HOJE
G-4 cobiçado
Por Liga Nacional de Basquete
Com equilíbrio jamais visto na história do NBB CAIXA, briga pelo G-4 é intensa na reta final da fase de classificação; confira a situação dos 8 primeiros colocados
Para a grande maioria dos times faltam dez partidas para o fim da fase de classificação do NBB CAIXA 16/17, e com isso a disputa pelas primeiras posições fica cada vez mais emocionante. Nessa temporada em especial, o equilíbrio apresentado na competição jamais foi visto e a briga por um lugar no G-4 e, consequentemente, por uma folga na fase oitavas de final, é enorme.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
A diferença entre o primeiro (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) e o oitavo coloado (Campo Mourão Basquete) é de apenas três vitórias. No meio destes dois extremos se encontram: Flamengo, Mogi das Cruzes/Helbor, Gocil/Bauru Basket, Universo/Vitória, EC Pinheiros e Franca Basquete Magazine Luiza.
Confira a situação atual dos oito primeiros colocados do NBB CAIXA 16/17:
– UniCEUB/BRBCARD/Brasília
Campanha: 13 vitórias e cinco derrotas
Posição: Primeiro colocado
Sequência: Uma vitória
Atual líder do NBB CAIXA 16/17, o Brasília sobrou em sua última atuação. Depois de derrota dolorosa em casa para um adversário direto na briga pelo G-4, o Vitória, por 78 a 70, os candangos se recuperaram de forma absoluta com triunfo sobre o Solar Cearense, por 88 a 52, e seguem como time mais próximo de folgar na primeira fase dos playoffs.

Líder e vice-líder, Brasília e Flamengo tem campanhas idênticas até o momento, com 13 vitórias e cinco derrotas (Brito Jr./Divulgação)
– Flamengo
Campanha: 13 vitórias e cinco derrotas
Posição: Segundo colocado
Sequência: Uma vitória
Líder da competição até algumas rodadas atrás, o Flamengo iniciou o NBB CAIXA 16/17 de maneira avassaladora, com oito vitórias consecutivas. Na última quinta-feira (02/02), o melhor ataque da temporada (média de 86,72 pontos por partida) encerrou a sua pior sequência na edição (três derrotas consecutivas) com vitória na prorrogação sobre o Pinheiros, por 84 a 77, fora de casa, e se mantém colado na primeira posição.
– Mogi das Cruzes/Helbor
Campanha: 12 vitórias e seis derrotas
Posição: Terceiro colocado
Sequência: Cinco vitórias
Vivendo seu melhor momento na temporada, com cinco vitórias consecutivas, o Mogi cresceu na tabela de classificação com esta sequência. Agora, o time comandado por Guerrinha passará por uma série de partidas longe de sua fortaleza, o “Hugão”, para tentar se manter ou até ganhar posições dentro do G-4.

Os rivais Mogi e Bauru também tem campanhas iguais, de 12 vitórias e seis derrotas, e completam o G-4 do NBB CAIXA 16/17 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
– Gocil/Bauru Basket
Campanha: 12 vitórias e seis derrotas
Posição: Quarto colocado
Sequência: Cinco vitórias
Assim como o rival Mogi, o Bauru é o time mais quente do momento, mesmo após perder Rafael Hettsheimeir, um dos pilares do elenco bauruense no começo da temporada. Também com cinco vitórias consecutivas, a equipe do interior paulista tem a melhor defesa da competição, com média de 74,28 pontos sofridos por jogo.
– Universo/Vitória
Campanha: 11 vitórias e seis derrotas
Posição: Quinto colocado
Sequência: Duas vitórias
Outra defesa de destaque no NBB CAIXA 16/17, o Vitória, assim como o Flamengo, teve um grande início de temporada. Depois de vencer os cinco primeiros jogos, o rubro-negro baiano passou por uma fase negativa e agora vive altos e baixos. Nos últimos quatro jogos, os comandados de Régis Marrelli perderam para Mogi (75 a 72) e Pinheiros (72 a 67), para depois baterem Brasília (78 a 70) e Minas Tênis Clube (82 a 78), ambos fora de casa.

Donos de dois confrontos diretos equilibradíssimos neste NBB CAIXA, Vitória e Pinheiros são os times mais próximos do G-4 da competição (Bruno Ulivieri/JGCOM)
– EC Pinheiros
Campanha: 11 vitórias e sete derrotas
Posição: Sexto colocado
Sequência: Uma derrota
Quem também vem embalado, apesar da derrota para o Flamengo em seu último jogo, é o Pinheiros. Dono de cinco vitórias nas últimas sete partidas, a equipe da capital paulista passou recentemente por uma sequência de três resultados positivos e conta com a grande capacidade individual de alguns de seus atletas, como Holloway e Bennett, destaques em mais um NBB CAIXA.
– Franca Basquete/Magazine Luiza
Campanha: 11 vitórias e sete derrotas
Posição: Sétimo colocado
Sequência: Quatro vitórias
Também em um momento ótimo, o Franca vem subindo na tabela de classificação e só está a duas vitórias do líder Brasília. Após sofrerem derrota impactante para o rival Mogi, por 82 a 63, os francanos embalaram sua melhor sequência nesta temporada, com quatro vitórias consecutivas, contra: Flamengo (83 a 80), Macaé Basquete (78 a 75), LSB/Uniso (90 a 68) e Paulistano/Corpore (78 a 71).
– Campo Mourão Basquete
Campanha: Dez vitórias e sete derrotas
Posição: Oitavo colocado
Sequência: Três vitórias
Um dos dois “caçulas” do NBB CAIXA, o Campo Mourão vem fazendo bonita em sua primeira participação na competição. Também em uma de suas melhores fases da temporada, com três vitórias em sequência, o time paranaense é o visitante mais ingrato desta edição. Ao todo, são sete partidas disputadas pelo time paranaense fora de casa, com incríveis seis resultados positivos, alguns deles contra adversários diretos pelo G-4, como Brasília e Pinheiros (ambos por 78 a 76).

Vivendo grandes fases, Franca e Campo Mourão estão subindo na tabela de classificação e hoje são sétimo e oitavo colocados, respectivamente (Valmir de Lara/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca