#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fôlego de campeão

15-04-2015 | 03:10
Por Liga Nacional de Basquete

Mesmo carregando desgaste da temporada anterior, Flamengo se supera na 1ª fase, chega mais uma vez ao G-4 e entra nos playoffs como forte candidato ao título do NBB

Campeão do mundo em 2014, Flamengo superou o desgaste e fez uma bela fase de classificação no NBB 7 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Campeão do mundo em 2014, Flamengo superou o desgaste e fez uma bela fase de classificação no NBB 7 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Atual bicampeão do NBB, o Flamengo entrou na edição 2014/2015 da competição vindo de uma temporada repleta de conquistas, com direito a títulos da Liga das Américas e Copa Intercontinental. No segundo semestre de 2014, a equipe carioca ainda disputou três jogos na pré-temporada da NBA, o que os deu um reconhecimento e status ainda mais forte tanto nacional como internacionalmente.

Em contrapartida, o cansaço apareceu, mas mesmo com o desgaste de uma árdua maratona na temporada anterior, o clube da Gávea conseguiu manter o alto nível e fazer mais uma grande fase de classificação no NBB. Com campanha de 23 vitórias nos 30 primeiros jogos (76,7% de aproveitamento), o esquadrão rubro-negro terminou a primeira fase na terceira posição e se tornou o único time a nunca ficar de fora do G-4 em toda a história do campeonato.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

“Desde o início a gente sabia que teria uma rotina meio pesada. Tivemos que chegar no começo da temporada com o compromisso mais importante da história do clube, um dos mais do basquete brasileiro, que foi a Copa Intercontinental. Tínhamos pouco tempo de preparação, abdicamos de uma melhor pré-temporada para poder nos preparar para os jogos contra o Maccabi, felizmente deu certo e fomos campeões”, disse o técnico José Neto.

“Da mesma forma sabíamos que poderíamos pagar um preço por isso, mas também tínhamos consciência de que poderíamos recuperar isso depois e chegar forte nos playoffs. Nos preparamos para isso, tivemos os jogos na NBA, jogamos a Liga das Américas e também não tivemos um bom início de NBB. Já não chegamos na final da Liga das Américas, por isso focamos 100% no NBB para chegar bem nas quartas de final”, concluiu o treinador do Flamengo.

Benite, do Flamengo

Na base da superação, Flamengo foi se acertando e terminou a fase de classificação do NBB 7 em 3º (Newton Nogueira/Divulgação)

Assim como o líder Paschoalotto/Bauru, o vice Winner/Limeira e o quarto colocado Mogi das Cruzes/Helbor, o Flamengo garantiu sua vaga direta nas quartas de final do NBB 7 e com isso o direito de “descansar” enquanto as equipes de 5º ao 12º lugar na fase de classificação disputam as oitavas de final. Mas agora, após breve período de folga, os cariocas voltaram à ativa, tendo apenas um objetivo em mente: ser campeão do NBB pela terceira vez seguida.

“Cada playoff é uma história. Nessa temporada tivemos que correr atrás, pois não tivemos um início bom, mas sabíamos de que poderíamos chegar forte nos playoffs. Agora não tivemos bem um ‘descanso’, mas sim um período de treinamento que não tivemos antes, com um ritmo e uma maneira mais sólida. O NBB mostrou que esse ano não tem favoritismo. Vimos Limeira e Bauru, que foram mais regulares até agora, mas o campeonato é decidido no playoff e estamos preparados para chegar o mais longe que der e, se possível, a mais um título”, apontou Neto.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa dos playoffs da temporada 2014/2015 do NBB

Herrmann, do Flamengo

Experiência dos atletas, como Herrmann, é um dos triunfo do Flamengo para defender o título do NBB (Ricardo Bufolin/ECP)

Agora com um “novo campeonato” se iniciando, o Flamengo tem como carta na manga algo valioso, que poucos times têm: a experiência. Acostumado a decisões, o elenco comandado pelo técnico José Neto pode se sobressair nos playoffs do NBB por ser praticamente idêntico ao que venceu todas as competições disputadas na temporada passada – Carioca, Liga das Américas, NBB e Copa Intercontinental.

Marquinhos, Marcelinho, Benite, Olivinha, Laprovittola, Meyinsse, Felício, Gegê, Chupeta e Daniel estiveram presentes nas conquistas da Liga das Américas e do NBB 6, assim como na subida rubro-negra ao topo do mundo através do título da Copa Intercontinental contra o campeão da Europa, Maccabi Tel-Aviv (ISR), quando o clube da Gávea ainda teve o experiente argentino Walter Herrmann, campeão olímpico em 2004, como reforço.

“Essa experiência no elenco nos ajudará muito e pode contribuir em muitos momentos importantes nos playoffs, onde os detalhes fazem toda a diferença. É uma hora em que poderemos usar o que fizemos anteriormente para um benefício maior. Mas o que fizemos antes não nos credencia a nada agora, temos que brigar tudo de novo. A experiência pode nos ajudar por já termos vivido momentos como esse, mas agora é outra briga e estamos focados no nosso objetivo”, destacou José Neto.

Descartando o rótulo de favorito ou adversário a ser batido na atual temporada, o técnico do Flamengo apontou a qualidade dos quatro primeiros colocados na fase de classificação, mas quando se trata de playoffs, todas as equipes aparecem com chances reais de irem às semifinais. O adversário dos atuais bicampeões do NBB será o São José/Unimed (11º), que venceu a série oitavas de final contra o Paulistano (6º), por 3 a 1.

“Os quatro primeiros mostraram uma regularidade maior, mas quem sai das oitavas vem muito forte e com totais condições de brigar com os quatro de cima. A expectativa é de um playoff quartas de final muito duro, assim como está sendo nas oitavas. Tivemos Bauru com muita regularidade na primeira fase, mas agora é a hora que vale. O adversário a ser batido é sempre o próximo adversário, então vamos nos concentrar 100% para conseguir o melhor resultado possível”, disse Neto.

Marcelinho Machado e Marquinhos, do Flamengo

Acostumado a decisões, Flamengo, dos alas Marquinhos e Marcelinho, é um dos fortes candidatos ao título do NBB 7 (Gilvaz de Souza/Fla Imagem)