#JOGAJUNTO

NBB Caixa

FLA X CAP:muita história

07-05-2021 | 11:34
Por Liga Nacional de Basquete

Decisões, reencontros e força defesa: saiba tudo que envolve a série semifinal entre Flamengo x Paulistano, que será transmitida ao vivo na ESPN e DAZN

Deryk (à esq.) e Jhonatan (à dir.) foram campeões do NBB por ambos os clubes (Wilian Oliveira/CAP)

Flamengo e Paulistano/Corpore se conhecem há um longo tempo. São dois dos clubes que fundaram a Liga Nacional de Basquete e estão no NBB desde a primeira edição em 2009. Em Playoffs, a história também existe: teve quartas de final em 2013 e até Final em 2014.

Agora, os dois estarão frente a frente pela semifinal do NBB. A disputa que vale nada menos que uma vaga na grande Final do maior campeonato do basquete brasileiro. A série melhor de cinco, que terá início nesta segunda-feira (10/05), será transmitida inteira por ESPN e DAZN.

+ Lista completa de transmissões das semifinais do NBB

Entre todos os fatos marcantes, essa história tem também alguns reencontros marcantes. Mas bem marcantes MESMO. E trazendo para o panorama atual, são dois times com alguns números estatísticos semelhantes, principalmente.

Tudo sobre Flamengo x Paulistano você encontra aqui. Vamos nessa?

Times Top 4

Vamos começar pelo motivo que levou os dois times ao Top 4. Tanto Flamengo quanto Paulistano se classificaram direto às quartas de final do NBB por terem terminado a fase de classificação no G-4.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

O clube rubro-negro foi o líder da competição, com incríveis 28 vitórias e duas derrotas (93,3% de aproveitamento) – recorde da história das fases de classificação do NBB.

Além disso, a equipe do técnico Gustavo De Conti está invicta em 2021, com 19 vitórias seguidas na liga nacional, mais três na Copa Super 8 e outras seis na Basketball Champions League Américas.

Já o Paulistano, que sob comando de Régis Marrelli faz uma temporada sólida e consistente, fechou a fase de classificação na quarta colocação, com 22 vitórias e oito derrotas (73,3% de aproveitamento).

Para chegar às semifinais, o Fla varreu o Mogi (8º) nas quartas por 2 a 0. Por outro lado, o CAP fez uma série dura contra o Zopone/Gocil Bauru (5º), mas venceu o Jogo 3 e fechou o confronto por 2 a 1.

Histórico do confronto

Os nomes de Flamengo e Paulistano figuram no NBB desde a primeira edição. De lá para cá, foram realizados 30 jogos entre eles, com 24 vitórias do clube carioca e apenas seis dos alvirrubros.

+ Todos o histórico de Flamengo x Paulistano no NBB

Teve uma série de quartas de final na temporada 2012/2013, em que o Fla, do técnico José Neto (que é formado pelo CAP), varreu o clube paulista por 3 a 0 na série melhor de cinco. Mas o principal veio no ano seguinte…

Finalíssima! Flamengo e Paulistano fizeram a decisão em jogo único pelo título do NBB 2013/2014, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Melhor para os rubro-negros, que conquistaram o terceiro dos seis títulos do NBB presentes em sua galeria.

Curiosidade: entre 2010 e 2018 o CAP foi comandado por Gustavo De Conti (atual técnico do Flamengo), que depois dessa ainda levaria o clube a mais duas Finais de NBB, com direito a um título inédito na temporada 2017/2018 em cima do Mogi.

Mas isso é assunto para o próximo tópico…

Na atual temporada do NBB, o Flamengo venceu os dois confrontos na fase de classificação – vitórias por 104 a 76 no primeiro turno e 84 a 70 no segundo. Mas se tratando de playoffs, nada disso entra em quadra.

Será que o CAP quebra a sequência rubro-negra?

Segunda-feira teremos mais um capítulo dessa história! Reforçando: Às 20h45, ao vivo na ESPN e no DAZN.

Nas semis com o Ex

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Não vai ser que nem o reality, mas o que tem de “ex” nessa série Flamengo x Paulistano… Não é brincadeira. Reencontro não vai faltar!

O principal deles, é claro, fica por conta do treinador Gustavo De Conti, que já foi atleta das categorias de base do Paulistano e iniciou sua trajetória como técnico por lá.

Foram mais de 20 anos de história com as cores alvirrubras, com direito a incontáveis títulos estaduais das categorias de base, um Campeonato Paulista e um NBB, ambos em 2018 – os únicos títulos do basquete adulto do CAP na história.

Gustavo De Conti, Deryk e Jhonatan foram campeões do NBB pelo Paulistano (Fotojump/LNB)

Passando para os outros reencontros, temos o ala Jhonatan Luz, do Flamengo, que é outro prata da casa do CAP. Revelado na base alvirrubra, o camisa 7 rubro-negro rodou por vários times, com direito a passagem pela Espanha, até retornar à sua primeira casa em 2015 – ficou até 2018 e foi o responsável por erguer a taça de campeão do NBB. Depois, rumou ao Flamengo junto com Gustavinho.

Yago Mateus é outro que pode chamar o Paulistano de “primeira casa”. Foi lá no clube dos Jardins que o garoto deu seus primeiros passos como profissional e mostrou seu nome para a esfera do basquete nacional sob comando de Gustavo De Conti. Também foi campeão Paulista e do NBB pelo CAP, onde ficou até a temporada passada.

+ Recordes, curiosidades e informações históricas das semifinais do NBB

Pelo lado do Paulistano, o reencontro fica por conta do ala/armador Deryk Ramos, que foi campeão do NBB pelo Paulistano em 2018 e também se transferiu para o Flamengo para conquistar o título da edição 2018/2019 da competição. Ficou por lá até a temporada 2019/2020, quando decidiu retornar ao CAP.

Voltando ao Flamengo, quem também já atuou pelo Paulistano foi o rubro-negro Rafael Mineiro, que passou por lá na primeira edição do NBB (2008/2009), com apenas 20 anos no início de sua carreira na categoria adulta. O ala/pivô Léo Demétrio e os garotos Ruan, Maciel e Camargo também passaram pelo CAP nas categorias de base.

 

Palavra dos coaches

Gustavo De Conti (Flamengo):

“O Paulistano é um adversário muito duro, com certeza. É um time muito profundo, que tem muitas opções, praticamente 12 jogadores que podem jogar. É uma equipe bem física, atlética, muito boa na defesa e nos rebotes também, e no dia em que um jogador não está bem, outro acaba dando conta do recado ofensivamente”.

“Um time muito duro para uma série longa, então fica mais duro ainda, além de ser um clube bem tradicional também, de finais nos últimos tempos. A gente precisa ter muita atenção, jogar muito próximo ou no nosso limite para podermos passar essa série que vai ser, sem dúvida nenhuma, muito atraente para quem está assistindo”.

Régis Marrelli (Paulistano/Corpore):

“A gente merecia (a classificação à semi). Pelo nosso dia a dia, por tudo o que a gente tem feito. É um grupo unido, trabalhador, que se doa um aos outros, que fica contente pelo sucesso um dos outros. É um time que acreditou na proposta de jogo coletivo, onde todo mundo se destaca. Temos mérito total por estar onde estamos agora. E agora vamos brigar muito para poder ir mais longe. Sabemos e respeitamos a força do Flamengo, mas nada é impossível para o nosso grupo. Vamos fazer o melhor todos os dias”

+ Lista completa de transmissões das semifinais do NBB

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.