#JOGAJUNTO

LDB

A força da Unifacisa!

14-08-2023 | 10:15
Por Gustavo Marinheiro

Conheça uma pouco mais da história de Flavin, um dos grandes destaques da LDB 2023

Quem escuta o nome do “Flavin” pela primeira vez nem imagina de que se trata de um gigante. O jogador de 22 anos foi uma das sensações da fase de classificação da LDB 2023 e mostrou que de “inho” não tem nada. Em sua primeira participação no maior campeonato de base do país, o pivozão da equipe paraibana chamou atenção pela sua garra, resiliência e dominância dentro do garrafão, o que garantiu um lugar de destaque junto aos principais nomes da competição.

Nesta matéria, você vai conhecer um pouco mais da história do jogador e as expectativas para o decorrer de sua carreira. Além disso, Guilherme Negreiros, técnico da Unifacisa, conta um pouco mais sobre a formação do elenco e a busca por grandes talentos no nordeste do país para a disputa da LDB 2023.

A formação da Unifacisa!

Guilherme liderou o Jack ao sexto lugar na competição (Fabio Lapa/LNB)

Para a edição de 2023 da LDB, a equipe campinense contou com uma parceria essencial com o Sport Club do Recife para a disputa da competição. Dudu Schafer, gerente da Unifacisa, em parceria com Guilherme Negreiros, treinador da equipe na competição e também técnico do Sport, realizaram uma montagem que contou com jovens prospectos de ambos times.

“Joguei no Sport quando mais novo e hoje tenho a honra de representar esse clube. O convite para essa parceria veio graças à minha amizade com o Dudu, afinal, jogamos juntos e sempre tivemos uma boa relação e mantivemos o nosso contato. Tivemos um trabalho gigante para montar esse elenco, porque muitos jogadores estavam parados, sem muita perspectiva, um trabalho muito grande correr atrás de tanta gente boa. Alguns já haviam jogado pela Unifacisa no ano passado, mas a grande maioria chegou depois”, disse Guilherme.

Flavin foi um desses jogadores que chegaram ao elenco da equipe paraibana após a formação da parceria com o clube recifense. O pivô já era conhecido pelo treinador que o havia enfrentado diversas vezes em campeonatos regionais e estaduais de Pernambuco. Mas apesar de ter sido um dos grandes destaques da Unifacisa nessa LDB, o camisa 15 contou que quase desistiu de jogar no inicio do ano.

“Comecei a treinar aos 11 anos, sempre me dediquei muito ao basquete, mas esse ano foi um dos mais difíceis da minha vida. Minha mãe passou meses no hospital e eu não conseguia mais me concentrar nos treinos e nem me dedicar ao basquete, estava decidido à largar o esporte e procurar outro emprego. Quando chegou a notícia de que o Sport tinha fechado com a Unifacisa, eu me animei e logo de cara criei uma expectativa, pensei ‘será que eu vou ser chamado?’. Quando chegou o convite quase não acreditei. Estava fora de ritmo, longe do meu auge, mas dei o meu máximo para me apresentar e voltar à ativa. No fim, deu tudo certo”, disse Flavin.

Flavin foi o líder de pontos, rebotes e eficiência da Unifacisa na LDB 2023 (Fabio Lapa/LNB)

“Quando convidei o Flavio, ele assumiu pra mim que estava quase desistindo. Fazia tempo que ele não recebia uma proposta, então eu falei ‘Cara, essa é a sua última chance. É agora que você tem que mostrar a sua capacidade para todo o basquete nacional’. Deu certo. A atuação dele, dentro de todas as limitações que vivemos, foi incrível”, afirmou Guilherme.

A LDB 2023

O “Jack” chegou à sua terceira edição da LDB com um elenco novo, com poucos jogadores remanescentes da última edição. Lucas Rocha, Igor Raviery e Matheus Ferreira eram algumas das peças já conhecidas pelos fãs de basquete brasileiro, mas mesmo com tantas novidades e sem tanto tempo para entrosar o elenco, a equipe engrenou desde seus primeiros jogos e conquistou uma grande campanha. Flavin, com médias de 13,5 pontos, 13,6 rebotes e 20,3 de eficiência, foi o líder da equipe em todas essas estatísticas e, logo de cara, chamou a atenção do público.

“Não esperávamos tudo isso. Foi uma batalha muito grande até o momento de entrar em quadra, o que fizemos foi espetacular. Eu nunca recebi tantas mensagens na minha vida, meu celular não parava de apitar com as mensagens da torcida e de todo mundo que assistia aos jogos. Nossa campanha foi muito boa”, afirmou Flavin, que terminou como o segundo melhor reboteiro da competição e o oitavo mais eficiente.

O time campinense conseguiu realizar grandes jogos e encantar boa parte do público. Com um estilo muito consistente, chegaram à uma campanha com quatro vitórias e apenas uma derrota na primeira fase, além de brigar até a última rodada pela vaga na fase final, que acabou não chegando. A Unifacisa terminou na sexta colocação do Grupo B e ficou a apenas uma vitória da classificação;

“Nossa defesa foi essencial, foi a chave que fez nosso time chegar longe. No ataque, contamos muito com o individualismo dos jogadores que temos, tivemos um elenco muito bom. Além disso, nossa união foi o essencial, contamos muito um com o outro o tempo todo”, afirmou Flavin.

Expectativas e objetivos

“Nosso elenco contou com muitos talentos. Lucas é um jogador maduro, com muito talento. O Ferreira é um gatilho, arremessa muito bem e eu sempre cobro isso dele. O Juliu De Gauw é aquele tipo de jogador que faz tudo o que você pedir. É extremamente inteligente. Sei que muitos deles podem ajudar suas equipes e quem sabe até mesmo a Unifacisa no futuro, não é? Mas o Flavin é um jogador diferente, ele está pronto. Ele tem muitos fundamentos, domina ali dentro, é muito forte, não tem medo do adversário. Sei que ele chegará longe”, finalizou Guilherme.

Há quem diga que para se começar um bom time, é necessário um bom armador. Na Unifacisa, pelo contrário, a força e o estilo de jogo da equipe se concentram e se iniciam pelo pivô. Flavin tem a resiliência e a luta necessária para um grandão da sua posição, foi a chave na defesa e um dos grandes desafogos no ataque. Se tornou o cara dos rebotes e não atoa conseguiu a segunda melhor média da LDB 2023 (13,6) e uma das melhores da história. Essa campanha e a atuação do jogador foram necessárias para que ele chamasse a atenção do basquete brasileiro e seguisse contando a sua história.

“Tenho algumas propostas, muita gente veio conversar comigo e acredito que a LDB foi essencial para que pudesse conquistar isso. Eu nunca estou satisfeito, sempre busco uma melhora, algo novo, sigo consistente. Meus números foram bons, mas o meu objetivo sempre vai ser ajudar a minha equipe. Meu sonho sempre foi jogar ao lado dos grandes, buscar uma vaga no NBB. Vou segui-lo.” finalizou Flavin.

Decisão chegando

Após duas etapas frenéticas na fase classificatória, a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2023, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chega, em sua próxima fase, ao momento decisivo. As oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos para a disputa pelo titulo do maior campeonato de base do Brasil. A partir daí, os dois melhores colocados de cada grupo, após três partidas, se classificarão para as semifinais do campeonato, enquanto o restante das equipes disputarão seus lugares entre a 5ª e a 8ª colocação.

A fase final da LDB 2023, será realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP). Entre os classificados estão Paulistano, Pinheiros, Corinthians, Praia Clube, Caxias do Sul, Minas Tênis Clube, Sesi Franca e São José.

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.