HOJE
Ainda mais forte
Por Liga Nacional de Basquete
Minas anuncia contratação do pivô norte-americano Ryan Rhoomes; atleta pode estrear já neste domingo
O Minas reforçou seu garrafão para a sequência do NBB CAIXA 2017/2018. Nesta sexta-feira (12/01), o clube de Belo Horizonte anunciou a chegada do pivô norte-americano Ryan Rhoomes, de 25 anos e 2,03m, que terá sua primeira experiência no basquete brasileiro.
Com sua documentação regularizada, Rhoomes viajará com a equipe para as duas partidas no Nordeste e pode fazer sua estreia já neste domingo, diante do Universo/Vitória, em Salvador, às 16 horas (de Brasília). Dois dias depois, o Minas enfrentará o Solar Cearense, em Fortaleza. Até o momento, a equipe ocupa a sétima posição, com sete vitórias e cinco derrotas.
“Ele é um atleta de jogo interno, acho que a gente precisava de mais um jogador com essa característica de diversificar um pouco o jogo. Ele tem um chute de dois pontos, pega rebotes ofensivos. É um cara interno, de muita luta, atlético, de muita briga dentro do garrafão. Vamos ter mais consistência nos rebotes. É mais uma opção dentro daquilo que a gente já tinha planejado. Ele vem em boa hora para ajudar”, disse o comandante Flávio Espiga.
Natural do Queens (Nova York), Rhoomes defendeu a Fordham University por quatro temporadas na elite do basquete universitário norte-americano e teve médias de 25,9 minutos, 7,7 pontos 7,5 rebotes e 1,2 tocos por jogo. Já como profissional, na temporada 2016/17, Rhoomes defendeu o Saint-Quentin Basketball, que disputa a divisão de acesso da Liga Francesa, e teve médias 11,7 pontos e 7,2 rebotes em 26,2 minutos por jogo.
Na temporada atual, o pivô estava no STB La Havre, também da segunda divisão da França. Foram 11 jogos com a equipe, que renderam médias de 10,2 pontos e 4,5 rebotes em pouco mais de 22 minutos por jogo. Agora, Rhoomes viverá sua primeira experiência no basquete latino-americano.
“Eu sou um jogador que pega muitos rebotes, ofensivos e defensivos. Se eu fizer isso, pode ser uma grande ajuda para o time. Se as coisas derem certo, esta pode ser uma grande temporada para o Minas”, disse Rhoomes.

Rhoomes realizou exames médicos e foi liberado para estrear (Orlando Bento/Minas TC)
“Eu posso ajudar muito com minha experiência. Aprendi muito com meu técnico na Universidade, assim como meus técnicos na França. Com essa experiência, e as coisas dando certo, podemos vencer muitos jogos no NBB”, completou.
Para facilitar sua adaptação, Rhoomes terá dois importantes aliados. Jogadores do Minas desde o início da temporada, os também norte-americanos Evan Roquemore e Billy Rush rapidamente se ajustaram ao país e também ao estilo de jogo do técnico Espiga.
“Acho que eles (Evan Roquemore e Billy Rush) podem me ajudar na adaptação. Quando você está longe de casa, os outros americanos te ajudam em várias coisas, como a língua. Eles estão aqui há um tempo, podem me ensinar coisas, mostrar o que é certo e o que é errado no jogo. São caras que podem me ajudar muito”, disse o terceiro estrangeiro do Minas nesta temporada.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca