
22/04
28/04
29/04
HOJE

Força de campeão


Ginásio da ASCEB
Em casa, Brasília mostra poder de decisão e interrompe sequência vitoriosa da Liga Sorocabana
Por Liga Nacional de Basquete


Depois de três quartos alternando bons e maus momentos, o Uniceub/BRB/Brasília mostrou sua força na última parcial e acabou com a sequência de vitórias da Liga Sorocabana. Nesta segunda-feira, atuando em seus domínios, os tricampeões do NBB venceram o time paulista, por 86 a 75, em partida adiada da sexta rodada da competição.
Para sair vencedor no confronto disputado Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), a equipe candanga teve um bom desempenho no quarto – vencido por 21 a 13 -, conquistou seu 10º triunfo em 14 jogos no campeonato (71,4% de aproveitamento) e se manteve no terceiro lugar do campeonato.
Além disso, os brasilienses precisaram superar as boas atuações dos norte-americanos do time sorocabano, Desmond Holloway e Kenny Dawkins, que anotaram 28 e 21 pontos, respectivamente. Depois de ter sua sequência de cinco resultados positivos seguidos interrompida, a equipe de Sorocaba segue na 11ª colocação, com sete triunfos e oito derrotas (46,6% de aproveitamento).
[galeria id=”33995″]
O esquadrão da capital federal, que não pôde contar com Nezinho (suspenso), Paulão Prestes e Eric Tatu (ambos não estavam inscritos na data original da partida), teve nos experientes Guilherme Giovannoni e Alex Garcia seus destaques na partida. O ala/pivô somou seu quinto duplo-duplo na temporada, com 20 pontos e 13 rebotes, enquanto que o ala/armador somou 22 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
“O jogo foi bem disputado nos dois quartos iniciais, mas conseguimos abrir vantagem no segundo tempo e garantimos uma vitória importante, já que teremos uma sequencia de partidas em casa e precisamos somar pontos. Este resultado positivo nos mantém na luta pelas primeiras colocações”, disse Giovannoni.
A partida começou equilibrada, com as duas equipes mostrando um bom aproveitamento nos arremessos. Alex, do lado dos anfitriões, e Holloway, pelo time de Sorocaba, comandaram as ações ofensivas dos dez minutos iniciais de jogo. No final da primeira parcial, os cangandos conseguiram se desgarrar e abriram boa vantagem no placar. Com cestas dos jovens Isaac e Ronald, ambos vindos do banco de reservas, a equipe da casa fechou o período na frente, pelo placar de 23 a 16.
Com cinco pontos seguidos de Alex, Brasília abriu sua maior vantagem na partida até então (28 a 16). Porém, Holloway tratou de responder à altura e converteu uma jogada de quatro pontos. O norte-americano acertou um arremesso de longa distância, sofreu falta e converteu o arremesso de bonificação. A reação dos visitantes seguiu, e após conquistar uma sequência de oito a zero, a equipe paulista, graças a uma atuação inspirada de Holloway, cortou a diferença dos brasilienses para apenas dois pontos (32 a 30).
Apesar de o esquadrão da capital federal ter voltado a abrir boa vantagem no placar, a Liga Sorocabana mostrou estar ligada e voltou a encostar. Desta vez, quem comandou a boa sequência dos comandados de Rinaldo Rodrigues foi o outro norte-americano do time, Kenny Dawkins. O armador anotou nada menos do que oito pontos no minuto final da parcial, com direito a duas bolas de três pontos, e o confronto chegou ao intervalo com os atuais tricampeões do NBB na frente pela diferença mínima: 47 a 46.
Na volta dos vestiários, quem roubou a cena foi Isaac. O jovem ala brasiliense anotou seis tentos seguidos e ajudou a equipe a colocar 58 a 52 de frente no placar. Novamente, os sorocabanos não se abalaram e seguiram atuando de maneira tranquila no Ginásio da Asceb. Sempre liderada por sua dupla de norte-americanos, a equipe paulista se aproximou da liderança do placar. Depois de um final de quarto movimentado, os times se encaminharam para o período decisivo com os candangos em vantagem, por 65 a 62.
Logo no início da parcial final, a equipe dirigida pelo técnico José Vidal mostrou porque é a atual tricampeã do NBB. Com uma rápida sequência de 11 a 5, Brasília ampliou a diferença a favor, graças a boas jogadas da dupla Alex e Giovannoni. Sem deixar com que os sorocabanos tivessem facilidade para pontuar, o time local aproveitou os seguidos erros dos rivais para construir seu triunfo com tranquilidade, para alegria da torcida brasiliense.