#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Não temcomo perder

01-02-2019 | 12:19
Por Liga Nacional de Basquete

Jejum rubro-negro, defesa absoluta e muita gente no Jogo das Estrelas 2019: saiba mais sobre o duelo desta sexta-feira entre Flamengo e Paulistano, com transmissão ao vivo no FoxSports

Nada como um confronto tradicional da história do NBB CAIXA para uma noite de sexta-feira! Com ambos na parte de cima da tabela, Flamengo e Paulistano/Corpore se enfrentarão no Ginásio do Tijuca Tênis, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h10, com transmissão ao vivo no Fox Sports.

Na terceira colocação, o rubro-negro carioca chega embalado para o duelo, após vencer suas últimas três partidas e se firmar no disputado grupo dos quatro primeiros. Já o CAP vem no caminho inverso, acumulou duas derrotas consecutivas e caiu para a quinta colocação.

O confronto ainda contará com vários atletas confirmados no Jogo das Estrelas 2019, além de alguns reencontros e uma certa vantagem paulista nos últimos duelos. Quer saber mais sobre esse jogão? Então confere aí!

 Rubro-negro em vantagem, mas recentemente…

As duas equipes já se enfrentaram em 25 oportunidades durante as 11 edições do NBB CAIXA. O Flamengo leva uma vantagem considerável no confronto, com 19 vitórias, contra apenas seis do Paulistano.

Vale lembrar que os dois times já protagonizaram uma final de campeonato. Na temporada 2013/2014, com decisão em jogo único, o Flamengo se sagrou tricampeão do NBB CAIXA, após vencer o rival de São Paulo, por 78 a 73.

No geral, o clube da Gávea possuiu uma ampla superioridade nos confrontos diretos, mas recentemente não é bem assim. O CAP venceu os últimos quatro confrontos, e a última derrota aconteceu em dezembro de 2016.

O mais recente foi no primeiro turno da competição, em que o Paulistano levou a melhor, por 97 a 84, no Ginásio Antonio Prado Jr, com grande atuação do trio Yago, Roquemore e Léo Meindl, responsáveis por 66 dos 97 pontos da equipe (68% do total).

Números parecidos no ataque

Até aqui, os ataques de Flamengo e Paulistano estão produzindo números bem parecidos. O CAP é o terceiro melhor em produção ofensiva na temporada, com média de 82,89 pontos por partida e destaque para as bolas de 3 pontos, 9,9 acertos por jogo – quarta melhor marca da competição.

+Confira as estatísticas completas do NBB CAIXA 2018/2019

Do outro lado, o Flamengo aparece logo na sequência, com o quarto melhor ataque, 82,4 pontos por jogo, com destaque para os arremessos de 2 pontos (21,3 acertos por jogo, segunda melhor marca do campeonato).

Mengão absoluto na defesa

Se tem um fundamento que o Flamengo é dominante é na defesa. O time comandado pelo treinador Gustavo De Conti vem se destacando pelas boas atuações defensivas e não à toa é a equipe que menos sofre pontos no campeonato – 70,72 pontos sofridos por partida.

Em quatro oportunidades, o time rubro-negro sofreu menos de 60 pontos, contra Bauru (47), Joinville (50), Basquete Cearense (54) e São José (57).

Já a defesa do Paulistano não está nem entre as melhores, nem entre as piores. Com uma média de 79,11 pontos sofridos por jogo, a equipe possui a sétima defesa mais eficiente do campeonato.

Conquistas dos dois lados

A partida também marcará o reencontro de quatro personagens do Flamengo com o Paulistano, equipe que defenderam na última temporada, casos do ala/pivô Nesbitt, do ala/armador Deryk, do ala Jhonatan e do treinador Gustavo De Conti.

Com Gustavinho no comando, eles foram fundamentais na conquista do Estadual, sobre o Sesi Franca Basquete, e do NBB CAIXA 2017/2018, sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, deixando seus nomes na história do clube da capital paulista.

Trio, que atualmente está no rubro-negro, fez parte da conquista do último NBB CAIXA com as cores do Paulistano (João Pires/LNB)

Na atual temporada, com o Flamengo, os quatro já levantaram duas taças até aqui (Estadual e Copa Super 8) e seguem na disputa por mais dois grandes títulos: a Copa Intercontinental e o atual NBB CAIXA.

Jogo das Estrelas 2019

Flamengo e Paulistano serão bem representados no Jogo das Estrelas 2019. No duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo serão seis atletas no total: o armador Yago Mateus e o ala Léo Meindl, do Paulistano, além do ala Marquinhos e do pivô Anderson Varejão, do Flamengo, no selecionado brasileiro; e o armador argentino Franco Balbi e o ala/pivô bahamense David Nesbitt, do rubro-negro, representando o time dos estrangeiros.

Além dos jogadores, os treinadores dos dois lados também estarão presentes. Gustavo De Conti, do Flamengo, será o comandante do time Mundo, enquanto Régis Marrelli, do Paulistano, será o auxiliar do Brasil.

Varejão e Yago atuaram pelo NBB Brasil no último Jogo das Estrelas (Fotojump/LNB)

No Torneio de Habilidades, Yago representará o CAP e Olivinha, o clube da Gávea. No de Enterradas, Georginho de Paula promete voar e levantar o público com suas cravadas.

Novidade na atual edição do Jogo das Estrelas, o Desafio Interligas – Novas Estrelas (Sub-23) contará com a presença de quatro garotos do Paulistano em quadra: os armadores Yago Mateus e Georginho, o ala/pivô Victão e o pivô Dikembe.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.