HOJE
Força na ala
Por Liga Nacional de Basquete
Com passagem pela Seleção Brasileira no último mês, ala Jhonatan, ex-Franca, é o mais novo reforço do Palmeiras para temporada 2014/2015

Jhonatan defendeu o Franca nas duas últimas temporadas (Newton Nogueira/Divulgação)
Jhonatan Luz é o novo reforço do Palmeiras/Meltex para o restante da temporada 2014/2015. Com passagem pela Seleção Brasileira no último mês, o ala, de 27 anos, deixou o Vivo/Franca na semana passada e logo acertou sua ida ao clube alviverde. O atleta já se junta ao elenco palmeirense no treino da tarde desta sexta-feira.
“Estou muito feliz e minha expectativa é muito boa. O Palmeiras tem muita torcida, tradição. É uma parceria que tem tudo para dar certo. O time foi reformulado neste ano e estou confiante que podemos fazer uma boa temporada”, comentou Jhonatan.
Como realizou o período de pré-temporada no antigo clube, ele já estará à disposição para estrear neste sábado (16/08), contra o Mogi das Cruzes/Helbor, às 18h, no Ginásio Palestra Italia.
Nascido em Osasco (SP), Jhonatan iniciou sua trajetória no basquete no Espéria (SP), porém, viu sua carreira decolar ao se transferir para o Paulistano, ainda na categorias juvenil, quando teve suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira Principal, na época dirigida pelo seu ex-treinador Lula Ferreira.
Após despontar no clube da capital paulista, o atleta, de 1,98m de altura, foi para o basquete espanhol, onde defendeu dois clubes, o Clínicas Rincón Axquía e o Rayet Guadalajara. Em 2009, retornou ao Brasil para jogar o NBB2 pelo Araraquara. Depois, atuou pelo Limeira por duas temporadas, antes de desembarcar no Franca para o NBB5.
Já na sexta edição do maior campeonato do basquete brasileiro, Jhonatan, um dos mais experientes do jovem elenco francano, disputou 41 partidas e somou médias de 10,7 e 3,8 rebotes por jogo.
Suas boas atuações ao longo dos anos chamaram a atenção do técnico Rubén Magnano, que o convocou para a lista inicial de 16 da Seleção Brasileira que disputou o 46º Campeonato Sul-Americano, na Venezuela. Agora jogador do Palmeiras, Jhonatan espera ter visibilidade para continuar sendo lembrado pelo treinador do selecionado verde-amarelo.
“A melhor coisa que tem é jogar com a torcida empurrando. Sempre procurei atuar em clubes que tinham torcida, porque nos dá um ânimo a mais. Sou de São Paulo e estarei jogando em casa. A visibilidade do Palmeiras é muito grande, isso também pode me ajudar no futuro pensando em Seleção Brasileira”, finalizou o Jhonatan.

Jhonatan foi um dos 16 convocados por Magnano para o Sul-Americano da Venezuela (William Lucas/Inovafoto)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca