#JOGAJUNTO

LNB / Mundial de Clubes

Fruto da união

13-02-2019 | 04:42
Por Liga Nacional de Basquete

Retorno da Copa Intercontinental ao Brasil ressalta reconhecimento da FIBA com o trabalho da LNB: "somos muito unidos"

O trabalho da Liga Nacional de Basquete (LNB) teve mais um grande reconhecimento. A Copa Intercontinental retornou ao Brasil através de um convite da FIBA, que acreditou no sucesso das três edições anteriores do torneio realizadas por aqui (2013, 2014 e 2015), todas organizadas em parceria com a LNB, e chamou o Flamengo para participar como clube sede da edição 2019 da competição.

“É muito bom a FIBA reconhecer o valor da LNB e tudo que estamos fazendo nos últimos anos. Ela reconhece não só o que é feito aqui no Brasil, mas também na Argentina e no México, pois sabe que é onde o basquete está sendo muito bem amparado. Hoje as ligas desses países são as forças motrizes do basquete no continente, e a FIBA está estimulando cada vez mais as instituições para dar continuidade aos bons trabalhos que elas fazem. Nós (LNB) e a FIBA somos muito unidos, então essa Copa Intercontinental já retrata a proximidade e o apoio que a FIBA nos dá na missão de desenvolver o basquete brasileiro”, completou Kouros Monadjemi.

EC Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Sendi/Bauru (2015) foram as equipes brasileiras que sediaram a Copa Intercontinental depois de conquistarem a Liga das Américas. Na época, as três enfrentaram os campeões da Euroleague dos respectivos anos na disputa do título Mundial.

Em 2013, Pinheiros recebeu o Olympiacos (GRE) na primeira Copa Intercontinental realizada no Brasil (Samuel Vélez/FIBA)

O único título veio através do Flamengo, que em 2014 venceu o Maccabi Tel-Aviv (ISR) na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, e se sagrou campeão do torneio pela primeira vez na história. Agora, terá a chance de lutar pelo bicampeonato, novamente em solo brasileiro e diante de sua torcida.

“Será uma oportunidade ímpar do Flamengo e do basquete brasileiro mostrar sua força a nível internacional. Com certeza será mais uma experiência muito legal e quem ganha com isso é a nossa modalidade como um todo”, falou Kouros Monadjemi.

A Copa Intercontinental 2019, inicialmente, teria como possível sede a Argentina, com o San Lorenzo de Almagro, campeão da Liga das Américas 2018, como clube anfitrião. No entanto, um imprevisto por lá fez com que a FIBA olhasse para o basquete brasileiro e não titubeasse na hora de Flamengo para participar do torneio.

“Houve um imprevisto na Argentina e eles decidiram apoiar o basquete brasileiro. Eles (FIBA) levaram em consideração o sucesso das três edições do torneio aqui, sendo que em uma delas tivemos um título (2014), e também o momento que a LNB vive. Então ela convidou o Flamengo para completar esse quadrangular”, disse o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Vale ressaltar que o torneio será realizado na Arena Carioca 1 também por exigências de ginásio, já que o local foi casa do basquete nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e atende perfeitamente às solicitações da FIBA para um torneio da magnitude da Copa Intercontinental.

Horácio Muratore, presidente da FIBA, foi o responsável por entregar o troféu de MVP da Copa Intercontinental 2014 a Laprovittola, do Flamengo (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O presidente da FIBA, Horácio Muratore, enalteceu a vinda da Copa Intercontinental ao Brasil e destacou o compromisso da entidade máxima do basquete de desenvolver a modalidade ao redor do mundo.

“Estamos extremamente felizes em poder realizar um torneio deste nível no Brasil novamente. A Copa Intercontinental é uma prova do nosso compromisso de desenvolvimento do basquete no mundo. Trabalhamos juntos com quatro grandes ligas: NBA, LNB, LNB Argentina, Basketball Champions League (BCL) e nossas quatro grandes federações. Esse torneio faz parte de um projeto de longo prazo para FIBA, que tem como objetivo de promover e elevar o nível de competições de clubes mundialmente”, declarou o presidente da FIBA, Horácio Muratore.

Última edição da Copa Intercontinental no Brasil foi em 2015, no Ibirapuera, entre Bauru e Real Madrid (Divulgação/FIBA)

Outro fator importante para a vinda da Copa Intercontinental 2019 para o Brasil é a transformação que a Liga das Américas sofrerá por aqui, como contou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

“Existe um projeto já em andamento que modificará a Liga das Américas a partir de novembro. Ela será substituída por um torneio chamado Champions League Américas, que terá como objetivo reunir os campeões da Champions League da Europa, Ásia e Oceania e o campeão da NBA G-League para que se faça um Mundial da FIBA”, contou Kouros.

“Esse projeto já está em estágio final, na sede da FIBA em Genebra, na Suíça, e falta pouco para ser confirmado. Então essa Copa Intercontinental 2019 no Brasil já é o primeiro projeto que servirá como base do Mundial do ano que vem”, finalizou o presidente da LNB.