#JOGAJUNTO

Mais basquete

Capital do Basquete

08-08-2024 | 03:06
Por Liga Nacional de Basquete

Copa FEAC Franca começou em agosto e vai até dezembro com 400 atletas em ação; cidade já recebeu o 8º Torneio Internacional de Basquete em julho

Franca não é conhecida como capital do basquete à toa. O tricampeonato do Sesi Franca no NBB CAIXA é ato principal de uma cidade que respira e fomenta o esporte da bola laranja.

Desde o começo no mês de agosto, por exemplo, 28 equipes e 400 atletas estão em ação pela Copa FEAC Franca de Basquete. As disputas vão até dezembro, com participação de ex-jogadores com história na cidade, como Fausto, Edu Mineiro, Vargas, Lucas Tischer, Valtinho, Márcio Dornelles, Figueroa, entre outros.

Todos os 28 times participantes são de Franca, contam com atletas acima de 16 anos e foram separados em três divisões: Ouro, Prata e Bronze. São 80 jogos no total, com todos eles sendo realizados no Pedrocão, ginásio icônico da cidade.

A Copa FEAC Franca de Basquete começou em agosto e vai até dezembro. Foto: Divulgação

O professor Aldo Rocha Junior, que foi o coordenador de esportes do Sesi Franca de 1990 até 2016, é o organizador da competição e já havia realizado uma versão menor do torneio em janeiro, com 16 equipes na disputa da Copa FEAC de Basquete Verão.

“Estimular a prática do basquete em Franca além de ser uma oportunidade é uma necessidade. O anseio e a expectativa dos adeptos da modalidade, superam todas as expectativas. Dessa forma Franca, como espelho, contribui sobremaneira para o fomento do Basquete no cenário Nacional”, afirmou Aldo Rocha Junior.

Iniciativa de Chuí

Além da Copa FEAC de Basquete, Franca recebeu entre os dias 14 e 20 de julho, o 8º Torneio Internacional de Basquete de Franca – Carbono Neutro, em cinco sedes diferentes: Pedrocão, Instituto Chuí de Esportes, CT Hélio Rubens (SESI Franca), Internacional Sports e AABB. A competição contou com disputas no sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15.

+ Conexão NBB apresenta o Atleta Graduado aos atletas da LDB

Com mais de 600 participantes, entre atletas e comissão técnica, o evento em Franca ainda contou com eventos adicionais, como uma disputa de 3×3, um torneio na madrugada, além do ginásio Pedrocão ficar aberto para a população por 48 horas para visitação e utilização da quadra.

Torneio Internacional de Basquete de Franca converteu ainda todas as emissões de carbono causadas pelo deslocamento das equipes e energia elétrica gasta, no plantio de árvores nativas da região da cidade, que será feito nas épocas de chuva para melhor crescimento e desenvolvimento.

Inclusão social

Além dos torneios que acontecem todos os anos, Franca conta ainda com o trabalho do Instituto Anderson Varejão. A instituição tem 10 anos de existência e tem João Marcelo Leite, treinador do ex-jogador na categoria juvenil, em 2000 e 2001, como diretor executivo.

O projeto é voltado para a inclusão social por meio da iniciação ao basquete com mais de 40 núcleos em quatro Estados: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São mais de 4 mil crianças atendidas. Franca é uma das cidades que faz parte do projeto, com o atendimento para criança entre sete e 14 anos, na Escola Estadual Ângelo Scarabucci.