HOJE
Garantido
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo vence Pinheiros e passa à fase final da Liga Sul-Americana; paulistas disputam última vaga com o Brasília nesta quinta

Olivinha, ex-Pinheiros, enfrentou o antigo time pela primeira vez (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)
O Flamengo é o primeiro brasileiro classificado para o quadrangular final da Liga Sul-Americana de Basquete 2012. A conquista da vaga veio após os rubro-negros vencerem o Pinheiros/SKY com autoridade por 107 a 77, dentro da casa dos paulistas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28/11), em partida válida pelo grupo F da semifinal. Os pinheirenses ainda têm chance de passar, mas terão de disputar o confronto direto com o Uniceub/BRB/Brasília, que passou pelo Tiburones (Venezuela) por 103 a 79, na preliminar do dia.
Na partida desta quarta, os cariocas fizeram uma partida equilibrada se tornar até certo ponto tranquila. O primeiro quarto acabou 24 a 24, mas o Flamengo assumiu o comando do jogo no período seguinte, indo para o intervalo com 50 a 42. A vantagem aumentou de vez no segundo tempo, com o terceiro quarto terminando com 79 a 58 no terceiro quarto. Nos últimos dez minutos, os rubro-negros controlaram a diferença no placar.
O destaque do Flamengo foi um jogador que conhecia bem cada atalho do ginásio do Pinheiros: o ala Marquinhos, que atuou as duas últimas temporadas pelo time paulista, com 19 pontos. Lembrando que o pivô Olivinha, com 15 pontos, também fez sua primeira partida contra a ex-equipe. Mas o cestinha da partida foi o armador pinheirense Paulinho, com 25.
“Foi uma grande partida. Passamos o primeiro tempo analisando o adversário e, no segundo tempo, demos o bote. Acho que, a partir do segundo quarto, nossa defesa foi avassaladora e minamos os pontos fortes do adversário, garantindo a classificação”, afirmou Marquinhos.

Enterrada de Alex, que fez duplo-duplo na vitória do Brasília, que segue vivo na competição (Gaspar Nobrega/FIBA Américas)
Já o Brasília se deu ao luxo de poupar o armador Nezinho e o ala/pivô Cipriano no embate com os venezuelanos do Tiburones. Mas a equipe esteve bem-servida com as atuações do ala Arthur (cestinha do jogo com 26 pontos) e o ala Alex, que assumiu a responsabilidade de armação da equipe candanga e saiu de quadra com um duplo-duplo (15 pontos e 12 assistências).
A decisão para ver quem ficará com a última vaga do quadrangular final entre o anfitrião Pinheiros e Brasília acontece nesta quinta-feira (29/11), a partir das 22h10. Antes, às 20h00, o Flamengo cumpre tabela enfrentando o Tiburones (Venezuela). As duas partidas terão transmissão ao vivo do SporTV 2.
Além dos rubro-negros, os argentinos do Regatas Corrientes e do Peñarol estarão no Final Four da Liga Sul-Americana.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca