#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiro reforço

15-08-2025 | 10:32
Por Liga Nacional de Basquete

Fortaleza Basquete Cearense confirma contratação de Alex Mudronja, armador australiano de 24 anos, como peça inicial do elenco para a disputa da temporada 2025/26 do NBB CAIXA

O Fortaleza Basquete Cearense confirmou o primeiro reforço para o NBB CAIXA 2025/26. Trata-se do australiano Alex Mudronja, de 24 anos. O armador de 1,96m chega com o aval da técnica Jelena Todorovic, primeira mulher no comando de uma equipe masculina profissional no basquete brasileiro.

Alex Mudronja entrou em quadra pela última vez no começo do mês de agosto, pelo Mount Gambier Pioneers, da Austrália. Na temporada 2025, em 20 jogos pela National Basketball League 1 (NBL1), segunda divisão australiana, o armador registrou médias de 14,3 pontos, 5,1 rebotes e 3,7 assistências, com um excelente aproveitamento de 42% do perímetro (24/57) nos arremessos do perímetro.

Alex Mudronja em ação pela seleção da Austrália nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Foto: @BasketballAus

No começo de 2025, Alex Mudronja jogou pelo Delhi Dribblers, da Índia, com médias de 17,4 pontos, 6,2 assistências e 5,4 rebotes em cinco partidas. Além disso, o armador defendeu o Sarawak Cola Warriors, da Malásia, além de outras equipes no basquete australiano, como Sturt Sabres, Adelaide 36ers e South Adelaide Panthers.

Ele também estudou no Saint Mary’s College, nos Estados Unidos, e atuou pela seleção da Austrália nas Eliminatórias Asiáticas da Copa do Mundo de 2023, com médias de 8,2 pontos, 3,2 rebotes e 2,4 assistências em cinco jogos.

O armador se destaca pela versatilidade, com percepção apurada de jogo e potencial para contribuir na pontuação, seja infiltrando ou arremessando de longa distância. Ele ainda é considerado um defensor efetivo.

“Essa oportunidade é  muito importante para mim. Estou buscando dar um passo à frente na minha carreira e sinto que este é o lugar perfeito para isso. Estou muito animado para jogar com a técnica Jelena. Ela é apaixonada e tem muita experiência com alguns dos melhores do mundo”, afirmou o australiano.