#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ganhando forma

22-10-2012 | 04:04
Por Liga Nacional de Basquete

Vila Velha contrata quatro jogadores, com destaques para o cubano Allen Jemmont (foto) e o norte-americano Benzor Simmons

Jemmont foi cestinha de Cuba no Centrobasket 2010, campeonato entre seleções da América Central (Divulgação)

O Garoto/Vila Velha está ganhando forma, cara e conteúdo para a temporada 2012/2013 do NBB. Na última semana, a equipe capixaba acertou com mais quatro jogadores: o cubano Allen Jemmont e o norte-americano Benzor Simmons, ambos alas/armadores, além dos retornos dos jovens Lucas Taets (ex-Metodista/São Bernardo) e Gustavo Marques (ex-Barueri). Com mais dois estrangeiros, o time do Espírito Santo já fechou sua cota permitida de três atletas fora do Brasil no elenco – o armador norte-americano James Parker já havia sido contratado.

Jemmont tem 32 anos, 1,94 m de altura, 85kg e atuou por dez anos na seleção de Cuba. Inclusive, na edição de 2010 do Centrobasket, campeonato entre países da América Central, o jogador teve média de 13,8 pontos por partida, sendo o cestinha na campanha que levou os cubanos até o quarto lugar. É a primeira experiência do atleta fora do país de origem dele. Após testes no Palmeiras, o ala/armador integrou o time do Internacional/Prefeitura de Santos em seis jogos do  Campeonato Paulista.

“Mesmo sendo a primeira vez dele fora do país dele, o Allen é um jogador de experiência. Precisamos de atletas mais experientes, que possam somar na hora de fechar as partidas, tivemos muitos jogos na temporada passada decididos nos últimos minutos. Admiro a escola de Cuba dentro da perspectiva da leitura de jogo, um estilo mais coletivo”, disse o presidente do Vila Velha, Luiz Felipe Azevedo.

Já Simmons tem 24 anos, 1,96 m de altura, 95 kg e jogou pela Universidade de Tennessee-Martin nos EUA. O presidente do Vila Velha declarou que observou vídeos do atleta, que estava jogando recentemente na Finlândia, e que a intensidade do jogador chamou bastante a atenção. “É um ala muito forte, que joga de maneira muito intensa. Faz bem o corte e a penetração, compõe bem o garrafão ao pegar rebotes ofensivos e defensivos. Ele tem uma explosão muito grande”, comentou.

Azevedo ainda completou explicando que a concentração neste momento era, mesmo, a de fechar logo com um trio de estrangeiros, para não correr riscos com o processo de liberação desses atletas, e que agora investirá na chegada dos jogadores nascidos no Brasil.

Entre os brasileiros, o pivô Lucas Taets, que atuou na temporada passada do NBB pelo Vila Velha, e o ala Gustavo Marques são crias da base do time capixaba.

O Vila Velha inicia a campanha na temporada 2012/2013 contra o Flamengo, jogando em casa, no dia 24 de novembro.