HOJE
Frente a frente novamente
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de duelo pela Liga Sul-Americana nesta semana, Mogi e Paulistano estreiam no NBB CAIXA 2016/2017 em mais um confronto direto
Depois de se confrontarem nos playoffs do Campeonato Paulista e na fase semifinal da Liga Sul-Americana, Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore também irão se enfrentar na estreia dos dois times no NBB CAIXA 2016/2017. O duelo tão aguardado será o único da competição no próximo domingo (13/11), às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Professor Hugo Ramos, onde os mogianos tiveram um grande aproveitamento na última temporada.
O histórico recente de confrontos fez crescer a rivalidade entre os dois times. Na temporada passada, a primeira derrota do Mogi como mandante na fase de classificação do NBB CAIXA foi justamente para o Paulistano, por 83 a 80, após 11 vitórias consecutivas. No Campeonato Paulista deste ano, os mogianos bateram a equipe da capital paulista na série semifinal, por 2 a 0, com vitórias em São Paulo (SP), por 93 a 82, e em Mogi das Cruzes (SP), por 76 a 69.
+Clique e confira a matéria completa sobre o confronto entre os times na Liga Sul-Americana
Na partida mais recente, ocorrida na última terça-feira (08/11), válida pelo Grupo F da fase semifinal da Liga Sul-Americana. Após uma partida equilibrada até o fim do terceiro quarto, o Mogi teve atuação dominante sobre rivais na parcial final e venceu, por 80 a 59. Após o jogo, que era válido pela segunda rodada da chave, a equipe mogiana garantiu sua classificação para decisão da competição, após bater o Macabi Hebraica (URU), por 82 a 69, na rodada final.
“A gente sabe que o começo do NBB é muito importante. Até o Natal, esses dois meses são bem importantes, porque já definem o primeiro e segundo grupos. Então, a gente não pode tirar o pé. Na Sul-Americana também temos que ficar com a anteninha ligada e começar a estudar o time deles. Só que ainda tem um monte de jogos pelo NBB e temos de ficar todo jogo bem focados e concentrados para ganhar todos que a gente conseguir”, disse o armador mogiano Elinho.
Além da Liga Sul-Americana, o Mogi também fez grande campanha no Campeonato Paulista deste ano. Líder da fase de classificação, com 15 vitórias e três derrotas, os mogianos não perderam um jogo sequer nos playoffs ao bater o América de Rio Preto (2 a 0), nas quartas, o próprio Paulistano (2 a 0), nas semifinais, e o Gocil/Bauru Basket (2 a 0), na decisão.
Em relação à edição passada, são poucas as mudanças do Mogi para esta temporada. O time perdeu dois homens de garrafão, Lucas Mariano, agora no UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, e Paulão Prestes, nova atleta do próprio Paulistano. Destaque para a volta do armador Elinho, que disputou apenas sete jogos no NBB CAIXA 2015/2016, e para contratações dos alas/pivôs Fernando Calvi, argentino pela primeira vez no basquete brasileiro, Fabricio, que tem sete temporadas de experiência na competição, e o pivô Caio Torres, ex-Paulistano.
Se no Mogi foram poucas as mudanças, o mesmo não pode se dizer do Paulistano. Após o fim da temporada passada, a equipe da capital perdeu seis atletas importantes: Kenny Dawkins e Valtinho (armadores), Gemerson e Gruber (alas), e Caio Torres e Toyloy (pivôs). Em contrapartida, o alvirrubro trouxe reforços, com destaque para cinco deles: Georginho (armador), Eddy e Lucas Dias (alas), e Renato Carbonari e Paulão Prestes (pivôs).