HOJE
De cabeça erguida
Por Juvenal Dias
Após a eliminação para o Flamengo, presidente do Fortaleza B.C/CFO, Thális Braga, faz um balanço do time e já projeta a temporada 2024/25 para evoluir mais
O Fortaleza Basquete Cearense se despediu nesta quinta-feira (09/05) da temporada 2023/24 do NBB CAIXA, ao perder o terceiro jogo da série de quartas de final para o Flamengo. Com a oitava colocação na primeira fase e uma classificação pela segunda vez entre os times que foram para a Copa Super 8, o balanço final do Carcalaion foi positivo, de acordo com a avaliação de Thális Braga, presidente do Fortaleza B.C., do técnico Flávio Espiga e do ala Eddy.
O Carcalaion chamou a atenção por seu melhor começo de temporada na história do NBB CAIXA. Logo, deu para perceber que 2023/24 seria uma edição de momentos positivos para a time cearense, que finalizou o primeiro turno com a sétima colocação e uma vaga na Copa Super 8. Perdeu nas quartas para o Minas em sua segunda participação no torneio.
Com consistência, o Fortaleza B.C./CFO manteve-se na primeira parte da tabela do NBB CAIXA e classificou-se com a oitava colocação para os playoffs, com o direito de mando de quadra para decidir contra o Coop/São José Basketball. Passou para as quartas de final da principal competição após chegar pela última vez na temporada 2018/19. Fez três jogos contra o Flamengo, mas não resistiu à melhor campanha da primeira fase.
“Apesar de ser uma despedida, um fechamento de temporada, não temos motivos nenhum para estarmos tristes, de cabeça baixa. Pelo contrário, nosso time retornou às quartas de final do NBB CAIXA. Foi uma temporada de muito brio, muita entrega, de resultados que precisávamos para esse ano dentro do projeto. Acho que viramos a chave de crescimento da equipe e do projeto como um todo. O elenco foi montado de uma forma muito audaciosa, propusemos uma reformulação muito importante no elenco e o time mostrou resultado. Então, é só agradecer, a mensagem que fica é de continuar perseguindo esse crescimento desse projeto que ainda tem muito por alcançar. Nós podemos dizer que somos referência no Nordeste e podemos ser uma das grandes forças do basquete brasileiro. Já somos, mas queremos brigar ainda mais lá em cima”, analisou o presidente Thális Braga.
O dirigente também comentou das adversidades que o time passou e que a próxima temporada já começou para o Carcalaion: “Nós que competimos queremos sempre ganhar, mas temos que entender nossos limites e que têm adversários fortes. Esse time deu liga, passou por várias provações ao longo dessa temporada, especialmente com lesões, desde de pequenas lesões musculares ao problema do Salsamendi (Ligamento Cruzado). E conseguimos, o Espiga trabalhando com rotações diferentes e, mesmo assim os resultados vieram. A partir de amanhã já começa a temporada 2024/25 para nós, nós amamos muito esse projeto, fazemos com muito gosto, queremos entregar cada vez mais”. E finalizou com a música da torcida: “Receba o sincero abraço da torcida tão leal meu Tricolor de Aço”.
“A avaliação é muito positiva, tivemos mais vitórias do que derrotas, grandes partidas em casa, só não ganhamos de duas equipes, Franca e Flamengo, que são equipe com investimento muito maior do que o nosso, jogadores que estavam em um patamar abaixo subiram, jogando em uma quarta de final, jogando bem todos os jogos. Estou muito orgulhoso de toda a temporada, se eu pensasse no começo do campeonato que ficaria em sétimo lugar, eu diria que quero. Só ficou o gostinho de querer mais, mas vamos nos preparar melhor para conseguir objetivos maiores. São quatro anos com o Fortaleza, é preciso semear para poder colher, nada vem sem o trabalho e o esforço, fizemos isso a temporada inteira, é agradecer ao torcedor que nos apoia, comparece, está nas redes sociais e nos dá força. Aos jogadores também, todos eles vestiram essa camisa de forma integral. Eles entenderam o que é o Fortaleza Basquete Cearense, o que é o Nordeste”, declarou Flávio Espiga.
Eddy foi um dos destaques do time e falou do orgulho de fazer parte do elenco: “A sensação é muito especial. Gostaria de parabenizar toda a equipe, comissão técnica e diretoria, pela confiança depositada em nós, foi uma temporada de muitos altos e baixos, nós sofremos muito com lesão. No momento crucial do campeonato, tivemos o time inteiro, mostramos que é uma equipe muito forte, muito difícil de ser batida, sentimento de muito orgulho dessa equipe. Em nenhum momento desistimos, isso é o que fica, que possamos dar continuidade nesse projeto lindo que me envolvi tanto, que o povo cearense me abraçou e queria agradecer tanto. Criei o grupo (do Whatsapp) dois meses antes de nós nos apresentarmos, já estávamos nos interagindo para saber o que queríamos. O primeiro objetivo era colocar o Fortaleza nos playoffs, viver essa atmosfera, fica um gosto amargo de querer mais, por isso falo da continuidade. Tentar continuar com o máximo de atletas para, na próxima temporada, viermos mais calejados, buscar uma semifinal, quem sabe colocar em uma final, que seria algo muito especial para a cidade”.
A temporada 2024/25 já está no horizonte, resta a curiosidade qual será a altura do voo do Carcalaion.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.