HOJE
Sexta decisivana Champions
Por Liga Nacional de Basquete
Franca enfrenta duelo decisivo em busca de uma vaga na próxima fase, enquanto Flamengo, já classificado, luta pela primeira colocação do Grupo C
A fase derradeira das equipes brasileiras na Basketball Champions League Américas se aproxima. Nesta sexta-feira (20/12), Flamengo e Sesi Franca Basquete entram em quadra pela última rodada da primeira fase da competição.
Com três equipes brasileiras na competição, Flamengo e Mogi das Cruzes já garantiram uma vaga na próxima fase. Enquanto isso, o Franca luta pela segunda colocação do Grupo B.
A equipe da capital do basquete perdeu nesta última terça-feira para o Quimsa, da Argentina, por 98 a 92. Mesmo com a derrota, o ala/pivô Lucas Dias se destacou no confronto, com direito a um duplo-duplo de 28 pontos e 13 rebotes (30 de eficiência).
Com esse resultado, o time comandado por Helinho Garcia precisa de uma vitória no confronto direto com com o Aguada, do Uruguai, para garantir a vaga na segunda colocação do Grupo B para a próxima fase da competição.
O duelo acontecerá nesta sexta-feira (20/12), em solo uruguaio, no Ginásio Palácio do Peñarol, às 19h. No primeiro confronto entre os dois, no Pedrocão, terminou com vitória dos francanos, por 95 a 94.
Para Helinho Garcia, treinador do Franca, a partida será dura e exigirá 100% de foco da equipe como um todo.
“Sim, será uma partida dura. Temos que entrar concentrados para que consigamos aplicar uma boa defesa e, a partir disso, seguir com o nosso trabalho ofensivo com as oportunidades que teremos. Temos uma equipe com vários jogadores que podem pontuar e temos que seguir trabalhando”, afirmou.
Já o Flamengo vive uma fase mais tranquila. A equipe comandada por Gustavo De Conti lidera o Grupo C com a campanha invicta de três vitórias em três jogos.
Agora, o rubro-negro carioca terá pela frente o Instituto Cordoba, da Argentina, na luta pela primeira colocação do Grupo C. A partida que acontece também nesta sexta-feira (20/12), às 20h30, na Arena Carioca 1 com transmissão ao vivo no DAZN.
“O confronto será na frente do nosso torcedor. Vamos buscar fazer um bom trabalho para sair com a vitória e consequentemente com a liderança do grupo para termos a vantagem na próxima fase.Será um jogo duro, a partida lá na Argentina foi difícil e a nossa equipe se manteve focada os 40 minutos do jogo para sair com uma vitória lá”, afirmou o ala/pivô Olivinha, do Flamengo.
Em caso de vitória, o Flamengo garante a primeira colocação no grupo. Mas o posto de melhor do grupo também pode vir em caso de derrota, isso por que o time carioca bateu a equipe argentina no primeiro duelo entre os dois, por 83 a 75 – perde a primeira colocação somente se perder de mais de oito pontos ou mais.
“Nossa equipe está bastante motivada para esse jogo. Jogaremos na frente do nosso torcedor e vamos buscar fazer valer o mando de quadra, para terminarmos essa fase na 1ª colocação do grupo, que é o nosso objetivo”, disse Olivinha.