HOJE
“Foi uma experiência maravilhosa”
Por Liga Nacional de Basquete
Antes de retornar para a NBA, Leandrinho falou um pouco sobre sua volta ao basquete brasileiro defendendo as cores do Flamengo. Confira entrevista exclusiva
Com a sensação de dever cumprido, e com o coração apertado. É com este sentimento que Leandrinho se despede do Brasil e da equipe do Flamengo, para retornar à NBA, onde defende o Toronto Raptors.
Foram pouco mais de três meses vestindo o uniforme rubro-negro em que todos os objetivos foram cumpridos. O ala/armador deixa o time carioca na liderança do NBB e com vaga assegurada na fase final da Liga Sul-Americana, além de ter conquistado o heptacampeonato estadual.
No Brasil, Leandrinho pode ver de perto um basquete transformado e com muitas mudanças em relação àquele que deixou há oito anos, quando embarcou para a liga norte-americana. Satisfeito, deixou as portas aberta para, quem sabe em breve, voltar a desfilar seu jogo em quadras nacionais. Confira o bate-papo exclusivo:
- O fim do locaute da NBA
No dia em que a notícia saiu, eu estava dormindo e a Samara, minha esposa, me ligou do cabeleireiro, chorando, e me contou. É claro que todos ficaram tristes, mas faz parte. É a minha profissão e minha família sempre me apoiou.
- Passagem pelo Flamengo
Sem dúvida o que mais me marcou foi a torcida. O Flamengo tem torcedores apaixonados, que estão presente em todos os lugares onde o time joga. Fiquei muito impressionado e feliz em encontrar rubro-negros por todas as cidades que passamos. E eles me receberam de braços abertos, me senti em casa. Aliás, todo o time e a diretoria do clube me receberam muito bem. Só tenho a agradecer.
- Jogar novamente no país
Foi uma experiência maravilhosa para a minha carreira e para minha vida pessoal. Me senti um juvenil, como se estivesse começando a carreira agora. Foi um renascimento.
- Evolução do basquete nacional
O basquete brasileiro mudou muito, evoluiu. Hoje, a Liga está muito mais profissional, com times reforçados e com jogadores renomados, e com uma grande preocupação com a estrutura. E agora, com a classificação da seleção para as Olimpíadas de Londres, a tendência é que evolua ainda mais.
- Inovações no NBB
Acho muito válido que a LNB tenha essas preocupações. Isso só mostra o quanto o basquete brasileiro está crescendo. A palestra sobre arbitragem, por exemplo, foi muito importante para que os atletas pudessem tirar suas dúvidas e ficar sabendo sobre novas regras, etc. E também mostrou que a LNB está preocupada em elevar o nível da arbitragem nacional.
- Retorno para os playoffs do NBB
Primeiro temos que ver como vai ser a temporada do Toronto Raptors. Mas é claro que tenho vontade de voltar e acredito que a diretoria do Flamengo vai fazer de tudo para viabilizar a minha volta. Meu coração é do Flamengo agora.
- Volta em definitivo
Eu prefiro sempre pensar no presente. Agora, tenho contrato com o Toronto e vou cumprir todos os meus compromissos com o time. Quando o contrato chegar ao fim, aí vamos pensar no que vai ser. Mas uma coisa é certa: quero encerrar minha carreira no Brasil.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
