#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A melhor versão

20-05-2024 | 03:54
Por Marcius Azevedo

No Flamengo, Gabriel Jaú tem desempenho quase idêntico ao da sua melhor temporada pelo Bauru Basket, rival da semifinal do NBB CAIXA, mas com menos tempo em quadra

Destaque da vitória do Flamengo sobre o Bauru Basket, na primeira partida pela semifinal dos Playoffs do NBA CAIXA 2023/24, Gabriel Jaú vai colocar em quadra sua melhor versão para ajudar novamente o time rubro-negro nesta terça-feira (21/05), às 19h30, no Panela de Pressão, na continuidade da série melhor de cinco jogos.

Gabriel Jaú (9) se destacou nas recuperações de bola no primeiro jogo. Gilvan de Souza/CRF

Os números são praticamente idênticos aos da temporada 2021/22, quando ainda estava no Bauru Basket, mas com menos tempo em quadra. À época, com média de 32,8 minutos por jogo, Gabriel Jaú registrou médias de 16,1 pontos, 7,5 rebotes, 1,8 assistência e 1,1 recuperação de bola, além de 16,9 de eficiência.

Pelo Flamengo, na atual temporada, o jogador de 25 anos registra médias de 13,7 pontos, 7,1 rebotes, 1,8 assistência e 1,2 recuperação de bola, além de 16,1 de eficiência. A diferença é que Gabriel Jaú tem produzido esses números em apenas 24,8 minutos por jogo.

Para além dos números, o ala-pivô tem demonstrado muita energia dos dois lados da quadra. No primeiro jogo da semifinal, no sábado (18/05), no Tijuca Tênis Clube, o jogador anotou 19 pontos, com 86% das bolas de dois (6/7), e pegou sete rebotes, além de conseguir cinco recuperações de bola para uma eficiência de 21.

“O Gustavo (de Conti) me passa muita confiança. Me cobra nas horas certas, no que faço e no que me pede para eu fazer. É nisso que eu estou focado, quero ajudar o time ao máximo dentro daquilo que ele me pede”, afirmou Gabriel Jaú.

O treinador do Flamengo elogiou Gabriel Jaú em uma entrevista antes da semifinal. Gustavinho lembrou que há alguns anos adotou em um jogo contra o Bauru Basket uma tática que hoje seria inimaginável. Ele contou que deixou o jogador livre para arremessar de onde quisesse, se preocupando com os outros quatro jogadores.

Para o ala-pivô, o crescimento para se transformar em um jogador melhor é fruto do trabalho diário. “Treinar firme, treinar duro. No Flamengo você vai treinar em alto nível todo dia, com jogadores de seleção,  jogadores de nível altíssimo”, disse Gabriel Jaú.

Gabriel Jaú tem ótimos números pelo Flamengo na temporada. Foto: Gilvan de Souza/CRF

O desempenho no NBB CAIXA rendeu ao jogador do Flamengo uma convocação para defender o Brasil no Pré-Olímpico para os Jogos Olímpicos de Paris. Gabriel Jaú está na lista de 17 jogadores que foram chamados para o período de preparação antes da definição do grupo para o torneio em Riga, na Letônia. Na primeira fase, o Brasil encara Camarões e Montenegro. Do outro lado da chave estão Letônia, Filipinas e Geórgia. Apenas o campeão do torneio se garante na Olimpíada.

Antes disso, Gabriel Jaú se concentra em ajudar o Flamengo na série contra o Bauru Basket e, depois, na possível decisão do NBB CAIXA. “Temos de manter o foco no trabalho, principalmente defensivamente. Temos de fazer o que o Gustavo está pedindo para melhorar ainda mais o nosso jogo coletivo”, avisou o ala-pivô.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.