HOJE
Garra e talento
Por Liga Nacional de Basquete
Dúvida até minutos antes do jogo, Fúlvio supera problemas físicos e tem atuação de gala na vitória do Brasília sobre o Flamengo

Mesmo sempre sob forte marcação, Fúlvio ditou o ritmo do Brasília no clássico dos campeões (Brito Jr./Divulgação)
A presença de Fúlvio no duelo entre UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Flamengo só foi confirmada minutos antes da partida. Com duas lesões, o jogador realizou testes nos vestiários e sua participação só foi confirmada instantes antes de a bola subir. Mas isso não foi problema para o jogador desfilar todo o seu talento no Ginásio Nilson Nelson, neste sábado.
Com uma lesão muscular na coxa esquerda, Fúlvio ficou de fora da partida contra Macaé, na última quinta-feira. Só que o cenário piorou ainda mais. No treino de sexta-feira, o armador sofreu uma entorse no tornozelo e precisou de muita fisioterapia para não só entrar em quadra e também ser um dos grandes destaques da vitória candanga no clássico dos campeões.
“A qualidade do Fúlvio com a bola na mão é indiscutível e não é à toa que ele é o líder histórico do NBB CAIXA em assistências. Mas o que poucos sabem é que ele possui um lado guerreiro e que é uma pessoa de caráter sensacional. Foi isso que fez ele entrar em quadra hoje (sábado)”, elogiou o comandante Bruno Savignani.
“Ele (Fúlvio) estava tratando dessa lesão muscular e por isso não jogou contra Macaé. Só que ele ainda teve a infelicidade de torcer o pé no treino de ontem (sexta). Ele fez uma maratona de fisioterapia nas últimas 24 horas e conseguiu não só jogar mas como também ser decisivo para nossa vitória”, completou Savignani.
Confira algumas das belas assistências de Fúlvio no jogo:
Durante o segundo quarto, Fúlvio chegou a deixar a quadra com muitas dores na coxa. Especulou-se que o camisa 11 nem voltaria mais à quadra, mas não foi isso que aconteceu. Entre o terceiro e quarto períodos, o jogador atuou por 17 dos 20 minutos e teve desempenho fundamental para o dominante triunfo de sua equipe.
“A chance de eu jogar era mínima. Tenho que agradecer muito ao Carlos Ewbank, nosso fisioterapeuta. Ele foi um verdadeiro ‘mago’ e fez de tudo para que eu pudesse ter condições de jogo. Ainda senti a lesão muscular no segundo quarto, mas ele me deu todo a assistência necessária e pude contribuir para essa grande vitória”, disse Fúlvio.
Ditando o ritmo do ataque do Brasília, Fúlvio deixou a quadra com um “quase duplo-duplo” de nove pontos e nove assistências e apenas um erro cometido. Mas mais do que os números, o desempenho do armador pode ser facilmente medido pelo ótimo desempenho do ataque do esquadrão da capital federal.
Colocando todos os seus companheiros no jogo, o camisa 11 controlou as ações ofensivas do Brasília durante todo o período em que esteve na quadra, principalmente no segundo tempo. Sob a batuta do “maestro” Fúlvio, o ataque candango funcionou muito bem coletivamente nos 20 minutos finais de jogo, com 49 pontos marcados.
“Só a presença dele em quadra já muda completamente o espírito do nosso time. Mas hoje realmente ele ‘matou’ o jogo. Ele teve uma leitura de jogo incrível e soube o que a equipe precisava em cada momento da partida. Hoje ele foi um verdadeiro maestro e ainda mostrou esse lado guerreiro que ele tem”, exaltou Savignani.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Moral com o chefe: Bruno Savignani rasgou elogios a Fúlvio após vitória contra o Flamengo (Brito Jr./Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca