#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Garantido

29-11-2012 | 11:08
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo vence Pinheiros e passa à fase final da Liga Sul-Americana; paulistas disputam última vaga com o Brasília nesta quinta

Olivinha, ex-Pinheiros, enfrentou o antigo time pela primeira vez (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)

O Flamengo é o primeiro brasileiro classificado para o quadrangular final da Liga Sul-Americana de Basquete 2012. A conquista da vaga veio após os rubro-negros vencerem o Pinheiros/SKY com autoridade por 107 a 77, dentro da casa dos paulistas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28/11), em partida válida pelo grupo F da semifinal. Os pinheirenses ainda têm chance de passar, mas terão de disputar o confronto direto com o Uniceub/BRB/Brasília, que passou pelo Tiburones (Venezuela) por 103 a 79, na preliminar do dia.

Na partida desta quarta, os cariocas fizeram uma partida equilibrada se tornar até certo ponto tranquila. O primeiro quarto acabou 24 a 24, mas o Flamengo assumiu o comando do jogo no período seguinte, indo para o intervalo com 50 a 42. A vantagem aumentou de vez no segundo tempo, com o terceiro quarto terminando com 79 a 58 no terceiro quarto. Nos últimos dez minutos, os rubro-negros controlaram a diferença no placar.

O destaque do Flamengo foi um jogador que conhecia bem cada atalho do ginásio do Pinheiros: o ala Marquinhos, que atuou as duas últimas temporadas pelo time paulista, com 19 pontos. Lembrando que o pivô Olivinha, com 15 pontos, também fez sua primeira partida contra a ex-equipe. Mas o cestinha da partida foi o armador pinheirense Paulinho, com 25.

“Foi uma grande partida. Passamos o primeiro tempo analisando o adversário e, no segundo tempo, demos o bote. Acho que, a partir do segundo quarto, nossa defesa foi avassaladora e minamos os pontos fortes do adversário, garantindo a classificação”, afirmou Marquinhos.

Enterrada de Alex, que fez duplo-duplo na vitória do Brasília, que segue vivo na competição (Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

Já o Brasília se deu ao luxo de poupar o armador Nezinho e o ala/pivô Cipriano no embate com os venezuelanos do Tiburones. Mas a equipe esteve bem-servida com as atuações do ala Arthur (cestinha do jogo com 26 pontos) e o ala Alex, que assumiu a responsabilidade de armação da equipe candanga e saiu de quadra com um duplo-duplo (15 pontos e 12 assistências).

A decisão para ver quem ficará com a última vaga do quadrangular final entre o anfitrião Pinheiros e Brasília acontece nesta quinta-feira (29/11), a partir das 22h10. Antes, às 20h00, o Flamengo cumpre tabela enfrentando o Tiburones (Venezuela). As duas partidas terão transmissão ao vivo do SporTV 2.

Além dos rubro-negros, os argentinos do Regatas Corrientes e do Peñarol estarão no Final Four da Liga Sul-Americana.