#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Garoto na história

27-05-2017 | 05:20
Por Liga Nacional de Basquete

Com 14 pontos, Yago Matheus se torna jogador mais jovem da história a pontuar em Finais e fecha Jogo 1 como cestinha do Paulistano

Aos 18 anos e 3 meses, Yago entrou para história como atleta mais jovem a pontuar em Finais (João Pires/LNB)

Yago Matheus está na história das Finais do NBB CAIXA. Com 18 anos e três meses, o baixinho do Paulistano/Corpore foi um dos grandes destaques do Jogo 1 contra o Gocil/Bauru Basket e se tornou o jogador mais jovem da história a pontuar em uma decisão do maior campeonato do país ao deixar a quadra com expressivos 14 pontos – cestinha da equipe.

“Fico feliz com essa marca. Fiquei sabendo disso antes do jogo, mas procurei não ficar pensando nisso, procurei focar no jogo. Tudo isso se deve à confiança que o time me dá. Estava bastante confiante, as coisas foram acontecendo, procurei não pensar nisso e joguei como todos os jogos. Fizemos o dever de casa e demos um passo muito importante”, comentou o armador de 1,75m de altura.

O nome de Yago ganha ainda mais relevância diante exibição digna de aplausos que proporcionou o belo triunfo alvirrubro diante do Dragão, por 82 a 78. Com sua já conhecida personalidade, o armador protagonizou lances incríveis, como uma bola de 3 “na cara” do dono de todos os prêmios de Melhor Defensor do NBB CAIXA, Alex Garcia.

Sobre o incrível lance em cima de Alex (vídeo abaixo), Yago manteve o respeito, mas afirmou que em quadra é cada um por si. “Respeito o nome dele e o que ele fez pelo basquete, mas na quadra é cada um buscando seu espaço. Se eu tiver que ir pra cima dele, jogar um outra um, vou fazer, assim como ele também vai fazer o mesmo. Sei da história dele, mas é cada um por si”, completou Yago.

Sempre vindo do banco, Yago Matheus tem nas mãos a deliciosa função de colocar fogo no jogo. Com toda irreverência de um verdadeiro moleque, a fez muito bem. Na maioria das vezes em que esteve em quadra, jogou ao lado de Georginho ou Arthur Pecos, e até dos dois em certas oportunidades, no esquema quase que “exclusivo” do técnico Gustavo De Conti de explorar esse tipo de formação. Com isso, o baixinho ganha “carta branca” para abusar de seu jogo individual, já que parece não sentir pressão alguma.

“Costumo tratar esse ‘clima de final’ como se fosse um treino ou qualquer outro jogo da temporada. Sei que é uma final de campeonato, mas jogo meu jogo, sempre focado, às vezes dou risada, às vezes não. É assim que costumo jogar e é assim que continuarei fazendo”, finalizou o camisa 2 do Paulistano.

Quem também se juntou a Yago Matheus na seleta lista de atletas mais jovens a pontuar em decisões de NBB CAIXA foi o ala/pivô da equipe bauruense Gabriel Jaú, de 18 anos e oito meses, que registrou dois pontos em um arremesso longo no primeiro quarto. Os dois atletas defenderam a Seleção Brasileira Sub-18 na Copa América 2016 e são duas das maiores joias do basquete brasileiro.

“Me sinto muito feliz com isso. Jogar uma Final é algo que venho sonhando desde o início do campeonato. Felizmente consegui realizar isso. Ter ajudado o time a chegar às Finais já foi muito importante para mim, mesmo sabendo que a equipe tem muitos jogadores experientes e de destaque. Agora vamos lutar para reverter a série ao lado da nossa torcida”, disse Gabriel Jaú.

Depois do emocionante Jogo 1 em solo paulistano, as Finais do NBB CAIXA 2016/2017 migrarão para Bauru (SP), onde as equipes farão o Jogo 2 da decisão na próxima sexta-feira (02/04), Ginásio Panela de Pressão, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.