HOJE
Eficiência do perímetro
Por Marcius Azevedo
Fortaleza B.C./CFO tem melhor desempenho nas bolas de 3 pontos no último quarto para superar o Coop/São José Basketball no primeiro jogo dos playoffs das oitavas de final
Em um jogo bastante equilibrado, o aproveitamento do perímetro no último quarto foi determinante para o Fortaleza B.C./CFO derrotar o Coop/São José Basketball por 73 a 70, neste domingo, no ginásio Linneu de Moura, e abrir 1 a 0 na série melhor de três pelas oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24.
Na parcial derradeira, o Fortaleza foi mais efetivo nos arremessos de 3 pontos, convertendo 4/7, um aproveitamento de 57,1%. São José acertou 3/11 (27,3%).
“Sabíamos que seria um jogo muito difícil. No começo do jogo, nós deixamos eles livres para algumas decisões e arremessos. Conseguimos corrigir isso no segundo tempo e tivemos sangue frio nos momentos decisivos para encaixar algumas bolas”, afirmou Eddy Carvalho, do Fortaleza, que terminou o jogo com 13 pontos e quatro rebotes.
Os jogadores do São José fizeram o mesmo diagnóstico. “Não tivemos efetividade nos arremessos de três pontos. Em um jogo equilibrado, é difícil vencer sem um bom aproveitamento”, disse o venezuelano Chourio. “A derrota passou pelo nosso baixo aproveitamento. Se duas bolas dessas que chutamos livres caíssem, tínhamos ganho o jogo”, completou o argentino Diego Figueredo.
O técnico Sebastián Figueredo concordou com os seus atletas. “Sabíamos que seria um jogo parelho. O nosso aproveitamento foi muito ruim e perdemos o jogo. Simples assim. Para ganhar precisa matar bola. Contra uma defesa zona sempre sobra alguém livre, mas esse jogador precisa acertar o arremesso”, afirmou o argentino, que, além do desempenho da equipe nas bolas de 3 pontos (6/28 no jogo), citou também o aproveitamento ruim no lance livre. “Foram 14 de 25 (56%), é muito pouco.”
Apesar da vantagem do Fortaleza, as duas equipes sabem que não tem nada decidido. O segundo jogo da série de oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA está agendado para sábado (27/04), no CFO, em Fortaleza, às 16h, com transmissão do NBB BasquetPass.
“Ganhar o primeiro jogo em uma série de playoffs é sempre muito importante. Isso dá muita confiança, mas temos os pés no chão. São José é uma equipe dificílima. Só passa quem ganha dois jogos. Agora temos chance de jogar na nossa casa, ao lado do nosso torcedor, espero que eles possam lotar o CFO, quero 10, 15 mil pessoas para apoiar essa equipe que lutou tanto nesta temporada”, afirmou o Flávio Espiga.
Para Diego Figueredo, São José tem condições de mudar o rumo da série. “Agora vamos jogar com mais pressão porque pode ser o fim da temporada para nós. Será o nosso jogo mais importante até o momento”, afirmou o armador. “A melhor coisa agora é esquecer esse jogo, já passou. Estamos vivos e vamos lutar até o último segundo.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.