#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jelena no comando!

18-07-2025 | 10:51
Por Liga Nacional de Basquete

Aos 31 anos, sérvia-australiana faz história ao se tornar a primeira mulher no comando de uma equipe masculina profissional no basquete brasileiro

O Fortaleza Basquete Cearense está escrevendo um novo capítulo na história do basquete nacional. Nesta quinta-feira (17/07), o clube anunciou a contratação de Jelena Todorovic como Treinadora Principal da equipe, marcando uma conquista histórica: pela primeira vez uma mulher comandará uma equipe masculina profissional no basquete brasileiro. A sérvia-australiana se tornará a segunda técnica mais jovem na história do NBB CAIXA, com 31 anos, perdendo apenas para Gustavo de Conti, que assumiu o comando do Paulistano aos 30 anos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

“Estou aqui não apenas como treinadora, mas como representante da minha família, do meu povo e do meu país. E estou totalmente comprometida a deixar uma marca significativa e duradoura no basquete brasileiro. Uma marca que vá além das vitórias e derrotas, e alcance o coração da comunidade”, disse Jelena.

Com 31 anos, Jelena traz uma trajetória internacional sólida, marcada por experiências de alto nível, formação multidisciplinar e uma paixão que vem de berço. Nascida na Sérvia e com cidadania Australiana, Jelena cresceu dentro de uma família ligada a bola laranja.

“Esperamos que a Jelena possa agregar à equipe de diversas maneiras. Ela é uma profissional com vasta e qualificada bagagem internacional, detém um conhecimento muito profundo sobre o jogo e possui conexões valiosas nos quatro cantos do mundo com diferentes tipos de profissionais do mercado do basquetebol. Essas qualidades, quando somadas à sua ética profissional, paixão e identificação pessoal que ela desenvolveu pelo Brasil, podem e irão nos ajudar muito com o desenvolvimento do Fortaleza Basquete Cearense. Um aspecto do trabalho dela que nos chamou atenção e foi bastante destacado pelos profissionais que conversamos para colher referências, é a habilidade que ela possui com metodologias de Player Development, ou seja, a capacidade para desenvolver de forma individual, tática e tecnicamente os atletas, especialmente os mais jovens. Isso é algo que será muito importante para o perfil do elenco e filosofia de trabalho que estamos planejando para essa temporada”, disse Thális Braga, presidente do Fortaleza Basquete Cearense.

A carreira de Jelena começou em 2008, como jogadora do tradicional Estrela Vermelha, da Sérvia, onde atuou até 2011. Pouco depois, deu início à sua transição para as quadras como treinadora. Entre 2011 e 2013, trabalhou nas categorias de base do mesmo clube. Em seguida, mudou-se para a Austrália, onde consolidou sua carreira como assistente técnica em diversas equipes, até 2022. A partir daí, sua trajetória internacional ganhou ainda mais relevância: tornou-se assistente técnica da seleção sérvia em 2022, passou pela comissão da seleção grega em 2023, ao lado do renomado Dimitris Itoudis, um dos maiores nomes da Euroliga. E, mais recentemente, integrou o staff da seleção espanhola durante a temporada de 2024.

Também em 2024, como membro do Conselho de Treinadores da Euroliga, acompanhou o dia a dia de diversos clubes da Euroliga, como Estrela Vermelha e Partizan, da Sérvia, Anadolu Efes, da Turquia, Bayern de Munique, da Alemanha, Monaco, da França, Zalgiris Kaunas, da Lituania, Panathinaikos, da Grécia, e por fim, Real Madrid, da Espanha. Além disso, Jelena atuou diretamente no desenvolvimento de grandes nomes do basquete mundial como Giannis Antetokounmpo, Patty Mills, Josh Giddey, Nick Calathes, Jack White e Jonathan Mothley. Jelena também se destaca por sua formação técnica. Possui certificações da FIBA e Euroleague, além de especializações em psicologia esportiva, nutrição esportiva e prevenção de lesões.

Em 2024, Jelena Todorovic participou da Combine Academy, em Fortaleza (Foto:Fortaleza Basquete Cearense)

A chegada de Jelena Todorovic não é apenas um novo comando para o Fortaleza Basquete Cearense, mas um marco para o esporte brasileiro. Pela primeira vez, uma mulher assume o comando de uma equipe masculina na elite do basquete nacional. “Isso significa tudo para mim. O esporte tem o poder de unir as pessoas e derrubar barreiras que vão muito além das quatro linhas da quadra. Quando comecei, não havia muitos exemplos que se parecessem comigo. É por isso que carrego essa responsabilidade com orgulho. Se a minha trajetória puder mostrar a pelo menos uma menina que o sonho dela é possível, que vale a pena lutar por ele, então eu já terei vencido”, disse a coach, que ainda completou: “Eu venho da Sérvia, um país onde o basquete não é apenas um esporte, é um estilo de vida, uma religião, parte da nossa identidade. Assim como o futebol é para o Brasil. Eu não enxergo o papel de treinador como algo de homem ou de mulher, vejo como uma questão de ser a pessoa certa para o trabalho. E eu trabalhei muito para me tornar essa pessoa. A Sérvia, a antiga Iugoslávia, produziu algumas das maiores mentes do basquete mundial, a partir de uma população de apenas 7 milhões de pessoas. Tenho orgulho de carregar esse legado comigo”, finalizou.

Thális Braga, presidente do Fortaleza Basquete Cearense, comentou sobre esse momento histórico da equipe e do NBB: “Tenho plena noção do tamanho desse movimento e do impacto que ele traz não só no basquete, mas no esporte nacional de um modo geral. O Basquete Cearense tem uma história marcada pelo vanguardismo em diferentes momentos da sua trajetória, e me orgulho muito de podermos dar mais um passo importante nesse sentido, ao contratarmos a primeira mulher head coach de uma equipe masculina em ligas profissionais de basquete. Espero que esta nossa decisão possa encorajar outros clubes, gestores e organizações a olharem com mais isonomia e equidade para o mercado esportivo, nos seus mais diversos ambientes e posições profissionais, no que diz respeito a oportunidades para homens e mulheres. E falo não apenas no sentido de cumprir ‘obrigações’ impostas por políticas ESG ou algo que o equivalha, mas, assimilando verdadeiramente, com cada vez mais naturalidade, o fato de que mulheres podem desempenhar de maneira igual ou melhor funções e posições tradicionalmente atribuídas ao universo masculino”, finalizou o Presidente.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.