HOJE
Frente a frente novamente
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de duelo pela Liga Sul-Americana nesta semana, Mogi e Paulistano estreiam no NBB CAIXA 2016/2017 em mais um confronto direto

Após jogo na fase semifinal da Liga Sul-Americana, Mogi e Paulistano voltam a se enfrentar na estreia dos dois times no NBB CAIXA 16/17 (José Jímenez-Tirado/FIBA)
Depois de se confrontarem nos playoffs do Campeonato Paulista e na fase semifinal da Liga Sul-Americana, Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore também irão se enfrentar na estreia dos dois times no NBB CAIXA 2016/2017. O duelo tão aguardado será o único da competição no próximo domingo (13/11), às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Professor Hugo Ramos, onde os mogianos tiveram um grande aproveitamento na última temporada.
O histórico recente de confrontos fez crescer a rivalidade entre os dois times. Na temporada passada, a primeira derrota do Mogi como mandante na fase de classificação do NBB CAIXA foi justamente para o Paulistano, por 83 a 80, após 11 vitórias consecutivas. No Campeonato Paulista deste ano, os mogianos bateram a equipe da capital paulista na série semifinal, por 2 a 0, com vitórias em São Paulo (SP), por 93 a 82, e em Mogi das Cruzes (SP), por 76 a 69.
+Clique e confira a matéria completa sobre o confronto entre os times na Liga Sul-Americana
Na partida mais recente, ocorrida na última terça-feira (08/11), válida pelo Grupo F da fase semifinal da Liga Sul-Americana. Após uma partida equilibrada até o fim do terceiro quarto, o Mogi teve atuação dominante sobre rivais na parcial final e venceu, por 80 a 59. Após o jogo, que era válido pela segunda rodada da chave, a equipe mogiana garantiu sua classificação para decisão da competição, após bater o Macabi Hebraica (URU), por 82 a 69, na rodada final.
“A gente sabe que o começo do NBB é muito importante. Até o Natal, esses dois meses são bem importantes, porque já definem o primeiro e segundo grupos. Então, a gente não pode tirar o pé. Na Sul-Americana também temos que ficar com a anteninha ligada e começar a estudar o time deles. Só que ainda tem um monte de jogos pelo NBB e temos de ficar todo jogo bem focados e concentrados para ganhar todos que a gente conseguir”, disse o armador mogiano Elinho.
Além da Liga Sul-Americana, o Mogi também fez grande campanha no Campeonato Paulista deste ano. Líder da fase de classificação, com 15 vitórias e três derrotas, os mogianos não perderam um jogo sequer nos playoffs ao bater o América de Rio Preto (2 a 0), nas quartas, o próprio Paulistano (2 a 0), nas semifinais, e o Gocil/Bauru Basket (2 a 0), na decisão.

Além da grande campanha na Liga Sul-Americana, o Mogi foi campeão paulista neste ano, sem perder nenhum jogo nos playoffs (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Em relação à edição passada, são poucas as mudanças do Mogi para esta temporada. O time perdeu dois homens de garrafão, Lucas Mariano, agora no UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, e Paulão Prestes, nova atleta do próprio Paulistano. Destaque para a volta do armador Elinho, que disputou apenas sete jogos no NBB CAIXA 2015/2016, e para contratações dos alas/pivôs Fernando Calvi, argentino pela primeira vez no basquete brasileiro, Fabricio, que tem sete temporadas de experiência na competição, e o pivô Caio Torres, ex-Paulistano.
Se no Mogi foram poucas as mudanças, o mesmo não pode se dizer do Paulistano. Após o fim da temporada passada, a equipe da capital perdeu seis atletas importantes: Kenny Dawkins e Valtinho (armadores), Gemerson e Gruber (alas), e Caio Torres e Toyloy (pivôs). Em contrapartida, o alvirrubro trouxe reforços, com destaque para cinco deles: Georginho (armador), Eddy e Lucas Dias (alas), e Renato Carbonari e Paulão Prestes (pivôs).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca