedrocão.
Os maiores campeões nacionais
Além da rivalidade habitual, o confronto entre Flamengo e Franca também traz um tempero especial. Isso porque as duas equipes lideram o ranking de maiores campeãs nacionais.
Juntos, os dois clubes acumulam 18 títulos, sendo 11 por parte do Franca, maior campeão de todos os tempos. O Flamengo, por sua vez, possui sete, sendo seis deles do NBB CAIXA – maior campeão da história da competição.
Acostumados com decisões
As equipes brasileiras que mais disputaram finais nas últimas duas temporadas foram Flamengo e Franca. O rubro-negro carioca, sob o comando técnico de Gustavo De Conti, chegou em seis finais de sete campeonatos disputados, com direito a quatro títulos (dois cariocas, NBB CAIXA e Copa Super 8) e um vice (Copa Intercontinental), além da atual decisão do Super 8.

Desde que assumiu o Flamengo, Gustavo De Conti coleciona títulos (Marcos Limonti/Franca Basquete)
O time francano, treinado por Helinho Garcia, atingiu essa mesma marca (seis finais em sete competições disputadas). Foram dois títulos paulistas e um da Liga Sul-Americana, além do vice no NBB CAIXA e Copa Super 8.
A consistência de Marquinhos
Sai ano, entra ano, o Flamengo está sempre com um time competitivo e brigando no topo dos campeonatos. Nos últimos oito anos, um nome vem se destacando com a camisa rubro-negra: o ala Marquinhos.
Campeão de tudo com a camisa do time carioca, o experiente jogador segue sendo um dos principais destaques da equipe. Na atual temporada do NBB CAIXA, o ala de 35 anos possui médias de 17,1 pontos, 5,1 rebotes, 2,9 assistências e 18,2 de eficiência.

Marquinhos é um dos líderes do Flamengo dentro de quadra (Stephan Eilert/Basquete Cearense)
Nos jogos da atual Copa Super 8, Marquinhos foi fundamental nas duas vitórias sobre Corinthians e Pinheiros, com 17 pontos anotados em cada partida, além de 6,5 rebotes, 4,5 assistências e 16,5 de eficiência de média nesses jogos.
Experiência do “DJ”
Natural de Maryland (EUA), David Jackson possui ampla experiência no basquete brasileiro. Seu primeiro NBB CAIXA foi na temporada 2011/2012, justamente defendendo as cores do Flamengo, rival da decisão deste sábado. Além de Flamengo, o jogador também atuou por Limeira, em que foi eleito o MVP da temporada 2013/2014, e Vasco da Gama antes de chegar ao Franca.
No time francano, DJ está em seu segundo ano e já caiu nas graças da torcida da Capital do Basquete. Já foram três títulos (dois Paulistas e uma Liga Sul-Americana), mais dois vice- Campeonatos (NBB CAIXA e Copa Super 8), além de ter sido eleito o Melhor Ala da última edição do NBB CAIXA.

David Jackson se tornou um dos pilares do Franca (Fotojump/LNB)
Na atual temporada, o norte-americano possui médias de 18,3 pontos, 5,0 rebotes e 3,3 assistências (21,0 de eficiência) – melhores números de sua carreira, exceto em pontos (20,6 pontos na temporada 2013/2014).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca