HOJE
Focados
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) mostram confiança e concentração durante coletiva de imprensa oficial da Copa Intercontinental 2014
Na manhã desta quinta-feira, a Copa Intercontinental teve seu início oficial. Na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), palco das duas partidas entre Flamengo e Maccabi Tel-Aviv, a disputa pelo título mundial interclubes foi oficialmente aberta com a realização de uma coletiva de imprensa.
Rivais na competição, os atuais campeões da Liga das Américas e da Euroliga, respectivamente estiveram representados no evento. Pelo time carioca, os representantes foram o ala Marcelinho Machado e o técnico José Neto. Do outro lado, a equipe israelense teve a participação do ala norte-americano Devin Smith e o treinador Guy Goodes. Além disso, a mesa ainda contou com as presenças de Sr. Jordi Bertomeu, presidente e CEO da Euroliga, do Sr. Usie Richards e do Sr. Alberto García, presidente e secretário geral da FIBA Américas, respectivamente.
-
Troféus da Liga das Américas, da Copa Intercontinental e da Euroliga, respectivamente -
Troféu de campeão da Copa Intercontinental -
Coletiva de imprensa da Copa Intercontinental, na HSBC Arena -
Coletiva de imprensa da Copa Intercontinental na HSBC Arena -
José Neto, do Flamengo -
Marcelinho Machado, do Flamengo -
Coletiva de imprensa da Copa Intercontinental, na HSBC Arena -
Secretário Geral da FIBA Américas, sr. Alberto García, e o Presidente da FIBA Américas, sr. Usie Richards -
Usie Richards, presidente da FIBA Américas -
Jordi Bertomeu, presidente e CEO da Euroliga -
José Neto e Marcelinho Machado, do Flamengo, e Jay-Jay, mascote oficial da FIBA Américas -
Devin Smith, ala do Maccabi Tel-Aviv -
Devin Smith, ala do Maccabi Tel-Aviv -
Guy Goodes, técnico do Maccabi Tel-Aviv -
Jay-Jay, mascote oficial da FIBA Américas -
HSBC Arena durante a coletiva de imprensa -
Coletiva de imprensa da Copa Intercontinental, na HSBC Arena
Vindo de uma temporada fantástica, o Flamengo entrará em quadra contra o Maccabi Tel-Aviv com nada menos que um título do NBB e um da Liga das Américas, conquistado de maneira invicta. Agora, os comadados de José Neto vão em busca de uma glória inédita na história da modalidade no clube, que segundo o treinador, quer se tornar uma referência no país.
“Essa competição é muito importante para nós. Não estamos vendo apenas como dois jogos. Sabemos da força do Maccabi Tel-Aviv e para nós é muito mais do que dois jogos. O Flamengo quer ser uma referência no basquete, em questão de formação de atletas e estrutura. Estou muito feliz por poder fazer parte deste momento. Nossa equipe vai dar mais do que tudo nesses jogos. Faremos o melhor possível para que a gente possa confirmar a ideia de ser uma referência no basquete brasileiro”, afirmou Neto.
Adversário do Flamengo na briga pelo topo do mundo, o Maccabi Tel-Aviv é o atual campeão da Euroliga e conquistou esse título através de uma campanha surpreendente, em que superou ninguém menos que o poderoso Real Madrid na grande decisão. Para enfrentar o Flamengo, os israelenses reformularam o elenco, porém, o foco está somente no troféu do mundial.
“Nossa preparação começou em 30 de agosto, quando disputamos alguns amistosos na Alemanha. Temos cinco novos jogadores e isso leva um tempo para a equipe se adaptar totalmente. Mas apesar de tudo, estamos dispostos a manter tradição do Maccabi, começando agora com a Copa Intercontinental”, analisou o técnico do time israelense, Guy Goodes.
Flamengo e Maccabi Tel- Aviv medirão forças em busca do título mundial nesta sexta-feira (28/09), às 21h30 (de Brasília), e no domingo (28/09), às 12 horas (de Brasília), ambas as partidas realizadas na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.
+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental
Esta será a segunda edição da “era moderna” da Copa Intercontinental e novamente a competição acontecerá em solo brasileiro. No último ano, na cidade de Barueri, em São Paulo (SP), Pinheiros/SKY e Olympiacos, da Grécia, se enfrentaram e os europeus ficaram com os título.
“É um motivo de orgulho para nós (Euroliga) estar novamente no Brasil e poder colaborar com FIBA. A Copa Intercontinental é uma amostra de que juntos podemos fazer coisas muito positivas para o crescimento do basquete no mundo. Ter a possibilidade de nossas equipes jogarem fora de Europa nos ajuda a crescer cada vez mais. Só tenho a agradecer a FIBA Américas por este magnífico evento”, declarou Jordi Bertomeu.
A Copa Intercontinental
Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.
Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.
Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

















