HOJE
Força, Brasil…
Por Liga Nacional de Basquete
Com segundo tempo ruim, Seleção Brasileira é derrotada pela Sérvia e é eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo de Basquete

Seleção Brasileira pecou no segundo tempo e foi eliminada da Copa do Mundo 2014 pela Sérvia (FIBA/Divulgação)
Voltando a disputar uma série quartas de final de Copa do Mundo depois de 12 anos, a Seleção Brasileira entrou em quadra, nesta quarta-feira, na briga por vaga na semifinal diante da Sérvia. No Palacio de los Deportes de la Comunidad, em Madri (ESP), os comandados de Rubén Magnano foram derrotados pelos sérvios, por 84 a 56, e encerraram sua participação no Mundial da Espanha.
Com a derrota da anfitriã e favorita Espanha para a França no outro duelo quartas de final, pelo placar de 65 a 52, o selecionado verde-amarelo terminou o Mundial com na sexta posição, a melhor colocação brasileira em Campeonatos Mundiais nos últimos 24 anos.
Para sair de quadra com a vitória, a Sérvia se aproveitou dos sucessivos erros do Brasil na volta dos vestiários e realizou um segundo tempo quase perfeito, onde venceu o terceiro período por 29 a 12 e o último, quando já tinha 22 pontos de frente, por 18 a 12, repetindo o que havia acontecido no confronto do Grupo A fase de classificação entre as duas equipes, em que a Seleção também sofreu um “apagão” no terceiro quarto, mas, naquela ocasião, se recuperou e venceu, por 81 a 73.
“Nossa participação na Copa do Mundo da Espanha foi maravilhosa, mas não merecíamos perder por 28 pontos de diferença e ser eliminado. É uma derrota que dói muito, é difícil de acreditar. Méritos para a Sérvia que fez um bom trabalho defensivo e ofensivo. Além disso, tivemos um apagão no terceiro período e não conseguimos anular o Teodosic”, disse o ala Leandrinho Barbosa.
Como bem disse Leandrinho, o principal destaque do confronto ficou por conta do “maestro” armador Milos Teodosic, responsável por 23 pontos e quatro assistências. Quem também teve atuação importante para o triunfo da seleção europeia foi o ala Bogdan Bogdanovic, que anotou 12 pontos e seis rebotes.
Pelo lado brasileiro, os maiores pontuadores foram o ala Marquinhos, autor de 12 pontos, mesma pontuação do ala/pivô Anderson Varejão, que ainda apanhou nove rebotes e ficou bem próximo de um duplo-duplo. Com quatro pontos e nove assistências, o armador Marcelinho Huertas também apareceu bem para o Brasil.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
“Jogamos bem os dois primeiros períodos e no segundo tempo só jogou a Sérvia. Tivemos um momento emocional terrível no terceiro quarto e não conseguimos mais entrar no jogo. A equipe não merecia isso por tudo que vinha fazendo no campeonato. Não é um fracasso terminar em quinto lugar no Mundial e sendo eliminado por um adversário que vencemos na primeira fase. Escapamos uma chance real de medalha. Essa situação é muito triste. Tenho certeza que nenhum jogador está feliz”, analisou o técnico Rubén Magnano.

Com 23 pontos, o armador Milos Teodosic (à esq.) foi “o cara” da Sérvia no triunfo sobre o Brasil (FIBA/Divulgação)
O início do confronto foi “lá e cá” e as duas seleções alternaram por diversas vezes na liderança do placar. A partir dos cinco minutos de jogo, a Sérvia tomou as rédeas da partida e chegou a ficar cinco pontos na frente (14 a 9). O Brasil até conseguiu se recuperar, porém, a diferença ao final do primeiro período foi de quatro tentos em favor dos europeus (21 a 17).
Já no segundo quarto, a Seleção Brasileira voltou com uma postura diferente e afim de mudar a história do duelo. Com duas bolas de 3 pontos seguidas do ala Alex Garcia, o time verde-amarelo passou à frente, por 23 a 21. Porém, logo em seguida, os sérvios se reergueram no confronto, fizeram oito pontos seguidos e retomaram a ponta do placar (29 a 23).
Mas, assim como anteriormente, o Brasil voltou a imprimir uma boa sequência de pontos, fez novamente 8 a 0 e ficou em vantagem por três pontos (32 a 29). No entanto, a seleção do Leste Europeu fez os mesmos 8 a 0 nos três minutos finais da segunda etapa e foram para os vestiários com cinco pontos de frente (37 a 32).
Os sérvios voltaram do intervalo a todo vapor e abriram logo nove tentos de vantagem (41 a 32). Para piorar a situação brasileira, a arbitragem assinalou duas faltas técnicas para os adversários, o que forneceu uma série de lances livres e deixou a Sérvia com 17 pontos de vantagem (53 a 36).
Além de ter uma diferença grande para ser tirada, o Brasil abusou nos erros defensivos e ofensivos e, desta forma, a seleção europeia se aproveitou da falta de efetividade brasileira e chegou a abrir largos 23 pontos de vantagem. A Sérvia venceu o terceiro quarto por 29 a 12 e caminhou para os dez minutos finais na frente, por 66 a 44.

Anderson Varejão foi um dos destaques do Brasil neste Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Na etapa final, não teve jeito. A Seleção Brasileira lutou, mas seguiu tropeçando nos próprios erros e viu a vantagem sérvia chegar à casa dos 30 pontos (75 a 46), diferença que perdurou até o final da partida, que terminou com o placar de 84 a 56.
“Nós trabalhamos muito, demos duro. Esse grupo mostrou que tinha condições de brigar por uma medalha. Nos Jogos Olímpicos de 2016 vamos estar mais fortes e buscar o pódio”, completou Leandrinho.
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na na Copa do Mundo de Basquete:
– Primeira fase (Grupo A)
Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
Brasil 63 x 82 Espanha
Brasil 81 x 73 Sérvia
Brasil 128 x 65 Egito
– Oitavas de final
Brasil 85 x 65 Argentina
– Quartas de final
Brasil 56 x 84 Sérvia
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca