#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Foi show

17-04-2018 | 04:10
Por Marcel Pedroza

Mais de sete mil pessoas, linda festa e vitória dramática: torcida do Solar Cearense faz Ginásio Paulo Sarasate “pulsar” mais uma vez no Jogo 1 das Quartas

Ginásio Paulo Sarasate voltou a receber ótimo público e teve atmosfera fantástica na vitória do Solar Cearense no Jogo 1 das quartas (Stephan Eilert/Divulgação)

Foi uma linda festa, mais uma vez. Com 7.220 pessoas nas arquibancadas, o Ginásio Paulo Sarasate “pulsou” e foi palco de um verdadeiro show nesta terça-feira. Durante toda a partida o que se viu foi uma energia contagiante e a vitória dramática do Solar Cearense sobre o Paulistano/Corpore, no Jogo 1 da série quartas de final, foi o desfecho perfeito para uma noite histórica no NBB CAIXA.

Sempre muito barulhenta, a torcida cearense “jogou junto” com o time a todo o momento. Aplausos inclusive em erros dos atletas, gritos atenuantes de “defesa, defesa, defesa” e até mesmo silêncio completo nos lances livres batidos pela equipe foram alguns dos ingredientes que transformaram o Ginásio Paulo Sarasate em um grande caldeirão.

Além de torcer energicamente, o povo cearense também se diverte bastante nos jogos do Solar Cearense e nesta terça não foi diferente. O momento auge aconteceu no intervalo quando o garoto João Victor foi ao centro da quadra e dançou ao lado do mascote do Carcará. Flagrado dançando no Jogo 1 das oitavas, o pequeno torcedor virou uma espécie de amuleto da equipe com a coreografia da música “Pelados em Santos”, do Mamonas Assassinas.

Pelo segundo jogo seguido com o ginásio lotado, o Solar Cearense colocou mais uma recorde na conta e agora detém os dois maiores público desta temporada do NBB CAIXA. Os 7.220 presentes representam a segunda maior marca, atrás apenas dos 8.115 torcedores que acompanharam a histórica classificação da equipe no Jogo 4 das oitavas diante do EC Pinheiros.

“O sentimento que move o Solar Cearense é o amor. Em um lugar que até pouco tempo atrás não havia basquete, termos novamente um público e uma festa linda como essa é muito emocionante para nós”, disse o técnico Alberto Bial.

“É impressionante a emoção com que eles torcem. O barato do esporte é realmente levar emoção pro público e é isso que está acontecendo. Então só posso dizer que meu coração transborda de amor para o povo do Ceará”, completou Bial.

O público desta terça também representa o segundo maior de um jogo de quartas de final da história do NBB CAIXA. E advinha só de quem é o primeiro? Sim, do Solar Cearense. No Jogo 3 diante do Mogi, na temporada 2014/2015, o Ginásio Paulo Sarasate teve a presença de 9.304 pessoas. Só que naquela oportunidade, a equipe acabou derrotada e depois viu o Mogi fechar a série em 3 a 1 em casa.

Outro grande público já visto no Sarasate foi no Jogo 5 das oitavas de final da temporada 2012/2013. Em sua estreia no NBB CAIXA, o Basquete Cearense levou 10.029 pessoas para a partida decisiva diante do mesmo Paulistano, marca que corresponde ao 14º maior público da história da competição, atrás apenas de jogos do Flamengo na HSBC Arena e do Brasília no Nilson Nelson. No entanto, daquela vez, o time paulista levou a melhor e frustou a festa cearense.

“Já tivemos algumas grandes decepções com o Sarasate lotado em anos anteriores, mas agora chegou a hora de retribuirmos todo esse carinho que a gente recebe dos torcedores. A classificação nas oitavas foi histórica e agora essa vitória é mais um presente para essa torcida maravilhosa”, disse Sualisson, cestinha da equipe na partida desta terça, com 18 pontos.

“É um privilégio para nós poder jogar para uma torcida tão apaixonada como essa. É de arrepiar. Vamos lutar e dar o sangue até o fim para dar alegria a essa torcida. Queremos que eles lotem cada vez mais e nos apoiem sempre”, completou o jogador, que está no Solar Cearense desde 2013.

Após a expressiva vitória sobre o vice-líder da fase de classificação, os jogadores puderam devolver um pouco do carinho aos torcedores, seja com selfies, autógrafos ou até mesmo um rápido bate-papo dentro da quadra.

Vivendo sua melhor temporada como mandante – foram 11 vitórias em 14 jogos na fase de classificação e nos playoffs são dois triunfos em três jogos –, o Solar Cearense vive uma grande lua de mel com sua torcida e não há como negar. O Ginásio Paulo Sarasate já é um dos palcos mais históricos do NBB CAIXA.

Já virou rotina: torcida do Basquete Cearense fez uma linda festa nas arquibancadas do Sarasate (Stephan Eilert/Divulgação)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.