HOJE
Franca écampeão
Por Liga Nacional de Basquete
Franca derrota Paulistano, encerra série final em 2 a 0 e se sagra campeão do Campeonato Paulista 2018; equipe encerra jejum de 11 anos sem títulos

Com a conquista sobre o Paulistano, Sesi Franca quebra jejum de 11 anos sem títulos (Everton Amaro/Fiesp)
O Campeonato Paulista tem um novo campeão. Nesta quarta-feira (10/10), no Ginásio Antônio Prado Jr, o Sesi Franca Basquete venceu o Paulistano em duelo muito equilibrado, por 77 a 69, e fechou a série melhor de três em 2 a 0. Com isso, a equipe encerrou um jejum de 11 anos sem títulos e soltou o grito de campeão do Estadual pela 12ª vez na história.
+Confira as estatísticas completas da partida
“Esse título representa a resiliência e o poder de reação da nossa equipe. Vou confessar que passei momentos difíceis durante a temporada, mas só tenho que agradecer a todos. Mais do que a conquista, é a mensagem deixada: acreditar sempre e nunca desistir. Esse grupo trabalhou muito, se doou intensamente e soube virar uma página. O grito estava entalado e hoje podemos falar que somos campeões. Parabéns para todos”, afirmou Helinho.
Destaques da partida
Eleito o MVP das finais, o armador Elinho protagonizou mais uma grande partida, com 17 pontos e cinco rebotes. Além dele, outros quatro jogadores ficaram com pontuações na casa dos dois dígitos: o ala/pivô Lucas Dias (14 pontos), o pivô Lucas Cipolini (11 pontos) e os alas Jimmy (13 pontos) e David Jackson (13 pontos). Ao todo, o quinteto do Franca anotou 88,3% dos pontos da equipe no jogo.
Já pelo CAP, a responsabilidade de chamar o jogo ficou para o jovem armador Yago, que com 12 pontos, foi o cestinha do time na partida. Outros dois atletas também alcançaram bons números, caso do pivô Guilherme Hubner (11 pontos) e do ala/armador Roquemore (10 pontos). No geral, o trio anotou quase 50% dos pontos do time no confronto.
Visualizar esta foto no Instagram.
Grande batalha! Lutamos do início ao fim no campeonato inteiro! #OrgulhoPaulistano
O jogo
A partida começou pegada, com o Paulistano à frente do placar por quase toda a parcial inicial. Nos últimos três minutos do período, o Franca buscou o empate e virou o jogo, graças à bola de dois pontos convertida pelo ala/pivô Lucas Dias. No minuto final, o CAP reagiu à blitz do Franca e conseguiu criar uma certa vantagem para o segundo quarto (20 a 13).
Com início muito equilibrado e com o CAP na frente durante todo o período, o segundo quarto terminou empatado em 14 a 14. Com o resultado, o Paulistano conseguiu ir para o intervalo à frente no marcador (34 a 27) e manteve viva a chance do Jogo 3 na série.
O terceiro quarto começou com forte pressão da equipe francana, que com ótima consistência defensiva, encostou no placar e conseguiu buscar o empate (47 a 47).
Já nos dez minutos finais, com duas bolas de três e uma de dois pontos do ala André Goes, o Franca alcançou sua maior vantagem na partida, de nove pontos (60 a 51). Com um cenário difícil à vista, o CAP partiu para cima e baixou a diferença para quatro pontos (67 a 63), graças a duas bolas de três do ala Eddy.
Já no minuto final, o técnico Helinho Garcia organizou a equipe que, com bom jogo defensivo e ofensivo, conseguiu abrir vantagem e sair vitorioso de quadra. Desta forma, o Franca conquistou mais um título do Campeonato Paulista, o 12º em sua história.
Próxima parada
As equipes agora guardam forças para a estreia no NBB CAIXA 2018/2019. O Franca jogará contra o Corinthians, na próxima terça-feira (16/10), no Ginásio Wlamir Marques, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN. Já o Paulistano, atual campeão da competição, realizará a partida de abertura já neste sábado (13/10), contra o Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Antônio Prado Jr, às 13h35, com transmissão simultânea da Band e da ESPN.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca