
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03

Garotada boa


Praia Clube (Quadra 1)
Em jogo cheio de alternâncias e decidido nos segundos finais, Seleção Brasileira Sub-17 bate Internacional de Regatas e ganha sua primeira na LDB 2015
Por Liga Nacional de Basquete


A Seleção Brasileria Sub-17 conquistou sua primeira vitória na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Neste domingo, no Praia Clube, em Uberlândia (MG), o time comandado pelo técnico André Germano mostrou maturidade e cabeça no lugar para levar a melhor sobre o Internacional de Regatas de maneira emocionante, por 77 a 74, em duelo decidido apenas nos segundos finais, e somar seu primeiro triunfo no campeonato.
A equipe nacional, que a convite da Liga Nacional de Basquete (LNB) participa do maior campeonato de base do basquete brasileiro como forma de preparação para o Campeonato Sul-Americano Sub-17, teve como principal destaque em quadra o pivô Gabriel Galvanini, o “Jaú”, que deixou a quadra com um duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes, e o armador Felipe Ruivo, responsável por 13 pontos, quatro rebotes e mais seis assistências.
+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da primeira etapa da LDB 2015
Quem também se sobressaiu no selecionado verde-amarelo Sub-17 foi o pivô Michael Uchendu, autor de oito pontos, seis rebotes e quatro tocos, e os armadores Paulinho e Geovane, o ala Thiago e o pivô João Victor, todos eles com oito pontos. Agora, a Seleção acumula uma vitória em três partidas na LDB, que é organizada pela LNB em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
“O fator fundamental da nossa vitória foi o trabalho da defesa. Conversamos, vimos vídeos, analisamos nossos erros e fomos corrigindo isso aos poucos. A evolução da nossa equipe está sendo muito rápida. Foram quatro ou cinco dias apenas de preparação para essa etapa da LDB e estamos indo muito bem. Acredito que faremos um bom trabalho no Sul-Americano e conseguir a vaga para a Copa América e depois para o Mundial”, declarou Gabriel Jaú, que é atleta do Paschoalotto/Bauru.

Seleção Brasileira, do eficiente Paulinho, venceu pela primeira vez na LDB (João Neto/LNB)
Pelo lado do Internacional de Regatas, os destaques ficaram por conta do pivô Vitão, autor de um duplo-duplo de 16 pontos e 13 rebotes, do ala/armador Felipinho, que marcou 20 pontos e ainda pegou quatro rebotes e roubou seis bolas, e do ala Kauê, com 16 pontos. Agora, o clube da cidade de Santos (SP) possui campanha de uma vitória em duas partidas na edição 2015 da Liga de Desenvolvimento (LDB).
“Os três jogos que fizemos até agora tem sido de jeito, sempre ficamos atrás no placar, deixamos o adversário abrir e depois temos que correr atrás. Hoje abrimos no começo, mas depois voltamos a ficar atrás. Infelizmente faltou perna e maturidade para minha equipe fechar o jogo. Apesar da Seleção ser uma equipe bem mais nova, nós que não tivemos maturidade e assim pecamos no final”, lamentou o técnico do Inter, Daniel Leque.
O jogo
O primeiro quarto da partida foi dominado pelo Inter. Sob o comando do armador Felipinho, que fez sete dos 13 primeiros pontos de sua equipe, o clube da baixada santista abriu 13 a 7 nos minutos iniciais e a partir daí se consolidou na liderança do marcador. Ainda com boa presença de Felipinho, o esquadrão do técnico Daniel Leque chegou a ter nove pontos de frente (23 a 12) e fechou o primeiro quarto na frente por com sete tentos de vantagem: 24 a 17.
A Seleção Brasileira Sub-17 entrou melhor no segundo período e rapidamente baixou a diferença para um ponto (31 a 30). Bem na defesa, o time nacional explorou muito bem os contra ataques, fez quatro bandejas rápidas de maneira consecutiva e não só virou o jogo como ainda abriu sete pontos de vantagem antes do término da primeira metade do confronto, placar de 43 a 36.
Na volta dos vestiários, os comandados de André Germano se aproveitaram dos sucessivos erros da equipe de Santos e chegou a ter 11 pontos de vantagem (52 a 41). Depois de ficar atrás pela maior diferença da partida até então, o Inter mudou a postura, fez uma corrida de 12 a 4, reduziu a frente adversária para apenas dois pontos (55 a 53) e colocou fogo no jogo. A margem permaneceu em dois pontos até os momentos finais, quando a equipe santista deixou tudo igual após dois lances livres convertidos e caminhou para a parte final do duelo empatado com os garotos do Brasil, placar de 60 a 60.
O quarto período foi de arrepiar. Sempre que uma das equipes se desgarrava e passava à frente, a outra reagia e deixava tudo igual no marcador. Em meio a diversas viradas de ambas as partes, os dois times entraram no minuto final empatados em 73 a 73 e o confronto ganhou tons dramáticos em seus 60 últimos segundos. Com lance livre do ala Kauê, os santistas passaram à frente (74 a 73), mas a Seleção respondeu com bola de 2 pontos do pivô Gabriel Jaú, que devolveu a vantagem ao selecionado nacional restando 22 segundos para o fim (75 a 74).
Quando teve a bola nas mãos, o Inter gastou o tempo, esperou para finalizar na hora certa, mas Felipinho, cestinha da equipe na partida, perdeu a posse ao tentar uma infiltração e assim devolveu a posse ao adversário restando nove segundos para o fim. Correndo atrás para fazer uma falta rápida, o time de Santos não conseguiu se recuperar e a diferença ser de três pontos em favor da Seleção Sub-17, que assim pôde soltar o grito da vitória pela primeira vez na LDB 2015. Placar final, 77 a 74.