HOJE
Ganhando conhecimento
Por Liga Nacional de Basquete
Técnicos e assistentes das equipes da LDB participam de Clínica Técnica que contou com a presença do treinador da Seleção Brasileira Masculina, Rubén Magnano
No último final de semana, marcado pela Final do NBB5, muitos treinadores brasileiros puderam aprimorar seu conhecimento basquetebolístico. A Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Escola Nacional de Treinadores de Basquete (ENTB), realizou uma clínica técnica, na Gávea, sede do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Com a participação de todos os técnicos das equipes que disputarão a temporada 2013 da LDB, além da presença de alguns comandantes de times do NBB, como Guerrinha, do Paschoalotto/Bauru, e Lula Ferreira, do Vivo/Franca, e de outros treinadores de todo o Brasil que mostraram interesse em participar das atividades, a clínica se estendeu por sexta (31/05), sábado (01/06) e domingo (02/06).
“A clínica foi excelente e atingiu todos os objetivos propostos. Técnicos de todo o país estiveram presentes. Os profissionais que comandarão as equipes da LDB, alguns técnicos do NBB e também os ouvintes que se inscreveram puderam presenciar palestras de ótimo nível”, comentou Paulo Bassul, gerente técnico da Liga Nacional de Basquete.
[galeria id=”38671″]
O evento contou com palestras de quatro ilustres participantes. O grande destaque foi a participação de Rubén Magnano, técnico da Seleção Brasileira adulta masculina, que mostrou um pouco de seu conhecimento na modalidade da bola laranja para os treinadores que participaram da clínica.
“Primeiro de tudo gostaria de parabenizar a Confederação Brasileira, através da Escola Nacional de Treinadores e a LNB pela parceria inteligente que fizeram que só traz benefícios ao basquete brasileiro. Eles estão pensando igualmente. Acho que a ideia de capacitação é o pilar do crescimento dos treinadores. Estamos falando de formar formadores de atletas. Eu tive a oportunidade de assistir palestras de alguns convidados e tive a conclusão do mesmo jeito que sigo aprendendo”, disse Magnano.
“Foi uma clínica muito boa no aspecto tático e técnico e isso mostra que o técnico precisa ficar aprendendo constantemente. Esse ato da CBB e NBB de realizar a clinica aponta um crescimento, inclusive para mim. Espero que isso aconteça sistematicamente para que em um futuro bem próximo o basquete brasileiro possa crescer cada vez mais. Os técnicos estão constantemente aprendendo e o êxito da clínica é deles”, completou o treinador da Seleção Brasileira.
Além de Magnano, Ricardo Bojanic, coordenador da Escola de Treinadores da Argentina,, Flávio Davis, coordenador das categorias de base do Minas Tênis Clube, e Cristiano Maranho, árbitro da final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e eleito o Melhor Árbitro da temporada 2012/2013 do NBB, também ministraram palestras. Junto da clínica, a LNB também aproveitou para realizar uma reunião técnica com todos os treinadores e assistentes da maior competição de basquete do país.
“A qualidade dos palestrantes contribuiu muito para o sucesso do evento e recebemos inúmeros elogios por parte dos técnicos que participaram da Clínica. A iniciativa de ‘colar’ a Clínica com a final do NBB propiciou aos profissionais a oportunidade de assistir um excelente jogo de basquetebol e seguramente repetiremos esse formato nos próximos anos”, finalizou Bassul.
A LDB, campeonato para garotos até 22 anos contará com a participação de 20 times nesta temporada e as equipes foram divididas em dois subgrupos. A largada da competição nacional acontecerá entre os dias 24 de junho e 04 de julho, com partidas do subgrupo A1, em São Sebastião do Paraíso (MG).
Depois, também na cidade do interior mineiro, entre os dias 10 e 20 de julho, será a vez de os times do subgrupo A2 entrarem em quadra. A tabela com datas e horários dos jogos da primeira etapa será divulgada nos próximos dias pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete.