#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Focados

25-09-2014 | 04:08
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) mostram confiança e concentração durante coletiva de imprensa oficial da Copa Intercontinental 2014

Na manhã desta quinta-feira, a Copa Intercontinental teve seu início oficial. Na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), palco das duas partidas entre Flamengo e Maccabi Tel-Aviv, a disputa pelo título mundial interclubes foi oficialmente aberta com a realização de uma coletiva de imprensa.

+ Confira todas as informações dos jogos entre Flamengo e Maccabi no Hot Site da Copa Intercontinental

Rivais na competição, os atuais campeões da Liga das Américas e da Euroliga, respectivamente estiveram representados no evento. Pelo time carioca, os representantes foram o ala Marcelinho Machado e o técnico José Neto. Do outro lado, a equipe israelense teve a participação do ala norte-americano Devin Smith e o treinador Guy Goodes. Além disso, a mesa ainda contou com as presenças de Sr. Jordi Bertomeu, presidente e CEO da Euroliga, do Sr. Usie Richards e do Sr. Alberto García, presidente e secretário geral da FIBA Américas, respectivamente.

Vindo de uma temporada fantástica, o Flamengo entrará em quadra contra o Maccabi Tel-Aviv com nada menos que um título do NBB e um da Liga das Américas, conquistado de maneira invicta. Agora, os comadados de José Neto vão em busca de uma glória inédita na história da modalidade no clube, que segundo o treinador, quer se tornar uma referência no país.

“Essa competição é muito importante para nós. Não estamos vendo apenas como dois jogos. Sabemos da força do Maccabi Tel-Aviv e para nós é muito mais do que dois jogos. O Flamengo quer ser uma referência no basquete, em questão de formação de atletas e estrutura. Estou muito feliz por poder fazer parte deste momento. Nossa equipe vai dar mais do que tudo nesses jogos. Faremos o melhor possível para que a gente possa confirmar a ideia de ser uma referência no basquete brasileiro”, afirmou Neto.

Adversário do Flamengo na briga pelo topo do mundo, o Maccabi Tel-Aviv é o atual campeão da Euroliga e conquistou esse título através de uma campanha surpreendente, em que superou ninguém menos que o poderoso Real Madrid na grande decisão. Para enfrentar o Flamengo, os israelenses reformularam o elenco, porém, o foco está somente no troféu do mundial.

“Nossa preparação começou em 30 de agosto, quando disputamos alguns amistosos na Alemanha. Temos cinco novos jogadores e isso leva um tempo para a equipe se adaptar totalmente. Mas apesar de tudo, estamos dispostos a manter tradição do Maccabi, começando agora com a Copa Intercontinental”, analisou o técnico do time israelense, Guy Goodes.

Flamengo e Maccabi Tel- Aviv medirão forças em busca do título mundial nesta sexta-feira (28/09), às 21h30 (de Brasília), e no domingo (28/09), às 12 horas (de Brasília), ambas as partidas realizadas na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental

Esta será a segunda edição da “era moderna” da Copa Intercontinental e novamente a competição acontecerá em solo brasileiro. No último ano, na cidade de Barueri, em São Paulo (SP), Pinheiros/SKY e Olympiacos, da Grécia, se enfrentaram e os europeus ficaram com os título.

“É um motivo de orgulho para nós (Euroliga) estar novamente no Brasil e poder colaborar com FIBA. A Copa Intercontinental é uma amostra de que juntos podemos fazer coisas muito positivas para o crescimento do basquete no mundo. Ter a possibilidade de nossas equipes jogarem fora de Europa nos ajuda a crescer cada vez mais. Só tenho a agradecer a FIBA Américas por este magnífico evento”, declarou Jordi Bertomeu.

A Copa Intercontinental

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.

Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.

Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.