#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Força na tábua

24-01-2013 | 09:57
Por Liga Nacional de Basquete

Equipes com maiores médias de rebotes do NBB, Flamengo e Paulistano se enfrentam nesta quinta; cariocas buscam 15ª vitória seguida

 

Olivinha, do Flamengo, e Toyloy, do Paulistano, farão um bom duelo no garrafão (Montagem/LNB)

Os dois garrafões mais eficientes nos rebotes irão se encontrar nesta quinta-feira. Equipes com maior média no fundamento, Flamengo e Paulistano/Unimed medirão forças, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas (de Brasília), em confronto válido pela 17ª rodada do NBB.

Até o momento, paulistas e cariocas somam médias de 36,07 e 34,14 rebotes por jogos e se encontram na liderança e vice-liderança do ranking do fundamento, respectivamente. Pelo lado do time comandado por Gustavo De Conti, o destaque individual fica por conta do norte-americano Steven Toyloy, que apanha 6,8 rebotes por partida, enquanto que do lado do esquadrão rubro-negro, o principal nome é Olivinha, líder do fundamento na atual temporada, com média de 9,6 por confronto.

“Estou vivendo um bom momento, mas eu tenho que compartilhar esta conquista com meus companheiros de equipe. O que importa para o time do Flamengo é o coletivo. Se eu estou bem nos rebotes, tenho que agradecer a todos que me ajudam dentro de quadra para o time funcionar bem. Fico muito feliz de liderar o fundamento mais uma vez nesta competição e espero que eu consiga me manter nessa posição até o final’, disse Olivinha.

Em sua última partida, diante do Icatu/Minas o Flamengo pegou 17 rebotes ofensivos, 11 deles do pivô Caio Torres, que estabeleceu um novo recorde na atual temporada do NBB. Porém, os paulistas também se destacam no fundamento, já que o ala Alex, com 40 rebotes de ataque, é o vice-líder no ranking do campeonato, com um a menos que o líder Felipe, do SKY/Basquete Cearense.

Caso saia vencedor no duelo dos garrafões mais consistentes da competição, a equipe do Rio de Janeiro alcançará sua 15ª vitória consecutiva, estenderá seu início arrasador e ampliará sua vantagem na liderança da competição. Além disso, os cariocas se aproximarão do recorde absoluto de vitórias na história da primeira fase do NBB. A marca pertence ao próprio Flamengo, que na temporada 2008/2009 triunfou em 17 partidas consecutivas.

Do outro lado, o clube da capital paulista busca se reabilitar na temporada. Depois de um bom começo, o Paulistano caiu de produção e foi derrotado em sete de seus últimos nove jogos. Atualmente, a equipe ocupa a nona colocação, com oito triunfos em 15 confrontos disputados (53,3% de aproveitamento). Para o confronto, a equipe não poderá contar com o ala/armador Manteguinha, seu principal cestinha no campeonato, que segue com uma lesão nas costas.

Em todo o histórico do duelo na história do NBB, os paulistas nunca saíram vencedores em partidas realizadas em solo carioca. A única vitória do clube de São Paulo sobre o time rubro-negro aconteceu na temporada passada, em São Paulo, em partida válida pelo segundo turno da temporada 2011/2012. Ao todo, os cariocas somam sete vitórias diante dos rivais desta quinta-feira.

Muñoz é um velho conhecido do público brasileiro (Gilson Borba/Divulgação)

O jogo desta quinta-feira marcará a estreia de jogadores estrangeiros em ambas as equipes. Pelo lado do Flamengo, a novidade será o ala paraguaio Bruno Zanotti. Enquanto isso, o Paulistano contará com os serviços do armador Joel Muñoz, do Panamá, pela primeira vez. Os dois jogadores tiveram suas documentações regularizadas e estão liberados para atuar.

Zanotti, que acumula passagens por clubes da Argentina e Uruguai, atua pela primeira vez por uma equipe do Brasil. Por outro lado, Muñoz, de 32 anos, irá para sua terceira temporada no NBB. O armador jogou as edições 2009/2010 e 2010/2011 pelo Vitória Basquete

Agora, com os dois atletas, a atual temporada da competição chega a 41 jogadores internacionais inscritos, de dez nacionalidades diferentes. Sendo assim, o NBB tem um novo recorde de estrangeiros em uma só edição na sua história.