#JOGAJUNTO

NBB Caixa

G-4 cobiçado

07-02-2017 | 11:37
Por Liga Nacional de Basquete

Com equilíbrio jamais visto na história do NBB CAIXA, briga pelo G-4 é intensa na reta final da fase de classificação; confira a situação dos 8 primeiros colocados

Para a grande maioria dos times faltam dez partidas para o fim da fase de classificação do NBB CAIXA 16/17, e com isso a disputa pelas primeiras posições fica cada vez mais emocionante. Nessa temporada em especial, o equilíbrio apresentado na competição jamais foi visto e a briga por um lugar no G-4 e, consequentemente, por uma folga na fase oitavas de final, é enorme.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

A diferença entre o primeiro (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) e o oitavo coloado (Campo Mourão Basquete) é de apenas três vitórias. No meio destes dois extremos se encontram: Flamengo, Mogi das Cruzes/Helbor, Gocil/Bauru Basket, Universo/Vitória, EC Pinheiros e Franca Basquete Magazine Luiza.

Confira a situação atual dos oito primeiros colocados do NBB CAIXA 16/17:

– UniCEUB/BRBCARD/Brasília

Campanha: 13 vitórias e cinco derrotas

Posição: Primeiro colocado

Sequência: Uma vitória

Atual líder do NBB CAIXA 16/17, o Brasília sobrou em sua última atuação. Depois de derrota dolorosa em casa para um adversário direto na briga pelo G-4, o Vitória, por 78 a 70, os candangos se recuperaram de forma absoluta com triunfo sobre o Solar Cearense, por 88 a 52, e seguem como time mais próximo de folgar na primeira fase dos playoffs.

Ditou o ritmo: Fúlvio ignorou lesões e mostrou toda sua categoria na vitória do Brasília sobre o Flamengo (Brito Jr./Divulgação)

Líder e vice-líder, Brasília e Flamengo tem campanhas idênticas até o momento, com 13 vitórias e cinco derrotas (Brito Jr./Divulgação)

– Flamengo

Campanha: 13 vitórias e cinco derrotas

Posição: Segundo colocado

Sequência: Uma vitória

Líder da competição até algumas rodadas atrás, o Flamengo iniciou o NBB CAIXA 16/17 de maneira avassaladora, com oito vitórias consecutivas. Na última quinta-feira (02/02), o melhor ataque da temporada (média de 86,72 pontos por partida) encerrou a sua pior sequência na edição (três derrotas consecutivas) com vitória na prorrogação sobre o Pinheiros, por 84 a 77, fora de casa, e se mantém colado na primeira posição.

– Mogi das Cruzes/Helbor

Campanha: 12 vitórias e seis derrotas

Posição: Terceiro colocado

Sequência: Cinco vitórias

Vivendo seu melhor momento na temporada, com cinco vitórias consecutivas, o Mogi cresceu na tabela de classificação com esta sequência. Agora, o time comandado por Guerrinha passará por uma série de partidas longe de sua fortaleza, o “Hugão”, para tentar se manter ou até ganhar posições dentro do G-4.

Shamell, do Mogi

Os rivais Mogi e Bauru também tem campanhas iguais, de 12 vitórias e seis derrotas, e completam o G-4 do NBB CAIXA 16/17 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

– Gocil/Bauru Basket

Campanha: 12 vitórias e seis derrotas

Posição: Quarto colocado

Sequência: Cinco vitórias

Assim como o rival Mogi, o Bauru é o time mais quente do momento, mesmo após perder Rafael Hettsheimeir, um dos pilares do elenco bauruense no começo da temporada. Também com cinco vitórias consecutivas, a equipe do interior paulista tem a melhor defesa da competição, com média de 74,28 pontos sofridos por jogo.

– Universo/Vitória

Campanha: 11 vitórias e seis derrotas

Posição: Quinto colocado

Sequência: Duas vitórias

Outra defesa de destaque no NBB CAIXA 16/17, o Vitória, assim como o Flamengo, teve um grande início de temporada. Depois de vencer os cinco primeiros jogos, o rubro-negro baiano passou por uma fase negativa e agora vive altos e baixos. Nos últimos quatro jogos, os comandados de Régis Marrelli perderam para Mogi (75 a 72) e Pinheiros (72 a 67), para depois baterem Brasília (78 a 70) e Minas Tênis Clube (82 a 78), ambos fora de casa.

Holloway, do Pinheiros

Donos de dois confrontos diretos equilibradíssimos neste NBB CAIXA, Vitória e Pinheiros são os times mais próximos do G-4 da competição (Bruno Ulivieri/JGCOM)

– EC Pinheiros

Campanha: 11 vitórias e sete derrotas

Posição: Sexto colocado

Sequência: Uma derrota

Quem também vem embalado, apesar da derrota para o Flamengo em seu último jogo, é o Pinheiros. Dono de cinco vitórias nas últimas sete partidas, a equipe da capital paulista passou recentemente por uma sequência de três resultados positivos e conta com a grande capacidade individual de alguns de seus atletas, como Holloway e Bennett, destaques em mais um NBB CAIXA.

– Franca Basquete/Magazine Luiza

Campanha: 11 vitórias e sete derrotas

Posição: Sétimo colocado

Sequência: Quatro vitórias

Também em um momento ótimo, o Franca vem subindo na tabela de classificação e só está a duas vitórias do líder Brasília. Após sofrerem derrota impactante para o rival Mogi, por 82 a 63, os francanos embalaram sua melhor sequência nesta temporada, com quatro vitórias consecutivas, contra: Flamengo (83 a 80), Macaé Basquete (78 a 75), LSB/Uniso (90 a 68) e Paulistano/Corpore (78 a 71).

– Campo Mourão Basquete

Campanha: Dez vitórias e sete derrotas

Posição: Oitavo colocado

Sequência: Três vitórias

Um dos dois “caçulas” do NBB CAIXA, o Campo Mourão vem fazendo bonita em sua primeira participação na competição. Também em uma de suas melhores fases da temporada, com três vitórias em sequência, o time paranaense é o visitante mais ingrato desta edição. Ao todo, são sete partidas disputadas pelo time paranaense fora de casa, com incríveis seis resultados positivos, alguns deles contra adversários diretos pelo G-4, como Brasília e Pinheiros (ambos por 78 a 76).

Greg Brown, do Campo Mourão

Vivendo grandes fases, Franca e Campo Mourão estão subindo na tabela de classificação e hoje são sétimo e oitavo colocados, respectivamente (Valmir de Lara/Divulgação)