#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Jaú MVP

03-02-2024 | 10:02
Por Liga Nacional de Basquete

Ala-pivô do Flamengo, Gabriel Jaú se torna o sexto jogador diferente a conquistar o prêmio de jogador mais valioso da Copa Super 8, o terceiro vestindo a camisa rubro-negra

Gabriel Jaú colocou seu nome na história da Copa Super 8 ao se tornar o sexto jogador diferente a ser eleito o MVP do torneio. Foi acirradíssima a disputa pelo prêmio, que é dado ao jogador do time campeão que acumulou maior eficiência durante a competição.  Na edição de 2024, o ala-pivô superou seu companheiro de Flamengo, Gui Deodato, por apenas um ponto de eficiência, somando 63 contra 62 do ala.

Olivinha segurando o troféu da Copa Super 8 e Gabriel Jaú, o de MVP da competição. Foto: Bruno Lorenzo / LNB

A trajetória de Gabriel Jaú premiou a regularidade do atleta na competição, que saiu na frente da corrida pelo MVP com uma atuação de gala diante do Bauru Basket, com 31 pontos, 7 rebotes, 2 assistências e 35 de eficiência, na vitória do Flamengo por 86 a 67, sendo o destaque da partida. Nesta partida, Jaú fez a maior pontuação da história da Copa Super 8, até então, o que significou sua maior marca pessoal também. E teve a segunda maior eficiência em uma partida da competição.

Em seguida, viu seu companheiro de equipe Gui Deodato superar seus números, com 34 pontos, 5 rebotes, 1 assistência e 37 de eficiência. O ala tornou-se o maior pontuador de um jogo da Copa Super 8 e teve a maior eficiência da história na competição na vitória da semifinal contra o Paulistano por 83 a 82. Por outro lado, Gabriel Jaú anotou 7 pontos e 7 rebotes, mas o 9 de eficiência o deixou ainda no páreo da corrida, mesmo estando cinco pontos atrás de Deodato.

Gabriel Jaú contra o Paulistano nas semifinais da Copa Super 8 foi um pouco mais discreto e viu Gui Deodato ter o protagonismo. Foto: Paula Reis/ Flamengo

Na UNIFACISA, rival da decisão, havia outro forte candidato ao prêmio: Guilherme Hubner, que estava empatado com Gui Deodato com 49 de eficiência. No entanto, a vitória de 83 a 77 do Rubro-Negro diante do Jack tirou Hubner da disputa. Assim, Gabriel Jaú precisava alcançar seis a mais do que o “concorrente” ao troféu, seu parceiro de time. E foi o que aconteceu para a conta dar justa com a mínima diferença a favor do ala-pivô. O jovem de 25 anos teve um duplo-duplo, com 16 pontos, 11 rebotes, 1 assistência e 19 de eficiência.

Ele foi um dos três cestinhas do Flamengo na partida e Rafael Rachel, da UNIFACISA, liderou o jogo com 19 pontos, 11 rebotes e 25 de eficiência. Gui Deodato não repetiu sua atuação anterior, mas contribuiu com o tricampeonato do Rubro-Negro com 9 pontos, 5 rebotes, 2 assistências e 13 de eficiência. No final, vitória por 63 a 62 de Gabriel Jaú, que se tornou o sexto jogador diferente a levantar o troféu, o terceiro com a camisa do Flamengo.

Gabriel Jaú contra o Bauru, nas quartas de final da Copa Super 8, anotou a pontuação recorde de um jogador, até aquele momento, na competição. Foto: Bruno Lorenzo/ LNB

“Não sabia que foi tão perto. Independente de quem ganhasse, estaria em boas mãos. Esse é o prêmio que demonstra nosso trabalho coletivo, O Gui teve uma eficiência absurda em todos os jogos também, foi super importante, como todos os companheiros. Esse MVP, na verdade, é do time porque trabalhamos coletivamente. A equipe toda está de parabéns, fico feliz de ter levado por um ponto esse prêmio, mas é graças ao time”, falou Jaú após receber o troféu de jogador mais valioso.

“Família e trabalho, prezo muito por isso e o MVP é consequência disso. Por trás de quem vai à quadra, tem uma esposa, uma filha que acompanha seu pai no treinamento (Liv e Helô). Então tem que agradecer a elas também e toda minha família (pai Fábio, mãe Patrícia e irmã Íris), porque 50% desse troféu é deles também”, completou o jogador, ressaltando a importância dos familiares por perto comemorando.

Ao falar de seu próprio mérito dentro da conquista, a consciência tática para ajudar os companheiros foi fundamental na visão de Jaú:

“Era fazer o que o time precisava. Estamos com o Devon (Scott), mas ele foi inscrito depois e não pudemos contar com ele para a Super 8. Fiz a função de cinco, foi importante para o time, ser um cara que batesse e rolasse rápido para os demais em quadra, além de encaixar bloqueios foi o principal da minha atuação”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Todos os MVPs da Copa Super 8:

  • Marquinhos (Flamengo) – 2018
  • Hettsheimeir (Sesi Franca) – 2020
  • Olivinha (Flamengo) – 2021
  • Gui Deodato (Minas) – 2022
  • David Jackson (Sesi Franca) – 2023
  • Gabriel Jaú (Flamengo) – 2024

Confira a trajetória do Flamengo na Copa Super 8:

Quartas de final:

(3º) Sesi Franca 92 x 94 UNIFACISA (6º) – Ginásio Pedrocão
(2º) Minas 73 x 69 Fortaleza BC (7º) – Arena UniBH
(4º) R10 Score Vasco 62 x 76 Paulistano (5º) – São Januário
(1º) Flamengo 86 x 67 Bauru (8º) – Maracanãzinho

Semifinais:

(2º) Minas 86 x 91 UNIFACISA (6º) – Arena UniBH
(1º) Flamengo 83 x 82 Paulistano (5º) – Maracanãzinho

Final:

(1º) Flamengo 83 x 77 UNIFACISA (6º) – Maracanãzinho

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.