HOJE
duelo cheiode história
Por Liga Nacional de Basquete
Últimos dois campeões do NBB CAIXA, Flamengo e Paulistano se enfrentam nesta terça-feira (22), ao vivo na ESPN; confira algumas curiosidades do jogo
Nada como um confronto tradicional da história do NBB CAIXA para uma noite de terça-feira! Ambos clubes tradicionais no NBB CAIXA, Flamengo e Paulistano/Corpore se enfrentarão no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 19h, com transmissão ao vivo na ESPN.
Na história do confronto, o Flamengo leva ampla vantagem sobre o Paulistano, 20 vitórias contra seis. Mas, recentemente, a história é outra: o CAP venceu as últimas quatro das cinco partidas com o rubro-negro.
Confira algumas curiosidades sobre esse grande confronto!
Uma vitória para cada lado na temporada passada
Na última edição do NBB CAIXA, Flamengo e Paulistano protagonizaram grandes jogos. Com dois jogos disputados entre turno e returno, cada um venceu o confronto em seus domínios. O primeiro no Ginásio Antônio Prado Jr, terminou com a vitória do CAP, por 97 a 84, com grande atuação do trio Yago, Léo Meindl e Evan Roquemore (66 dos 97 pontos).
🔥Com 3 atuações em altíssimo nível: Roquemore – 24 pts, 7 assists e 25 ef, @leomeindl23 – 21 pts,10 reb, 5 assists e 23 de ef e @YagoMateus02 também com 21 pts, 6 reb, 7 assists e 25 de ef, levaram o @BasqPaulistano a vencer o @TimeFlamengo por 97 a 84 no #NBB🔥.#NBBNoFoxSports pic.twitter.com/3CrmaBeXfi
— NBB CAIXA (@NBB) November 17, 2018
Já o segundo, com mando do rubro-negro, terminou com uma vitória do time da gávea, por 95 x 87. Os destaques da equipe carioca ficaram por conta do armador argentino Franco Balbi (19 pontos, nove assistências e sete rebotes) e do pivô Anderson Varejão (19 pontos e 11 rebotes).

Dupla Balbi e Varejão foi importantíssima no triunfo do Flamengo no segundo turno do último NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)
Retrospecto amplamente favorável ao Fla
As duas equipes já se enfrentaram em 26 oportunidades durante as 11 edições do NBB CAIXA. O rubro-negro carioca leva uma vantagem considerável no confronto, com 20 vitórias, contra apenas seis do clube da capital paulista.
Vale lembrar que Flamengo e Paulistano já protagonizaram uma final de campeonato. Na temporada 2013/2014, com decisão em jogo único, o Flamengo se sagrou tricampeão do NBB CAIXA, após vencer o rival de São Paulo, por 78 a 73.

Flamengo, do argentino Laprovittola, bateu o Paulistano na decisão da temporada 2013/2014 (Ricardo Ramos/LNB)
No geral, o Flamengo possuiu uma ampla superioridade nos duelos contra o Paulistano, mas recentemente não é bem assim: o CAP venceu quatro dos últimos cinco confrontos.
Campeões dos dois lados
A partida também marcará o reencontro de três personagens do Flamengo com o Paulistano, equipe que defenderam na penúltima temporada, casos do ala/armador Deryk, do ala Jhonatan e do treinador Gustavo De Conti.

Gustavo De Conti comandou Deryk e Jhonatan na campanha vitoriosa do Paulistano em 2017/2018 (Fotojump/LNB)
Com Gustavinho no comando, eles foram fundamentais na conquista do Estadual, sobre o Sesi Franca Basquete, e do NBB CAIXA 2017/2018, sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, deixando seus nomes na história do clube da capital paulista.
No Flamengo, os quatro já levantaram quatro taças até aqui (Campeonato Carioca (18 e 19), Copa Super 8 e NBB CAIXA 2018/2019) e seguem na disputa por mais conquistas na temporada 2019/2020.
No NBB CAIXA 2019/2020…
O Flamengo ainda não perdeu no NBB CAIXA. Após dois jogos, o Clube da Gávea manteve a regularidade e arrancou duas vitórias longe de seus domínios, uma contra o Minas Tênis Clube e outra frente ao Universo/Brasília.
Já o Paulistano, após a estreia com vitória sobre o São José Basketball, vem de uma derrota no clássico com o Mogi das Cruzes, em casa, no Ginásio Antônio Prado Jr. Agora, a equipe comandada por Régis Marrelli busca se recuperar para retomar aos caminhos da vitória.
Reencontro de Gustavo De Conti
Enfrentar o Paulistano sempre é algo especial para o atual técnico do Flamengo, Gustavo De Conti. Antes de rumar para o rubro-negro carioca, o jovem treinador passou oito temporadas à frente da equipe paulista.
Durante esse período, De Conti construiu uma bela história com a equipe paulista. Foram três finais de NBB CAIXA (2013/2014; 2016/2017 e 2017/2018) na conta, com direito a título na campanha histórica da temporada 2017/2018. Agora, do outro lado da quadra, o treinador tentará bater a equipe que outrora defendeu.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca