#JOGAJUNTO

LDB

Futuro do Brasil

11-07-2012 | 12:03
Por Liga Nacional de Basquete

Atletas de times do NBB e que devem estar na LDB integram Seleção Sub-18 que jogará torneio nos EUA, de olho no Mundial Sub-19

Leonardo Demétrio, Dú Sommer, Lucas Dias e Deryk Ramos são os destaques da Seleção Sub-18 (Montagem LNB)

A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina, que foi vice-campeã da Copa América da categoria em junho e garantiu vaga para o Mundial Sub-19 de 2013, foi convocada para a disputa do Nike Global Challenge, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de julho, em Washington, nos Estados Unidos. Dos 12 atletas chamados, nove fazem parte de times do NBB e devem estar na disputa da segunda edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato sub-22 organizado pela LNB em parceria com o Ministério do Esporte.

Dos nove, quatro jogadores estiveram em quadra na temporada 2011/2012 do NBB: o armador Deryk Ramos (Winner/Limeira), o ala/pivô Leonardo Demétrio (Minas) e os pivôs Lucas Dias (Pinheiros/SKY) e Dú Sommer (Winner/Limeira). Os outros atletas convocados que atuam no Brasil são o armador Arthur Pecos (Palmeiras); o ala/armador Lucas Marciel (Vivo/Franca); os alas Guilherme Martins e Humberto Luis (Pinheiros/SKY); e o pivô Daniel Pinho (Pinheiros/SKY).

“Estou ansioso com os jogos, é muito importante esse tipo de experiência para o Brasil. As minhas expectativas são sempre as melhores, e espero que a gente consiga bons resultados, além de realizarmos bons jogos. Fiquei muito feliz com mais essa convocação e pela oportunidade de mais uma vez brigar por essa camisa tão querida”, disse Arthur Pecos, do Palmeiras, que estreará no NBB na próxima temporada.

Os alas Danilo Fuzaro (Ruvo-ITA) e Dimitri Souza (Siena Menssana Basket-ITA); e o armador Leandro Nogueira (Modesto Christian School-EUA) completam a seleção que será comandada pelo técnico André Germano, que substituirá Demétrius Ferracciú, que está neste momento trabalhando como assistente técnico de Rubén Magnano na Seleção Brasileira Adulta que se prepara para as Olimpíadas de Londres.

O torneio terá a presença das seleções do Canadá, China, Porto Rico, Lituânia, e três seleções dos EUA. As seleções norte-americanas estão compostas com os 30 melhores jogadores da High School, que representarão as equipes das regiões Leste, Centro-Oeste e Oeste.

O primeiro treino dos brasileiros nos EUA acontece nesta quinta-feira (12/07), e no dia seguinte, o Brasil enfrenta o Canadá. O segundo jogo será contra a China, no sábado (14/07).

“Vamos tentar manter o mesmo rendimento da Copa América. Nosso reencontro com o Canadá será perigoso. Nós já os vencemos, mas será preciso observar e estudar o jeito como eles entrarão em quadra. É um time que joga individualmente, além de muito atlético. O contra-ataque é um ponto forte que precisamos tomar cuidado. Sobre a equipe chinesa, não temos muitas informações, mas pelo que já vi são muito disciplinados taticamente”, analisou o técnico André Germano.

O treinador também falou sobre os benefícios para os mais jovens que passarão por sua primeira experiência internacional, preparando-se para a disputa do Campeonato Mundial Sub-19, na República Tcheca. A seleção que viajou para os Estados Unidos não é a mesma que defendeu o Brasil em São Sebastião do Paraíso (MG).

“Estou levando alguns jogadores mais jovens que se destacaram recentemente. Vou usá-los para acrescentar experiência e testar o nível técnico de cada um. Vamos entrar em quadra com muita intensidade, isso é fundamental”, concluiu Germano.