HOJE
Ganhando forma
Por Liga Nacional de Basquete
Vila Velha contrata quatro jogadores, com destaques para o cubano Allen Jemmont (foto) e o norte-americano Benzor Simmons

Jemmont foi cestinha de Cuba no Centrobasket 2010, campeonato entre seleções da América Central (Divulgação)
O Garoto/Vila Velha está ganhando forma, cara e conteúdo para a temporada 2012/2013 do NBB. Na última semana, a equipe capixaba acertou com mais quatro jogadores: o cubano Allen Jemmont e o norte-americano Benzor Simmons, ambos alas/armadores, além dos retornos dos jovens Lucas Taets (ex-Metodista/São Bernardo) e Gustavo Marques (ex-Barueri). Com mais dois estrangeiros, o time do Espírito Santo já fechou sua cota permitida de três atletas fora do Brasil no elenco – o armador norte-americano James Parker já havia sido contratado.
Jemmont tem 32 anos, 1,94 m de altura, 85kg e atuou por dez anos na seleção de Cuba. Inclusive, na edição de 2010 do Centrobasket, campeonato entre países da América Central, o jogador teve média de 13,8 pontos por partida, sendo o cestinha na campanha que levou os cubanos até o quarto lugar. É a primeira experiência do atleta fora do país de origem dele. Após testes no Palmeiras, o ala/armador integrou o time do Internacional/Prefeitura de Santos em seis jogos do Campeonato Paulista.
“Mesmo sendo a primeira vez dele fora do país dele, o Allen é um jogador de experiência. Precisamos de atletas mais experientes, que possam somar na hora de fechar as partidas, tivemos muitos jogos na temporada passada decididos nos últimos minutos. Admiro a escola de Cuba dentro da perspectiva da leitura de jogo, um estilo mais coletivo”, disse o presidente do Vila Velha, Luiz Felipe Azevedo.
Já Simmons tem 24 anos, 1,96 m de altura, 95 kg e jogou pela Universidade de Tennessee-Martin nos EUA. O presidente do Vila Velha declarou que observou vídeos do atleta, que estava jogando recentemente na Finlândia, e que a intensidade do jogador chamou bastante a atenção. “É um ala muito forte, que joga de maneira muito intensa. Faz bem o corte e a penetração, compõe bem o garrafão ao pegar rebotes ofensivos e defensivos. Ele tem uma explosão muito grande”, comentou.
Azevedo ainda completou explicando que a concentração neste momento era, mesmo, a de fechar logo com um trio de estrangeiros, para não correr riscos com o processo de liberação desses atletas, e que agora investirá na chegada dos jogadores nascidos no Brasil.
Entre os brasileiros, o pivô Lucas Taets, que atuou na temporada passada do NBB pelo Vila Velha, e o ala Gustavo Marques são crias da base do time capixaba.
O Vila Velha inicia a campanha na temporada 2012/2013 contra o Flamengo, jogando em casa, no dia 24 de novembro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca