HOJE
É clássico
Por Liga Nacional de Basquete
Histórico, rivalidade, desfalques e promessa de emoção: tudo que você precisa saber sobre a série quartas de final entre Franca e Bauru
As quartas de final do NBB CAIXA terão um clássico para lá de especial. Sesi Franca e Sendi/Bauru Basket, donos de uma das maiores rivalidades do basquete brasileiro, farão uma das séries que decidirá uma vaga nas semifinais da décima edição do maior campeonato do país.
A série começará nesta segunda-feira (16/04), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Os atrativos desse playoff você encontrará nesse post. Confira!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
O histórico é do Bauru
Franca e Bauru já se enfrentaram 30 vezes na história do NBB CAIXA, com 17 vitórias para os bauruenses e 13 para os francanos. No meio dessa conta estão dois playoffs quartas de final, ambos vencidos pelo Dragão por 3 a 2 – em 2012/2013 e 2014/2015. Mas…
A temporada é do Franca
Apesar da superioridade bauruense no histórico geral, a atual temporada foi dominada pelo Franca. No primeiro turno, no Pedrocão, o Bauru chegou a abrir uma vantagem de 20 pontos, mas o clube da Capital do Basquete buscou a virada e venceu por 87 a 83. O destaque ficou por conta do ex-Dragão Léo Meindl, com 25 pontos.
Léo Meindl foi o cara da partida na tarde deste sábado de #NBBnaBand! Com 25 pontos, 6 rebotes e 4 assistências, o cestinha liderou o @francaBasquete na virada em cima do @BauruBasket, por 87 a 83, quando os donos da casa chegaram a estar perdendo por 10 pontos. 🏀🔥🏆 pic.twitter.com/2zxOj9TE1c
— NBB CAIXA (@NBB) December 2, 2017
Já no returno, no Panela de Pressão, a equipe do técnico Helinho Garcia contou com show de Leandrinho Barbosa, autor de 22 pontos, e ganhou por 81 a 60.
“Acredito que será uma série de igual para igual. Eu ainda não estava aqui quando Franca eliminou Bauru no Paulista do ano passado (Franca fez 3-1 na série de semifinal do Estadual), então fica aquela cicatriz recente. Mas agora as equipes estão diferentes e a gente espera que o final seja diferente também. Começamos jogando em casa porque não temos o mando de quadra e, por isso, é fundamental começar vencendo com a ajuda da nossa torcida e lotando a Panela. Abrir 1-0 é fundamental para a nossa sobrevivência na série”, analisou Duda Machado, do Bauru.
Campanhas
O Franca terminou a fase de classificação na terceira colocação, com campanha de 22 vitórias e seis derrotas (78,6% de aproveitamento) e avançou direto às quartas de final. Do outro lado, o Bauru acabou no sexto lugar, com 16 triunfos e 12 reveses (57,1% de aproveitamento).
Enquanto os francanos descansaram nas oitavas de final, o Dragão jogou uma dura série contra o Vasco da Gama. No final, a equipe levou a melhor, por 3 a 1, com direito a vitória épica no Jogo 4, com bola “À la Borcini” de Duda Machado nos últimos segundos da prorrogação.
“Franca tem um elenco forte e fez uma boa campanha na primeira fase. Nosso time precisa ficar atento à defesa e dominar os rebotes na partida. Passamos por uma série equilibrada contra o Vasco e acredito que este playoff não será diferente. Clássico é clássico”, disse o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.
Desfalques
O Franca entrará em quadra com dois desfalques certos: o ala Leandrinho Barbosa, que sofreu uma lesão na coxa no mês passado e perderá (pelo menos) os dois primeiros jogos da série, e o ala/pivô Jefferson William, que foi desqualificado no último jogo da equipe na fase de classificação contra o Botafogo em confusão com o norte-americano Cameron Tatum e cumprirá suspensão automática no Jogo 1.
Já o Bauru terá a ausência o ala Alex Garcia. O capitão da equipe teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior direito no Jogo 1 das série contra o Vasco e só voltará a atuar na próxima temporada. A lesão foi confirmada neste sábado pelo departamento médico do Dragão e o atleta passará por cirurgia em breve. Quem também ficará de fora é o ala/pivô Renan Lenz, que sofreu uma lesão no músculo adutor no Jogo 2 da oitavas e segue sem previsão de retorno.
Destaques
Um dos destaques do Franca, Leandrinho Barbosa é o cestinha da equipe na temporada, com média de 14,4 pontos por partida. Em seguida estão o ala Léo Meindl, com 13,3 de média e o ala/pivô Jefferson William, outra ausência confirmada para o primeiro jogo, com 10,3 pontos por jogo.
O reboteiro da equipe francana é o pivô Rafael Mineiro, com média de 5,6 sobras por jogo. O líder em assistências é Alexey, que tem média de 5,0 servidas por duelo. Já o atleta de maior eficiência é o ala/pivô Cipolini, com 12,8 de valorização por jogo.
Do lado do Bauru, os destaques absolutos são os experientes Hettsheimeir e Alex Garcia. O pivô é o cestinha reboteiro da equipe, com respectivas médias de 15,4 pontos e 5,5 rebotes, além de 13,8 de eficiência – segunda maior do time.
Já o Brabo é o segundo colocado em pontos (14,0 ppj) e rebotes (5,0 rpj) na equipe, mas lidera nos quesitos assistências, com média de 5,6 por partida, e eficiência, com expressiva média de 17,5 por partida – a maior da atual temporada do NBB CAIXA.
Apesar da relevância da dupla Hett e Alex, o Dragão também conta com papeis importantes de Kendall Anthony e Duda Machado. O norte-americano, que tem média de 13,4 pontos e 3,2 assistências na temporada, registrou 17,7 pontos em média na série contra o Vasco.
Enquanto isso, Duda Machado, dono da média geral de 10,3 pontos por duelo, provou seu poder de decisão no confronto de oitavas contra o Gigante da Colina, em que, além da bola que selou a classificação bauruense às quartas, acumulou em média 14,7 pontos na série.
Reencontros
O clássico marcará uma série de reencontros marcantes. Do lado do Franca, Léo Meindl e Jefferson William foram campeões do NBB CAIXA pelo Dragão na temporada passada. Além dele, Leandrinho teve o Bauru como primeiro clube na carreira profissional e inclusive foi campeão nacional em 2002. Quem também teve uma curta passagem pelo time bauruense foi o ala/pivô Rafael Mineiro, que foi contratado pontualmente em 2015 para disputar a decisão da Copa Intercontinental contra o Real Madrid (ESP).

Jefferson e Léo Meindl, hoje do Franca, foram campeões do último NBB CAIXA pelo Bauru (Fotojump/LNB)
Já pela equipe bauruense, o técnico Demétrius Ferracciú fez história como jogador no basquete de Franca, onde ficou por quase 10 anos e conquistou três títulos nacionais (1993, 1997 e 1998) e dois Sul-Americanos (1993 e 1998). Inclusive, por muito tempo, ele atuou ao lado do atual técnico do Sesi Franca, o ex-armador Helinho Garcia. Outro reencontro fica por conta do ala Isaac, que atuou no clube da Capital do Basquete nas duas últimas temporadas.
“Bauru e Franca é um dos maiores clássicos do basquete e temos que entrar com essa motivação em quadra também. Tivemos uma série difícil contra o Vasco, que contava com jogadores muito experientes em playoffs. E com Franca é a mesma coisa. Acredito que estes confrontos têm tudo para serem equilibrados, por isso precisamos continuar focados e treinando para fazer frente aos francos”, opinou Isaac.
Calendário da série
Jogo 1 – 16/04 (segunda), às 19 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 19/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no Facebook)
Jogo 3 – 21/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo na Band)
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Pedrocão, em Franca
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

