HOJE
Foco no próximo!
Por Liga Nacional de Basquete
Após primeiro tempo ruim, Seleção Brasileira tem ótimo desempenho no segundo tempo diante da Lituânia e ganha moral para sequência nos Jogos Olímpicos
Em um primeiro tempo muito superior da seleção lituana, o Brasil foi ao intervalo com 29 pontos desvantagem em sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Durante toda a preparação para a competição, o elenco brasileiro jamais tinha enfrentado tamanha adversidade e qualquer esperança positiva parecia ter sido adiada para o próximo confronto. Entretanto, a resposta observada pelo torcedor nos 20 minutos finais agradou.
Com outra cara, a Seleção Brasileira melhorou muito na defesa, encontrou seu melhor basquete e chegou a ter possibilidade real de vencer um jogo praticamente perdido. Com Raulzinho muito bem durante quase todo segundo tempo, Leandrinho forçando infiltrações e faltas lituanas, e um bom aproveitamento no garrafão, o Brasil chegou a cortar a desvantagem para quatro pontos, a menos de dois minutos do fim da partida.
Infelizmente, a Seleção Brasileira não conseguiu manter o bom aproveitamento em alguns ataques decisivos e acabou derrotada, por 82 a 76. Porém, a reação demonstrada em todo segundo tempo de partida, deixa para o torcedor a esperança de que o Brasil consiga reagir nos próximos confrontos e tenha melhores resultados na sequência da caminhada olímpica.
“Como disse o Rubén (Magnano), foi uma derrota com gosto de vitória. É um aprendizado muito grande. Para atingir sucesso tem que errar. Não queríamos ter errado, mas erramos no tempo certo. É tratar com uma medicina mais forte para não machucar novamente”, disse o pivô Nenê, peça fundamental para a reação brasileira.
Destaque para as boas atuações individuais de: Leandrinho, cestinha da partida com 21 pontos, além de duas assistências e 61,5% de aproveitamento nos arremessos de 2 pontos; Raulzinho, que anotou 14 pontos, pegou três rebotes e distribuiu duas assistências; e Nenê, que fez 11 pontos, pegou oito rebotes e também contribuiu com duas assistências.
A próxima adversária da Seleção Brasileira é outra parada complicada. A atual campeã europeia Espanha, medalha de prata nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, tem o desfalque do pivô Marc Gasol, mas conta com um elenco repleto de jogadores experientes e vencedores. O segundo jogo do Brasil no Rio de Janeiro será na terça-feira (09/08), no mesmo horário, 14h15 (de Brasília), novamente na Arena Carioca 1.