HOJE
Não temcomo perder
Por Liga Nacional de Basquete
Jejum rubro-negro, defesa absoluta e muita gente no Jogo das Estrelas 2019: saiba mais sobre o duelo desta sexta-feira entre Flamengo e Paulistano, com transmissão ao vivo no FoxSports
Nada como um confronto tradicional da história do NBB CAIXA para uma noite de sexta-feira! Com ambos na parte de cima da tabela, Flamengo e Paulistano/Corpore se enfrentarão no Ginásio do Tijuca Tênis, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h10, com transmissão ao vivo no Fox Sports.
Na terceira colocação, o rubro-negro carioca chega embalado para o duelo, após vencer suas últimas três partidas e se firmar no disputado grupo dos quatro primeiros. Já o CAP vem no caminho inverso, acumulou duas derrotas consecutivas e caiu para a quinta colocação.
O confronto ainda contará com vários atletas confirmados no Jogo das Estrelas 2019, além de alguns reencontros e uma certa vantagem paulista nos últimos duelos. Quer saber mais sobre esse jogão? Então confere aí!
Rubro-negro em vantagem, mas recentemente…
As duas equipes já se enfrentaram em 25 oportunidades durante as 11 edições do NBB CAIXA. O Flamengo leva uma vantagem considerável no confronto, com 19 vitórias, contra apenas seis do Paulistano.
Vale lembrar que os dois times já protagonizaram uma final de campeonato. Na temporada 2013/2014, com decisão em jogo único, o Flamengo se sagrou tricampeão do NBB CAIXA, após vencer o rival de São Paulo, por 78 a 73.
No geral, o clube da Gávea possuiu uma ampla superioridade nos confrontos diretos, mas recentemente não é bem assim. O CAP venceu os últimos quatro confrontos, e a última derrota aconteceu em dezembro de 2016.
O mais recente foi no primeiro turno da competição, em que o Paulistano levou a melhor, por 97 a 84, no Ginásio Antonio Prado Jr, com grande atuação do trio Yago, Roquemore e Léo Meindl, responsáveis por 66 dos 97 pontos da equipe (68% do total).
Números parecidos no ataque
Até aqui, os ataques de Flamengo e Paulistano estão produzindo números bem parecidos. O CAP é o terceiro melhor em produção ofensiva na temporada, com média de 82,89 pontos por partida e destaque para as bolas de 3 pontos, 9,9 acertos por jogo – quarta melhor marca da competição.
+Confira as estatísticas completas do NBB CAIXA 2018/2019
Do outro lado, o Flamengo aparece logo na sequência, com o quarto melhor ataque, 82,4 pontos por jogo, com destaque para os arremessos de 2 pontos (21,3 acertos por jogo, segunda melhor marca do campeonato).
Mengão absoluto na defesa
Se tem um fundamento que o Flamengo é dominante é na defesa. O time comandado pelo treinador Gustavo De Conti vem se destacando pelas boas atuações defensivas e não à toa é a equipe que menos sofre pontos no campeonato – 70,72 pontos sofridos por partida.
Em quatro oportunidades, o time rubro-negro sofreu menos de 60 pontos, contra Bauru (47), Joinville (50), Basquete Cearense (54) e São José (57).
Já a defesa do Paulistano não está nem entre as melhores, nem entre as piores. Com uma média de 79,11 pontos sofridos por jogo, a equipe possui a sétima defesa mais eficiente do campeonato.
Conquistas dos dois lados
A partida também marcará o reencontro de quatro personagens do Flamengo com o Paulistano, equipe que defenderam na última temporada, casos do ala/pivô Nesbitt, do ala/armador Deryk, do ala Jhonatan e do treinador Gustavo De Conti.
Com Gustavinho no comando, eles foram fundamentais na conquista do Estadual, sobre o Sesi Franca Basquete, e do NBB CAIXA 2017/2018, sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, deixando seus nomes na história do clube da capital paulista.

Trio, que atualmente está no rubro-negro, fez parte da conquista do último NBB CAIXA com as cores do Paulistano (João Pires/LNB)
Na atual temporada, com o Flamengo, os quatro já levantaram duas taças até aqui (Estadual e Copa Super 8) e seguem na disputa por mais dois grandes títulos: a Copa Intercontinental e o atual NBB CAIXA.
Jogo das Estrelas 2019
Flamengo e Paulistano serão bem representados no Jogo das Estrelas 2019. No duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo serão seis atletas no total: o armador Yago Mateus e o ala Léo Meindl, do Paulistano, além do ala Marquinhos e do pivô Anderson Varejão, do Flamengo, no selecionado brasileiro; e o armador argentino Franco Balbi e o ala/pivô bahamense David Nesbitt, do rubro-negro, representando o time dos estrangeiros.
Além dos jogadores, os treinadores dos dois lados também estarão presentes. Gustavo De Conti, do Flamengo, será o comandante do time Mundo, enquanto Régis Marrelli, do Paulistano, será o auxiliar do Brasil.

Varejão e Yago atuaram pelo NBB Brasil no último Jogo das Estrelas (Fotojump/LNB)
No Torneio de Habilidades, Yago representará o CAP e Olivinha, o clube da Gávea. No de Enterradas, Georginho de Paula promete voar e levantar o público com suas cravadas.
Novidade na atual edição do Jogo das Estrelas, o Desafio Interligas – Novas Estrelas (Sub-23) contará com a presença de quatro garotos do Paulistano em quadra: os armadores Yago Mateus e Georginho, o ala/pivô Victão e o pivô Dikembe.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca