HOJE
Frente a frente
Por Liga Nacional de Basquete
Equipes jovens no NBB CAIXA, Campo Mourão e Vitória abrem a série oitavas de final nesta sexta, com transmissão ao vivo dos canais SporTV
A última série oitavas de final a ter início tem como protagonistas dois caçulas do NBB CAIXA. Nesta sexta-feira (07/04), às 19h30 (de Brasília), a bola subirá para o Jogo 1 do confronto entre o décimo colocado ao longo da fase de classificação, Campo Mourão Basquete, e o sétimo, Universo/Vitória, no Ginásio Belin Carolo, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
O Campo Mourão Basquete, que teve desempenho sólido ao longo da fase de classificação, chega aos playoffs em sua primeira temporada na competição. Realidade igual a do Universo/Vitória, que faz seu segundo NBB CAIXA, e também chegou à fase decisiva em sua primeira edição. Ainda melhor nesta, o rubro-negro baiano brigou durante grande parte de sua campanha pelo G-4 da tabela, mas acabou na sétima colocação.
Os mourãoenses querem fazer valer o mando de quadra na primeira partida da série, apesar de terem tido desempenho superior atuando fora de casa ao longo da fase de classificação. Como mandantes, os comandados de Emerson de Souza tiveram cinco vitórias e nove derrotas na temporada, enquanto quando visitantes, oito resultados positivos e apenas seis negativos.
Apesar deste retrospecto incomum da equipe paranaense, na fase de classificação os confrontos diretos entre os dois times foram vencidos pelos mandantes. No primeiro turno, o Campo Mourão fez valer o apoio de sua torcida e bateu os rubro-negros, por 70 a 64. Em Salvador (BA), a história foi diferente e o Vitória venceu os mourãoenses, por 86 a 79, em grande atuação coletiva.
“Será uma série muito complicada e equilibrada. Na fase regular, cada um ganhou uma partida na sua casa, então, a gente sabe que serão jogos duríssimos. Felizmente tivemos toda a semana para estudar o time deles e estamos confiantes para fazer uma boa série”, disse André Góes, do Vitória.
“Sabemos a importância do primeiro jogo e, mesmo sendo fora de casa, vamos buscar a vitória porque sabemos que será fundamental para o restante da série”, concluiu o ala/armador rubro-negro.
“A expectativa é muito grande. Os dois confrontos contra o Vitória na fase de classificação foram equilibrados. Vencemos a primeira e perdemos a segunda fazendo bom jogo. Mostramos que nosso jogo encaixa bem contra eles. Mas vamos jogar uma batalha de cada vez para conseguir ir às quartas de final”, declarou Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão.
A experiência dos rubro-negros nos playoffs é pequena e o elenco conta com pouquíssimos remanescentes. Depois de fechar a fase de classificação na 12º colocação, o Vitória enfrentou o Mogi das Cruzes/Helbor na mesma fase, a oitavas de final, e acabou eliminado, por 3 a 0, com derrotas, por 74 a 72 no Jogo 1, dentro de casa, 81 a 67 no Jogo 2, e 81 a 58 no Jogo 3, ambos como visitante.