HOJE
Foco no bicampeonato
Por Liga Nacional de Basquete
Técnico do Flamengo, Paulo Chupeta, comenta sobre os obstáculos que sua equipe precisa enfrentar para chegar a mais um título

Paulo Chupeta é o único técnico campeão da LDB e do NBB (Bruno Spada/LNB)
Quando o Flamengo entrou em quadra, nesta quinta-feira, para começar sua trajetória como detentor do título da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), muitos atletas daquela equipe campeã estavam lá. O armador Gegê, os alas Diego Marques e Chupeta e o ala/pivô Alexandre Paranhos estão novamente à disposição do técnico Paulo Chupeta e buscam repetir o feito conseguido no dia 29 de dezembro de 2011.
Dessa data para cá, os atletas, que eram desconhecidos, ganharam notoriedade e passaram a ter mais oportunidades de atuarem ao lado das estrelas da equipe adulta do Flamengo. Situação que, por um lado, deu mais experiência aos jovens jogadores, mas também pode atrapalhar o foco na competição sub-22.
“Hoje esses atletas estão treinando com Marcelinho, com Marquinhos, com Caio Torres. Esse time está sendo muito visado tanto pelo público e mídia quanto pelo treinador da equipe principal. Então, eles precisam ter uma boa postura em quadra, precisam respeitar os árbitros e os adversários. E espero que a gente consiga desenvolver tudo isso na competição”, comentou Chupeta.

Luís Otávio, o Chupeta, é um dos remanescentes da equipe campeã (Bruno Spada/LNB)
De acordo com o treinador, a equipe amadureceu muito nesse período e há uma grande diferença entre aquele time campeão com este: o favoritismo, dessa vez, está 100% do lado clube rubor-negro.
“O que eu mais comento com eles é que no ano passado, éramos meros coadjuvantes. Fomos avançando fase a fase e conseguimos ser campeões”, afirmou Paulo Chupeta. “Hoje temos uma equipe mais madura. Eles tiveram uma experiência muito forte no ano passado e, agora, já sabem o que vão ter de enfrentar pela frente”, completou.
O Flamengo de 2012 não conta com três peças importantes do elenco campeão, como o pivô Fred Duarte, um dos melhores atletas da última LDB, e os jogadores Felipe Ranieri e Ricardo Bampa, autores de cestas decisivas na final diante do Bauru.
Por outro lado, o técnico Paulo Chupeta tem os reforços dos pivôs Feliz, que se destacou na última LDB pelo Brasília, e Douglas, que atuava na Espanha. Sem contar que o treinador acredita e confia demais no trabalho de seu capitão, o armador Gegê. Segundo ele, Gegê tem uma voz muito ativa entre os jogadores e faz a diferença nos momentos decisivos.
“O Gegê é um menino que vi crescer no basquete e é um atleta extremamente focado. Essa ascensão dele no adulto, fez com que ele crescesse muito não só como jogador mas como homem também. É muito importante para o grupo contar com um jogador como ele”, disse o treinador.

Segundo o treinador, Gegê é uma peça fundamental para o elenco do Flamengo (Bruno Spada/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca