HOJE
Francabicampeão
Por Liga Nacional de Basquete
Time francano superou alvinegro da capital paulista, fechou série em 2 a 0 e levantou troféu do Estadual pela 13ª vez
Comemora, torcedor francano! O Sesi Franca Basquete venceu o Corinthians, nesta quinta-feira (17/10), por 88 a 67, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), e conquistou o bicampeonato do Campeonato Paulista.
Esse foi o 13º título estadual da equipe do interior de São Paulo, segundo time com mais conquistas da competição. O maior vencedor é justamente o rival da decisão, que possui 14 troféus em sua galeria.
“Ser campeão é difícil. Mas ser bicampeão é ainda mais complicado, porque manter-se no topo exige muita entrega, foco, dedicação, comprometimento e disciplina. É por isso que estou tão orgulhoso desse título. Todos, sem exceção, contribuíram para que isso acontecesse: jogadores, comissão técnica, diretoria, conselho, patrocinadores, funcionários e torcedores. É um trabalho sério realizado dentro e fora das quadras que culminou nessa conquista”, afirmou o técnico Helinho Garcia, que já foi campeão paulista em 1997, 2006 e 2007 como jogador; e em 2018 e 2019 como treinador.
Outro fato especial para o time de Franca foi levantar o troféu dentro do Ginásio Pedrocão, algo que não acontecia desde 2008, quando venceu a Supercopa. Na última temporada, os dois títulos da equipe aconteceram fora de casa – Paulista na casa do Paulistano e Liga Sul-Americana na Argentina.
“É diferente vencer dentro do Pedrocão. É uma coisa que queríamos muito, já que os dois outros títulos foram fora de casa. A energia e o apoio da torcida são fundamentais o ano todo, nada mais justo que comemorar ao lado deles esse momento incrível”, disse o capitão Elinho.
Os destaques do time francano na partida decisiva ficaram por conta do ala David Jackson, cestinha com 17 pontos, além de cinco rebotes e três assistências, e do ala/pivô Lucas Dias, que contribuiu com 16 pontos, seis rebotes e três assistências.
Vale lembrar que Lucas Dias e o armador Elinho se sagraram tricampeões do Paulista, isso porque conquistaram em 2017 com o Paulistano e em 2018 e 2019 com o Franca.
“Aqui somos uma família. Não tem vaidade, não tem egoísmo. Jogamos um pelo outro, sempre. E é por isso que conquistamos grandes resultados juntos. Com a força e a união de um grupo”, analisou o camisa 9.
Com médias de 17,0 pontos, 6,5 rebotes e 15,0 de eficiência nas duas partidas, o pivô Rafael Hettsheimeir foi eleito o MVP das Finais pela Federação Paulista de Basquete.
“Fico feliz com esse reconhecimento e por ter contribuído com a equipe. Mas, o mais importante é a conquista do título ao lado dos meus companheiros de time”, afirmou Hettsheimer.
Agora, o Sesi Franca Basquete não terá muito para comemorar antes de estrear no NBB CAIXA 2019/2020, justamente contra o Corinthians, neste sábado (19/10), às 14 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo na Band.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca