HOJE
Eficiência do perímetro
Por Marcius Azevedo
Fortaleza B.C./CFO tem melhor desempenho nas bolas de 3 pontos no último quarto para superar o Coop/São José Basketball no primeiro jogo dos playoffs das oitavas de final
Em um jogo bastante equilibrado, o aproveitamento do perímetro no último quarto foi determinante para o Fortaleza B.C./CFO derrotar o Coop/São José Basketball por 73 a 70, neste domingo, no ginásio Linneu de Moura, e abrir 1 a 0 na série melhor de três pelas oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24.

Aproveitamento do perímetro no último quarto decidiu o vencedor em São José. Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ
Na parcial derradeira, o Fortaleza foi mais efetivo nos arremessos de 3 pontos, convertendo 4/7, um aproveitamento de 57,1%. São José acertou 3/11 (27,3%).
“Sabíamos que seria um jogo muito difícil. No começo do jogo, nós deixamos eles livres para algumas decisões e arremessos. Conseguimos corrigir isso no segundo tempo e tivemos sangue frio nos momentos decisivos para encaixar algumas bolas”, afirmou Eddy Carvalho, do Fortaleza, que terminou o jogo com 13 pontos e quatro rebotes.
Os jogadores do São José fizeram o mesmo diagnóstico. “Não tivemos efetividade nos arremessos de três pontos. Em um jogo equilibrado, é difícil vencer sem um bom aproveitamento”, disse o venezuelano Chourio. “A derrota passou pelo nosso baixo aproveitamento. Se duas bolas dessas que chutamos livres caíssem, tínhamos ganho o jogo”, completou o argentino Diego Figueredo.
O técnico Sebastián Figueredo concordou com os seus atletas. “Sabíamos que seria um jogo parelho. O nosso aproveitamento foi muito ruim e perdemos o jogo. Simples assim. Para ganhar precisa matar bola. Contra uma defesa zona sempre sobra alguém livre, mas esse jogador precisa acertar o arremesso”, afirmou o argentino, que, além do desempenho da equipe nas bolas de 3 pontos (6/28 no jogo), citou também o aproveitamento ruim no lance livre. “Foram 14 de 25 (56%), é muito pouco.”
Apesar da vantagem do Fortaleza, as duas equipes sabem que não tem nada decidido. O segundo jogo da série de oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA está agendado para sábado (27/04), no CFO, em Fortaleza, às 16h, com transmissão do NBB BasquetPass.
“Ganhar o primeiro jogo em uma série de playoffs é sempre muito importante. Isso dá muita confiança, mas temos os pés no chão. São José é uma equipe dificílima. Só passa quem ganha dois jogos. Agora temos chance de jogar na nossa casa, ao lado do nosso torcedor, espero que eles possam lotar o CFO, quero 10, 15 mil pessoas para apoiar essa equipe que lutou tanto nesta temporada”, afirmou o Flávio Espiga.
Para Diego Figueredo, São José tem condições de mudar o rumo da série. “Agora vamos jogar com mais pressão porque pode ser o fim da temporada para nós. Será o nosso jogo mais importante até o momento”, afirmou o armador. “A melhor coisa agora é esquecer esse jogo, já passou. Estamos vivos e vamos lutar até o último segundo.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca