HOJE
Resiliência e Superação
Por Juvenal Dias
Com a vitória em seus domínios, o Fortaleza B.C./CFO volta às quartas de final do NBB CAIXA pela quarta vez em sua história, após quatro temporadas fora, superando adversidades
A temporada 2023/24 não está sendo das mais tranquilas para o Fortaleza Basquete Cearense/CFO. Contudo, com muito empenho e dedicação, o time tornou o confronto contra o Coop/São José Basketball um pouco menos difícil por ter evitado o terceiro confronto nas oitavas de final do NBB CAIXA. Muitos pensavam que o confronto do oitavo com o nono colocados seria o mais equilibrado, mas o Carcalaion venceu neste sábado (27/04), no CFO, por 90 a 66 e fechou a série em 2 a 0. Agora, terá o Flamengo em seu retorno às quartas de final, após quatro temporadas fora desse estágio. Por outro lado, o Sanja mostrou porque já esteve em nove playoffs, que é uma das equipes mais tradicionais do NBB CAIXA e que, para superá-lo, precisa dar tudo e mais um pouco dentro das quadras.
Ao conquistar uma vaga nas quartas de final do NBB CAIXA, o Fortaleza B.C./FCO igualou suas melhores campanhas, já que em outras três temporadas foi o patamar mais alto que já atingiu em 15 edições de playoffs da competição, está sendo sua oitava participação. O placar que fechou o duelo contra o Coop/São José Basketball, para quem não assistiu ao duelo, sugere que o Carcalaion controlou a partida do início ao final.
Todavia não foi fácil assim, tal como a própria temporada do time cearense. Tanto que, em determinado momento do primeiro quarto, o Sanja vencia por 15 a 12, o que permitia sonhar com o jogo 3 da série. Foi aí que o Fortaleza B.C/CFO emplacou dez pontos em sequência e passou a minar o restante da confiança de seu adversário.
Só a partir do terceiro quarto, quando venceu por 27 a 19 na parcial e tinha uma margem de 19 pontos à frente que a torcida, que compareceu em bom número às dependências do CFO, passou a acreditar na vaga cada vez mais próxima e consolidada. O time não diminuiu o ritmo dentro de quadra, pois sabia que qualquer vacilo, deixaria o Sanja mais uma vez vivo no embate e tratou de vencer o último quarto, abrindo mais cinco pontos.
Enquanto pelo lado do Coop/São José Basketball, Renato Carbonari foi o destaque com 19 pontos, pegou 6 rebotes e teve 23 de eficiência, pelo lado do Fortaleza B.C/CFO, Eddy Carvalho foi o destaque e cestinha da partida, anotando 20 pontos, dando 4 assistências e alcançando 21 de eficiência. O ala fez questão de falar como o time tem sido resiliente ao longo da temporada, superando dificuldades, tal como a lesão que o próprio teve: “A sensação é a melhor possível. Quando o Fortaleza montou o time, era um dos objetivos, primeiro, chegar aos playoffs e passar desse primeiro confronto. Temos que parabenizar toda a equipe pelo jogo coletivo, pelo nosso aproveitamento, nossa consistência e pela nossa resiliência. Passamos um período doloroso, muitas lesões. Eu, particularmente, fazia muito tempo que não tinha uma lesão, fiquei quase dois meses parado, foi ruim de mais ficar fora. Mesmo assim, nós nunca desistimos. A passagem para as quartas de final é coroar a nossa resiliência. Sabemos que vamos enfrentar uma equipe duríssima, perdemos os dois jogos para eles, mas temos que estudá-los e poderá ser um grande feito para nós”.
Seu treinador, Flávio Espiga explicou o quanto uma vitória dessa representa para o grupo e concordou que o Carcalaion é um time que encontra forças para superar os percalços que aparecem pelo caminho: “O significado da vitória é comprovar o potencial que a equipe tem, sendo trabalhada durante toda a temporada. Nos momentos importantes, a equipe se mostrou firme, unida, focada e consciente do trabalho que cada um deveria fazer. Hoje fomos premiados com uma grande atuação coletiva, vários jogadores se destacando, estou feliz, mas não estou satisfeito. A equipe do São José está de parabéns também, é uma equipe muito briosa, correu atrás, mas estávamos em uma tarde muito boa. As palavras que nos definem é superação, resiliência, sacrifício, grande parte do campeonato estivemos desfalcados, mas os que iam para quadra sempre se sacrificando, dando algo a mais e colocando o coração à frente para conseguir os objetivos. Isso criou uma casca no nosso time, construiu algo importante em uma equipe que trabalha”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.